Ela morava na frente do cinema | Cabine Cultural
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Ela morava na frente do cinema

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Ela morava na frente do cinema

Ela morava na frente do cinema

Uma das gratas surpresas do VII Panorama Internacional Coisa de Cinema, o curta-metragem do pernambucano Leonardo Lacca saiu do evento levando consigo uma menção honrosa, concedida à atriz Renata Roberta, protagonista da história.

A trama gira em torno da personagem Renata, é sobre sua leitura de mundo que a história centra-se. Assim, a câmera segue-a por todo instante, seja numa ida à assistência técnica de aparelhos eletrônicos, seja no dia a dia de seu trabalho, como atendente numa cafeteria. O filme busca trabalhar o conceito de mudança, seja esta espacial ou comportamental. Neste sentido, ele dialoga bem com a cidade grande, com o urbano, sempre em constante tranformação. Mas aqui o ter que mudar muitas vezes é confrontado com o não conseguir realizar tais mudanças.

Esta perspectiva é observada de forma latente já em uma das cenas iniciais, onde o espectador acompanha ela carregando consigo um aparelho de vídeo cassete para o conserto; nesta emblemática e metafórica sequência (possuidora de um possível mistério), nota-se a personagem ainda presa ao passado. A fita VHS em suas mãos simboliza bem esta idéia. Em outro momento, ela (já em seu trabalho) serve cafés e observa a circulação de clientes, que ficam ali por um tempo e logo após continuam suas vidas, enquanto que Renata, presa àquele mundo, não muda, numa visível contraposição com tudo que a cerca.

Observa-se também ela em uma complicada relação amorosa, pois tudo indica que sua companheira está prestes a partir, trazendo à tona mais uma vez a idéia de mudança, e novamente Renata não é a responsável por tal ação. Esta cena, por sinal, é uma das mais admiráveis do filme, com um trabalho de câmera muito bem realizado, focando, ora uma, ora outra personagem, de um modo sutíl e detalhista.

Outro destaque da trama se apresenta em sua sequência final, numa feliz montagem que intercala dois mundos – o real e o fantasioso – onde Renata interage e compõe o ambiente através da tela de uma sala de cinema. Esta cena, muito bem produzida, consegue fechar com força o curta-metragem de Leonardo Lacca.

* Visto no VII Panorama Internacional Coisa de Cinema.


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