Divagações acerca do VII Panorama Internacional Coisa de Cinema | Cabine Cultural
Cinema

Divagações acerca do VII Panorama Internacional Coisa de Cinema

Panorama Coisa de Cinema no Cabine Cultural

Panorama Coisa de Cinema no Cabine Cultural

Certa vez um estimado professor disse-me que o grande momento na vida de um pesquisador é quando ele expõe seu trabalho ao público, seja num seminário acadêmico, num congresso ou algo similar, pois é neste instante que tal trabalho toma sentido, torna-se verdadeiro. O diálogo de um projeto com o mundo exterior tem o poder de fazê-lo relevante, detestável ou descartável. Acredito que o mesmo princípio me sirva para definir a apresentação fílmica num festival de cinema.

Esta pequena introdução serve para contextualizar a experiência que vivenciei nesta última semana (18-25 de agosto), tendo sido selecionado para participar do Júri Jovem do VII Panorama Internacional Coisa de Cinema, aqui em Salvador, e como consequência disto, tendo assistido mais de uma dezena de sessões, muitas delas com os seus realizadores presentes, trazendo então a possibilidade de diálogo da obra com o seu público.

E foram nestes diálogos que percebi algo que já suspeitava há tempos: a exibição pública de um filme marca o corte do cordão umbilical, separando assim, o cineasta de sua obra. Evidente que voltam a se encontrar, mas agora como dois seres distintos; um ainda depende do outro, mas já há uma nova identidade, construída com os diversos olhares alheios que se fixam na telona e continuamente vão formando juízos a respeito. Esses olhares chamam-se espectadores.

Nesta perspectiva, notei diretores aderindo às opiniões acerca de seus filmes, discordando delas, compreendendo-as, surpreendendo-se, irritando-se… enfim, as reações são e sempre serão das mais diversas, este é o ponto.

Tentarei aos poucos, durante esta semana que vem chegando, expor as minhas sensações e sobretudo análises de alguns dos filmes que assisti neste interessante festival de cinema chamado Panorama Internacional Coisa de Cinema.

Até mais.

* O VII Panorama Internacional Coisa de Cinema aconteceu de 18 a 25 de agosto de 2011, no Espaço Unibanco de Cinema, em Salvador, Bahia, Brasil.

UCI OrientCinemas

Deixe uma resposta