Curso Jorge Amado 2012 – II Colóquio de Literatura Brasileira | Cabine Cultural
Agenda Literatura

Curso Jorge Amado 2012 – II Colóquio de Literatura Brasileira

Jorge Amado

Jorge Amado

Já estão abertas as inscrições para o Curso Jorge Amado 2012 – II Colóquio de Literatura Brasileira. O evento, que integra o calendário das atividades comemorativas ao centenário do escritor, contará com o tema Jorge Amado, 100 anos escrevendo o Brasil e é promovido pela Fundação Casa de Jorge Amado (FCJA) em parceria com a Academia de Letras da Bahia (ALB). O curso ocorrerá entre os dias 13 e 17 de agosto e será realizado sempre à tarde, nas sedes das duas instituições.

PALESTRANTES
Até agora, já estão confirmados como palestrantes: Ana Maria Machado, diretora da Academia Brasileira de Letras; Domício Proença Filho, também da ABL; Ana Rosa Ramos e Ivia Alves, da UFBA; Eduardo Assis Duarte (UFMG); Muniz Sodré (UFRJ); Yeda Castro (UNEB/ALB); Jorge Araújo (UEFS); Paloma Jorge Amado e Florisvaldo Mattos (ALB). As mesas serão divididas seguindo quatro eixos temáticos: Religiosidade e miscigenação; Participação política; Recepção critica; Identidade e utopia. Paralelamente, ocorrerão sessões de comunicações, para as quais haverá inscrição prévia mediante submissão de um resumo do trabalho elaborado, no site da Fundação.

INSCRIÇÕES
As inscrições estarão abertas a partir de 26 de junho até 15 de julho. Os 40 trabalhos selecionados serão divulgados até o dia 29/07. As inscrições para ouvintes também já estão abertas no site. São apenas 100 vagas e o critério de preenchimento será o de ordem de conclusão da inscrição, ou seja, preenchimento do formulário online e envio do comprovante de pagamento (R$10 para ouvintes e R$80 para apresentadores de trabalhos). Serão conferidos certificados de 20 horas aos participantes, além do certificado para os participantes das sessões de comunicações.

Este é o segundo ano em que a ALB e a FCJA organizam o Curso Jorge Amado. A primeira edição, que ocorreu no final de agosto de 2011, fez parte da programação comemorativa aos 25 anos da Fundação Casa de Jorge Amado. O evento contou com palestrantes do Brasil, França, Itália e Alemanha, além da participação de Cecília Amado, neta de Jorge, que dirigiu o filme Capitães da Areia e trouxe para a sua apresentação um relato sobre a experiência de adaptar uma das obras mais lidas do escritor baiano para o cinema.

SERVIÇO
Curso Jorge Amado 2012 – II Colóquio de Literatura Brasileira
13 a 17 de agosto
Academia de Letras da Bahia (Nazaré) & Fundação Casa de Jorge Amado (Pelourinho)
Inscrições www.jorgeamado.org.br


Deixe uma resposta