Notas Culturais – Cabine Cultural
Agenda

Notas Culturais

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Conversas Plugadas com Ricardo Castro

O projeto Conversas Plugadas recebe o renomado pianista e maestro baiano Ricardo Castro, diretor-fundador do projeto Neojibá (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e infantis da Bahia) e ex-diretor artístico da Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA). O bate-papo com o público acontece no dia 08 de outubro, segunda-feira, na Sala do Coro do Teatro Castro Alves, às 19 horas, com entrada franca (limitada à capacidade do espaço).

***

A partir do dia 10 de outubro, o público baiano poderá conferir no Palacete das Artes (Museu Rodin Bahia) obras do italiano Amedeo Modigliani (1884-1920). Batizada de Modigliani: Imagens de uma Vida, a exposição reúne 17 obras do artista (entre pinturas e esculturas), que revelam suas diferentes fases. Modigliani pertenceu ao grupo de artistas da chamada Escola de Paris, composta por aqueles que se estabeleceram na capital da França nos anos que precederam e sucederam a Primeira Guerra Mundial (1914-1918). A exposição já passou pelo Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba. Em Salvador, “Modigliani: Imagens de uma Vida” fica em cartaz até o dia até 30 de novembro, com visitação gratuita sempre de terça a domingo, das 10 às 18h.

***

Festival de Literatura e Ilustração da Bahia

O primeiro Festival de Literatura e Ilustração da Bahia vai reunir, de 27 de novembro a 1º de dezembro, autores, ilustradores, agentes literários, investigadores, educadores, editores e outros interessados em refletir sobre as diversas relações entre o texto e a imagem nos livros. O evento será realizado na Biblioteca dos Barris, com entrada gratuita. A programação terá 12 oficinas, 7 mesas-redondas, 3 exposições, além de atividades criativas para despertar o gosto pela leitura e produção de livros. As inscrições para as oficinas e para a mostra coletiva já estão abertas e podem ser realizadas através do site do Festival.

***

Risco

Do risco que se faz como um traço ao risco que significa perigo, o artista plástico baiano Zé de Rocha apresenta sua atual produção na exposição Risco, que traz imagens criadas com a queima e a fuligem provenientes das espadas de fogo, em grandes painéis de lona e em vídeo. Selecionada no programa de cessão de pautas gratuitas em galerias da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB) para o ano de 2012, a mostra, que tem curadoria de Sonia Rangel, será aberta nesta sexta-feira, 5 de outubro, às 19 horas, na Galeria do Conselho (Campo Grande, Salvador/BA), onde ficará em cartaz até 2 de novembro, com visitação gratuita de segunda a sexta, das 9 às 17 horas.

***

Mulheres de diferentes idades e profissões que concretizam o sonho e o prazer de voar. Esse é o tema do espetáculo Moças Aéreas, próxima atração do projeto Domingo no TCA, que será apresentado no dia 14 de outubro, às 11 horas, na Sala Principal do Teatro Castro Alves. Dinâmica, irreverente e empregando recursos teatrais integrados à arte circense, a peça traz para o palco o universo feminino das mulheres de circo e das aeromoças, que têm em comum viver nas alturas, sem perder o charme, a beleza e a sensualidade. Os ingressos custam R$ 1,00 (inteira), vendidos no mesmo dia, a partir das 9 horas, com acesso imediato.


  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta