Calendário das Artes – Cabine Cultural
Agenda Notícias

Calendário das Artes

  •  
  •  
  •  
  •  

Calendário das Artes

A Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), unidade da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA), lança o , novo mecanismo de incentivo a projetos artísticos e culturais de pequeno porte no estado da Bahia, que objetiva estimular o desenvolvimento das artes nos Macroterritórios do estado. Concedendo prêmios de até R$ 13 mil, o Calendário das Artes contempla as áreas de Artes Visuais, Audiovisual, Circo, Dança, Literatura, Música, Teatro e Artes Integradas e é feito de forma calendarizada e territorializada. O certame abre inscrições para a 1ª Chamada da edição 2012 nesta sexta-feira, 10 de fevereiro, com encerramento no dia 26 de março, recebendo propostas para serem iniciadas entre os dias 20 de maio e 31 de agosto deste ano. [Clique na imagem e visite o site do edital]

Leia+  Último final de semana para conferir o espetáculo O Trem das Vidas, em Marechal Hermes, no Rio de Janeiro

Calendário das Artes é o resultado da simplificação, ampliação e territorialização do Calendário de Apoio a Projetos Culturais, que a FUNCEB realizou entre os anos de 2008 e 2011. Mantendo a finalidade de organizar as solicitações e a distribuição de recursos ao longo do ano, o Calendário das Artes foi concebido através de um processo de diálogo com a sociedade civil, nos encontros que a FUNCEB vem realizando na capital e no interior da Bahia, para reconhecimento das reais necessidades do setor artístico baiano. Neste sentido, o mecanismo se apresenta de forma ainda mais facilitada, com previsão de investimento financeiro maior do que foi até então utilizado pelo Calendário de Apoio e com premissas que buscam abarcar propostas de todas as regiões do estado em quantidade igualitária.

Leia+  Mercedez com Z estreia no Teatro Gazeta em curta temporada

Nesta 1ª Chamada do Calendário das Artes 2012, serão no mínimo 42 contemplados, somando um investimento total de R$ 546 mil, com previsão de que sejam pelo menos sete propostas premiadas de cada um dos seis Macroterritórios da Bahia. Para tanto, a avaliação dos projetos será feita de forma territorializada, com concorrência e comissões de seleção específicas em cada Macroterritório.

Calendário das Artes prioriza propostas oriundas e/ou realizadas em benefício de populações com menor acesso a produtos culturais e que privilegiem a diversidade cultural, contemplando as mais diversas ideias de artistas, grupos e produtores, amadores ou profissionais: toda a gente que faz ou promove arte na Bahia, em sua extensa escala de possibilidades e expressões. Excetuam-se apenas projetos de Mostras, Festivais, Circuitos e Feiras de Arte e Cultura.

Leia+  Déo Garcez, da novela O Outro Lado do Paraíso, faz espetáculo Luiz Gama - Uma Voz Pela Liberdade, no Rio de Janeiro

Inscrições – O Calendário das Artes é aberto a Pessoas Físicas que residam na Bahia e tenham idade igual ou superior a 18 anos, brasileiros natos ou naturalizados, ou estrangeiros com permanência legalizada, e a Pessoas Jurídicas de Direito Privado, estabelecidas na Bahia e com atuação artístico-cultural definida em seu estatuto. Para se inscrever, o proponente deve preencher o Formulário de Inscrição, apresentando sua proposta, e enviá-lo via Correios para o endereço de inscrição do Macroterritório em que reside – cada um dos seis Macroterritórios tem um local específico de recebimento.

Calendário das Artes – Inscrições da 1ª Chamada de 2012
10 de fevereiro a 26 de março
Inscrições via Correios (endereços de postagem estão descritos no edital – cada Macroterritório tem um local específico de recebimento)
Inscrições gratuitas

Sobre o autor

Redação

Redação

Matéria produzida pela equipe do site.
Copyright © 2018. Cabine Cultural: arte, cultura, entretenimento; cinema & tv

Deixe uma resposta