Mostra Panorama do Cinema Mundial: 66 anos do SESC – BA – Cabine Cultural
Agenda Cinema

Mostra Panorama do Cinema Mundial: 66 anos do SESC – BA

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Tetro (EUA/ARG, 2009), de Francis Ford Coppolla

De 10 a 17 de setembro a Sala Walter da Silveira exibe a Mostra Panorama do Cinema Mundial: 66 anos do SESC – BA em parceria com o SESC Bahia. Há de se destacar que vários dos filmes que serão apresentados estiveram recentemente no circuito de cinema comercial, e alguns, como Um Gato em Paris, ainda está em cartaz em salas de cinemas Brasil afora. Sem dúvida alguma uma das melhores pedidas para a próxima semana em Salvador. Vale salientar que a entrada é franca.

Programação
Dia 10/09
16h
Um Gato em Paris
(Une vie de chat, FRA, 2010)
Direção: Alain Gagnol e Jean-Loup Felicioli
Classificação: Livre
Sinopse  – Dino é um gato que divide a vida entre duas casas. Durante o dia ele fica ao lado de Zoé, a filha de Jeanne, que é delegada de polícia. À noite ele acompanha Nico, um ladrão de grande habilidade que perambula pelos tetos de Paris em busca de novos roubos.

18h30
Tetro (EUA/ARG, 2009)
Direção: Francis Ford Coppolla
Elenco: Vincent Gallo, Maribel Verdú, Alden Ehreinreich, Klaus Maria
Brandauer, Carmen Maura e Rodrigo de la Serna
Sinopse – O ingênuo Bennie (Alden Ehreinreich), de 17 anos, chega a Buenos Aires com o objetivo de encontrar seu irmão mais velho, Tetro (Vincent Gallo), que está desaparecido há mais de uma década. Sua família se mudou da Itália para a Argentina quando eles ainda eram crianças mas, graças ao sucesso do pai deles, Carlo (Klaus Maria Brandauer), como condutor de sinfonias, logo se mudaram para Nova York.

Dia 11/09
16h
As Baleias de Agosto (The Whales of August, EUA, 1987)
Direção: Lindsay Anderson
Elenco: Bette Davis, Ann Sothern e Lillian Gish.
Sinopse – As velhas irmãs Libby (Bette Davis) e Sarah (Lillian Gish) vivem juntas numa casa ampla no rochoso litoral do Maine, onde costumavam passar o verão desde a infância, sempre de olho nas baleias que aparecem em agosto. Agora Libby está cega e Sarah precisa cuidar dela. Ambas vivem de recordações da família, dos maridos e dos amigos. O sr. Maranov (Vincent Price), um velho nobre russo fugido da Revolução de 1917, passa a visitá-las, mas é rechaçado asperamente por Libby, que teme que ele apenas queira se instalar na casa delas para aproveitar o pouco de dinheiro que ainda possuem.

18h30
Potiche – Esposa Troféu (Potiche, FRA, 2010)
Direção: François Ozon
Elenco: Catherine Deneuve, Gérard Depardieu, Fabrice Luchini, Karin Viard, Judith Godrèche, Jérémie Renier e Sergi López.
Sinopse – Ano 1977. Robert (Fabrice Luchini) é um homem desprezível que só pensa nos negócios e não se relaciona bem com ninguém: funcionários, filhos e esposa. Depois de uma greve na fábrica, ele é sequestrado e sua mulher, Suzanne (Catherine Deneuve), assume o comando da empresa, se mostrando uma mulher com capacidade e dons incríveis de administrar a fábrica melhor do que seu marido fazia.

Potiche – Esposa Troféu (Potiche, FRA, 2010), de François Ozon

Dia 12/09
16h
Muito mais que um crime
(Music Box, EUA, 1989)
Direção: Costa Gavras
Elenco: Jessica Lange, Lukas Haas, Donald Moffat, Michael Rooker, Armin Mueller-Stahl e Frederic Forrest.
Sinopse – Quando seu pai é acusado de ter cometido centenas de crimes de guerra na Hungria, e ameaçado de deportação, a talentosa advogada criminalista Anne Talbot sai em sua defesa. Mas o julgamento é levado para Budapeste e as evidências que surgem levantam sérias dúvidas sobre a inocência do pai.

18h30
Vincere (ITA, 2009)
Direção: Marco Bellocchio
Elenco: Giovanna Mezzogiorno,  Filippo Timi e Michela Cescon.
Sinopse – Ida Dalser (Giovanna Mezzogiorno) conheceu Benito Mussolini (Filippo Timi) quando ele era apenas um militante socialista radical. Fascinada por ele, resolve se desfazer de suas posses para ajudá-lo no jornal Il Poppolo d’Italia e na criação do Partido Fascista. Eles têm um filho mas, com a chegada da 1ª Guerra Mundial, Mussolini se alista no exército e desaparece. Ida apenas o reencontra no leito do hospital, onde ele está ao lado de sua nova esposa, Rachele (Michela Cescon).

Dia 13/09
16h

Poesia (Shi, Coréia do Sul, 2010)
Direção: Chang-dong Lee
Elenco: Jeong-hie Yun, Da-wit Lee e Nae-sang Ahn.
Sinopse – Mija (Jeong-hee Yoon) vive com seu neto nas encostas do rio Han. É uma senhora excêntrica com uma mente inquieta e questionadora. Um dia, ela entra por acaso em uma aula de poesia em um centro cultural na vizinhança e é desafiada pela primeira vez a escrever um poema. Sua busca pela inspiração começa ao observar a beleza do cotidiano, as coisas ao seu redor que ela nunca havia reparado. Mas quando a realidade se torna cruel, ela é obrigada a ver que o mundo não é tão bonito quanto ela imaginava.

Poesia (Shi, Coréia do Sul, 2010), de Chang-dong Lee

18h30
Lola ( Filipinas, 2009)
Direção: Brilhante  Mendoza
Elenco: Anita Linda,  Rustica Carpio, Tanya Gomez e Jhong Hilario.
Sinopse – O neto de Lola Sepa foi assassinado por um ladrão de celular. Apesar de devastada por esta súbita e violenta perda, tem que arcar com todas as despesas do funeral. Ela e sua família são pobres e não têm dinheiro para comprar o caixão nem para abrir um processo legal contra o suspeito do assassinato. Mas esta senhora idosa está disposta, até mesmo, a pedir um empréstimo bancário para assegurar tanto um enterro decente quanto justiça para seu amado neto. Lola Puring, avó de Mateo, está totalmente empenhada em conseguir tirar seu neto da cadeia, embora ele tenha sido acusado de ter assassinado, cruelmente, o neto de Lola Sepa.

Dia 14/09
16h

Potiche – Esposa Troféu (Potiche, FRA, 2010)

18h30
Minhas Tardes com Marguerite
(La tête en friche, FRA, 2010)
Direção: Jean Becker
Elenco: Gérard Depardieu, Gisèle Casadesus, Maurane, Patrick Bouchitey e Jean-François Stévenin.
Sinopse – Uma história sobre os encontros inesperados da vida. Germain (Gérard Depardieu) é um iletrado e solitário homem. Para preencher suas tardes, ele faz amizade com a senhora Margueritte (Gisèle Casadesus).

Dia 15/09
16h
Poesia (Shi, Coréia do Sul, 2010)

18h30
As Baleias de Agosto (The Whales of August, EUA, 1987)

Dia 16/09
16h

Um Gato em Paris (Une vie de chat, FRA, 2010)

18h30
O Ciúme Mora ao Lado (Haarautuvan Rakkauden Talo, Finlândia, 2009)
Direção: Mika Kaurismaki
Elenco: Antti Virmavirta, Mari Perankoski e Hannu-Pekka Björkman.
Sinopse – É verão na Finlândia e os casais se divertem em jantares ao ar livre ou em banhos de lago noturnos. Mas a consultora de negócios Tuula e o terapeuta familiar Juhani estão em pé de guerra. Por mais que tenham concordado em se divorciar de forma civilizada, antes de venderem a casa, os dois fazem de tudo para provocar ciúmes um no outro.

Dia 17/09
16h
O Ciúme Mora ao Lado
(Haarautuvan Rakkauden Talo, Finlândia, 2009)

18h30
Lola ( Filipinas, 2009)


  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta