Fiac 2012 - Espetáculos baianos selecionados – Cabine Cultural
Notícias

Fiac 2012 – Espetáculos baianos selecionados

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

FIAC 2012 acontece entre os dias 28 de setembro e 07 de outubro

A produção do FIAC 2012 acaba de divulgar nota apresentando os 11 espetáculos baianos que farão parte desta edição do festival. Os trabalhos foram selecionados para compor a mostra artística do Fiac 2012. A edição deste ano acontece entre os dias 28 de setembro e 07 de outubro. Confira a nota:

FIAC 2012 – ESPETÁCULOS BAIANOS
Para a quinta edição do Festival Internacional de Artes Cênicas da Bahia (Fiac), a indicação dos espetáculos baianos voltou a ser feita por um grupo curador, este ano, formado pelo ator Gideon Rosa, o jornalista Joceval Santana, o coreógrafo Jorge Alencar, além de Felipe de Assis e Ricardo Libório, coordenadores do Fiac. A comissão analisou montagens e obras em processo, conferidas presencialmente e/ou através de vídeos enviados pelos inscritos.

No total, foram 89 inscrições, entre produções da capital e do interior do Estado. O número, além de relevante, apresentou uma multiplicidade de propostas estéticas e posicionamentos artísticos. Também mostrou uma diversidade de contextos nos quais estes artistas atuam, passando por criadores, grupos e núcleos com diferentes níveis de experiência na cena baiana.

O espetáculo Siré Obá será apresentado no FIAC 2012. Confira nossas impressões sobre o espetáculo clicando na imagem.

Teatro, dança, arte circense, performance, intervenção urbana e propostas que cruzam estas e outras linguagens artísticas e dispositivos tecnológicos (como vídeo, música, artes visuais, internet) integram o conjunto de trabalhos analisados. Através deste conjunto, a comissão de seleção se deparou com obras de várias vertentes, num representativo panorama do atual momento da cena baiana, composto por realizações dos últimos anos. Frente a tamanha diversidade, as análises exigiram ainda mais o espírito colaborativo de cada membro da comissão, que buscou considerar os meios de realização e a utilização dos recursos disponíveis, as opções artísticas, a apropriação de conceitos, o contexto profissional, formativo e reflexivo de onde cada trabalho emergia, para, enfim, alcançar um resultado relevante dentro do conjunto no qual se inseria.

A partir dos cinco diferentes olhares da comissão, o desafio foi chegar a um número de espetáculos que conciliasse e compusesse uma visão a respeito da produção local e seus caminhos. A comissão chegou, enfim, a 11 trabalhos, que foram indicados para a mostra artística do Fiac 2012. Este número foi definido por questões de programação, como calendário e orçamento. Esta mostra integrará o festival, juntamente com obras de outros estados do Brasil e de vários países. Desta forma, comporão um recorte da produção contemporânea das artes cênicas no mundo. As produções baianas indicadas pelo grupo curador são: Áfricas, Arbítrio, Bolero de 4, Butô de Bêbado Não Tem Dono, O Circo de Solenildo, Deslimites, Entre Nós, As Rimas de Catarina, Salmo 91, Sargento Getúlio e Shirê Obá.


  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta