7 Conto – A Comédia – Cabine Cultural
Teatro

7 Conto – A Comédia

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

7 Conto - A Comédia

7 Conto – A Comédia

A partir desta sexta-feira (06), o ator baiano Luis Miranda volta a encenar em Salvador, o espetáculo 7 Conto – A Comédia, com direção de Ingrid Guimarães. A temporada de verão vai até o dia 04 de março, de sexta a domingo, no Teatro Jorge Amado.

7 Conto – A Comédia é um espetáculo que aponta, de um modo bem humorado, as diferenças do Brasil através de sete personagens. A platéia soteropolitana poderá matar a saudade de Queixada, o guardador de carros; de Dona Editi, a líder comunitária; de Carolaine, a garotinha negra sem ícones na TV; do rapper ricaço MC Dollar; do sensacionalista apresentador do programa Brasil Elite, Detona, além de se divertir com as viagens mundo afora da socialaite Sheila e com as trapalhadas da Vovó Arminda.

O espetáculo possui uma carga cômica muito grande, que permanece em maior ou menor grau do inicio ao fim. Os personagens criados por Luis Miranda conseguem no decorrer da peça tirar muitos (mesmo) risos de seus espectadores, além de também transmitir algumas mensagens socialmente relevantes aos mesmos. E não se deve dizer que tais mensagens são aleatórias, pois se percebe que há todo um trabalho bem planejado na construção das temáticas. Desde Carolaine, que chega mesmo a instigar uma reflexão (ao menos um princípio de) no público sobre a estética monocromática e racista que a televisão, o cinema, os programas infantis e até mesmo a literatura impõem, até Vovó Arminda, uma senhora que passa por todos os percalços cotidianos, mostrando que ainda é muito deficiente o tratamento oferecido aos idosos no Brasil.

Luis Miranda também homenageia os programas ditos jornalísticos, que levam informes de violência dia após dia nas casas alheias. O seu programa Brasil Elite no entanto subverte a ótica, fazendo-o ser restrito aos milionários do país. O apresentador Detona mantém a mesma postura dos demais apresentadores Brasil afora, comprovando o talento que o ator possui no processo de construção dos seus personagens.

Mesmo o personagem mais fraco do espetáculo – MC Dollar – proporciona bons momentos para a plateia. Porém, sua esquete se mostra longa e repetitiva demais, contrastando com a dinâmica do resto da peça. Além disso, como sua parte é quase toda musicada, o personagem dependerá muito da acústica do teatro para ser bem sucedido.

Assim, o espetáculo 7 Conto oferece ao espectador baiano tiradas cômicas das mais felizes, inteligentes e muitas vezes com um humor refinado, trabalhado nas sutilezas. Luis Miranda mostra-se não somente talentoso com o viés de comédia, como também externaliza todo um trabalho crítico-social que só agrega qualidades para este projeto, transformando-o numa das pedidas mais interessantes deste verão baiano.

SERVIÇO
7 Conto – A Comédia: Temporada de Verão Teatro Jorge Amado
Sextas, sábados (20h) e domingos (19h) – de 6 de janeiro a 4 de março
R$50 (inteira) e R$25 (meia)


  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

1 comentário

Deixe uma resposta