Mostra Retrospectiva: 10 anos de produção audiovisual universitária na Bahia – Cabine Cultural
Agenda

Mostra Retrospectiva: 10 anos de produção audiovisual universitária na Bahia

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

José Carlos Avellar: figura marcante também nas históricas Jornadas de Cinema da Bahia e co-diretor de "Manhã Cinzenta", do cineasta baiano Olney São Paulo

José Carlos Avellar: figura marcante também nas históricas Jornadas de Cinema da Bahia e co-diretor de “Manhã Cinzenta”, do cineasta baiano Olney São Paulo

Movido pela vontade de resgatar os trabalhos cinematográficos estudantis, o grupo Petcom realiza no dia 2 de dezembro a Mostra Retrospectiva: 10 anos de produção audiovisual universitária na Bahia. O evento que acontecerá a partir das 14h, no auditório da Faculdade de Comunicação da UFBA, exibirá em dois blocos os curtas selecionados.

A Mostra também contará com uma mesa de discussão sobre a produção de cinema universitário na Bahia, a partir das 17:30h. A curadoria será feita por Regina Gomes, doutora em Ciências da Comunicação com especialidade em Cinema pela Universidade Nova de Lisboa e Mahomed Bamba, doutor em Cinema e Estética do Audiovisual pela Universidade de São Paulo, ambos professores da Faculdade de Comunicação da UFBA.

O evento que conta com a participação dos debatedores convidados Danilo Scaldaferri e Rita Lima visa debater sobre as mudanças de iniciativas, resultados e perspectivas dentro do campo audiovisual universitário. Debatedores convidados:

Jerônimo Soffer: já trabalhou como diretor, produtor, editor e operador de câmera, mas a sua especialidade mesmo é direção de fotografia. Em 2007, foi assistente de arte e eletricista no longa-metragem Tag am Meer, produção suíça por Hesse-Greuter Film AG, e foi assistente de fotografia do filme O Homem que não dormia, longa-metragem de ficção dirigido por Edgar Navarro em 2009. Além da área cinematográfica, Soffer também co-dirigiu os videoclipes das bandas Matiz e Cascadura, com as músicas Dueto Ele, o Super-Herói, respectivamente.

Rita Lima: professora e Pesquisadora da UFRB no Curso de Cinema e Audiovisual. Tutora do Pet-Cinema UFRB,  participa do Projeto de Pesquisa “Cinema Expandido, experimentação e novas formas de cinema: um diálogo com o Recôncavo Baiano”.

Trabalhos selecionados:

Programa 1 Ficção:
Rita Lina (2010) – Pedro Dell’Orto
Bar (2006) – Clarissa Rebouças
Flor, Telefone, Moça (2009) – Fernanda Aragão
Lemon Lips (2010) – Marccela Vegah
A quarta parede – (2010) – Gilberto Rios e Letícia Andrade
Solene simpatia- (2011) – Pedro Dell’Orto
Roupas no varal – (2010) – Maurício Lídio

Programa 2  Doc. Animação, Videoclipe e Experimental:
Lado B (2006) – Rafael Jardim
Mônica (2010) – Vanice da Mata
Muitos anos de vida (2008) Rafael Jardim
Bárbara (2009) – Maurício Lídio
A janela (2008) – Rafael Jardim
Kino-Octo-Plum (2006) – Dedeco Macedo

Serviço
Mostra Retrospectiva: 10 anos de produção audiovisual universitária na Bahia.
2 de dezembro, a partir das 14h
Auditório da Facom – Campus Ondina


  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta