Bahêa Minha Vida no Quartas Baianas – Cabine Cultural
Agenda Cinema

Bahêa Minha Vida no Quartas Baianas

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Bahea Minha Vida

O projeto Quartas Baianas retorna às suas atividades normais neste mês de agosto após um período de quatro meses com as atividades suspensas. E aproveitando que neste mês comemora-se o dia do Documentário (7 de agosto), a programação apresenta dois belos documentários da atual safra de cinema baiano. Trata-se de Bahêa Minha Vida (15 de agosto) e Água de MeninosA Feira do Cinema Novo (29 de agosto). Além deles, o projeto lança o mais novo filme de Roque Araújo, Glauber Rocha em Defesa do Cinema Brasileiro (22 de agosto).

QUARTAS BAIANAS
O projeto, promovido pela ABCV/ABD-BA (Associação Baiana de Cinema e Vídeo /Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-Metragistas – Seção da Bahia), em parceria com a DIMAS, passou por quatro meses de recesso, e neste período foi realizada uma série de reuniões com profissionais do audiovisual, objetivando repensar e também reformular o projeto. Carollini Assis, Diretora Institucional da ABCV, nos disse que o objetivo agora é ampliar os locais de exibição e também promover cada vez mais conversas entre realizadores e o público. “A nossa ideia é estender o projeto para outras salas de exibição, em parceria com instituições de ensino, bem como levar também para o interior do Estado. Também, sempre que possível, vamos realizar diálogos entre cineastas e profissionais envolvidos no filme em exibição e o público presente”.

Ela também explicou que o direcionamento geral para o projeto é possuir uma programação que contemple filmes inéditos mesclados a homenagens aos cineastas baianos.

BAHÊA MINHA VIDA
O filme escolhido para o retorno do projeto Quartas Baianas foi o documentário Bahêa Minha Vida, do cineasta Marcio Cavalcante. Já escrevemos sobre o filme no Cabine Cultural. Para ler o texto na integra, só clicar aqui.

No fim das contas o documentário Bahêa Minha Vida é bem mais que somente um retrato da história de um time de futebol. Ele serve como um interessante objeto de análise, de como este esporte fascina crianças, jovens e velhinhos pelo mundo afora. E, acima de tudo, ao promover aquele encontro com os senhores (campeões da Taça Brasil de 1959), Marcio e sua equipe oferecem aos torcedores do Bahia, e aos espectadores de cinema no geral, uma importante e tocante reflexão sobre como nossas vitórias, derrotas, conquistas e frustrações de hoje serão a razão do nosso viver no futuro”.

SERVIÇO
Projeto Quartas Baianas apresenta Bahêa Minha Vida – Presença de Márcio Cavalcante
15 de Agosto, 19h30
Sala Walter da Silveira. Grátis
Realização: ABCV/ ABD-BA e Dimas


  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta