Leituras Musicadas: Edição Nelson Rodrigues - Outubro – Cabine Cultural
Agenda

Leituras Musicadas: Edição Nelson Rodrigues – Outubro

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Leituras Musicadas: Edição Nelson Rodrigues

O projeto Leituras Musicadas: Edição Nelson Rodrigues, produzido por Ana Cartaxo, Mariana Freire e Thais Alves (As 3 Marias), consiste num ciclo de apresentações sobre o universo rodrigueano num formato diferenciado, que se convencionou chamar de leituras cênico-musicais, tendo em vista que é a concretização, em cena, de um diálogo entre três linguagens artísticas independentes: o teatro, a música e a literatura.

O projeto Leituras Musicadas (criado há cerca de cinco anos) é coordenado pela atriz e escritora Thais Alves que, sob inspiração de diferentes peças, contos, poesias, fábulas e músicas, cria um texto inédito a ser apresentado em forma de leitura performática por atores e músicos que, dialogando e permeando os textos apresentados, cantam e tocam canções da MPB. Neste ano, foram selecionados nove textos teatrais de Nelson Rodrigues, além dos seus livros Memórias, A Menina sem Estrela e Não se Pode Amar e Ser Feliz ao Mesmo Tempo/O Consultório Sentimental. Essas obras e, especialmente, as peças escolhidas, inspiram leituras cênico-musicais, de abril a dezembro de 2012, com duração média de 50 minutos cada e ENTRADA FRANCA.

Já foram apresentados cinco capítulos do ciclo. O primeiro em abril, com a adaptação de Álbum de Família no foyer do teatro do ICBA, com direção de Gil Vicente Tavares; o segundo em maio, já no Palacete das Artes – Museu Rodin, na Graça, local em que o projeto se fixou e permanece até o fim do ano, com texto inspirado na peça Vestido de Noiva e direção de Marcelo Sousa Brito. O terceiro, em julho, foi baseado em Anjo Negro, com direção de João Lima. No quarto capítulo, em agosto, foi adaptado o texto A Falecida, com direção de Rino Carvalho. No mês passado, apresentou-se a adaptação de Os 7 Gatinhos, com direção de Bertho Filho.

A leitura deste mês de outubro ocorrerá no próximo dia 26, sexta-feira, às 20h com ENTRADA FRANCA. Será a livre adaptação da peça Perdoa-me Por Me Traíres e se chamará Capítulo VI – Toda Traição Será Perdoada. A direção deste capítulo será de Jacyan Castilho (Canteiros de Rosa, Dias de Folia). No elenco, os atores Carolina Kahro (vencedora do Braskem 2008 por Grand Theatre Pão e Circo) e Fernando Neves (filme O Homem Que Não Dormia), dentre outros grandes atores do teatro baiano. A parte musical ficará nas mãos da cantora Janaína Carvalho e do músico Viny Brasil.

Leia biografia de Fernando Neves aqui

SERVIÇO
Leituras Musicadas: Edição Nelson Rodrigues
Palacete das Artes – Museu Rodin, Rua da Graça, 289 – Graça. Tel: (71) 3117-6987
Sexta-feira, 26 de outubro de 2012, às 20h
Entrada Franca


  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta