VIII Festival Internacional de Cinema e Audiovisual CineFuturo | Cabine Cultural
Agenda

VIII Festival Internacional de Cinema e Audiovisual CineFuturo

Hoje será dada a largada para um dos mais interessantes e relevantes festivais de cinema na Bahia. O VIII Festival Internacional de Cinema e Audiovisual CineFuturo acontecerá (de 9 a 14 de novembro de 2012) no Espaço Itaú de Cinema e Espaço Cultural da Barroquinha, e, nesta edição, homenageará o cineasta norte-americano Orson Welles. A programação será um misto de debates, mostras e projeções de filmes brasileiros e internacionais, longas e curtas inéditos. Confira agora uma seleção com algumas imperdíveis atrações do evento:

Confira a programação completa

Filme – Cuíca de Santo Amaro – 09 de novembro, 21h30. De Josias Pires e Joel de Almeida. Documentário, 74min, 2011, Brasil. No filme, a câmera desloca-se por ruas e praças, ladeiras e becos, os mesmos lugares por onde Cuíca costumava circular na velha Bahia, entre 1925 e 1964. Fragmentos da trajetória de vida do poeta são contados por seus familiares, por pessoas do povo e por intelectuais que o conheceram e viram suas performances em Salvador e no Recôncavo Baiano.

Debate – O cinema inventivo de Orson Welles – 14 de novembro, 10h. Palestrante: Franco Marineo. A trajetória de Orson Welles e suas inovações para o cinema.  Considerado um dos maiores diretores de todos os tempos, seus filmes continuam com temas atuais. Especialistas se reunirão para discutir as realizações deste grande cineasta.

Debate – O ocaso da crítica cinematográfica. 13 de novembro, 10h. Palestrantes: Cássio Starling, Franco Marineo e Sihan Felix. O olhar pelo olhar. O cinematográfico pelo crítico. Quais análises devem ser pautadas? Prestigiados críticos estarão reunidos para discutir com o público como seus olhares observam a narrativa audiovisual.

MOSTRA BAIANA
O sucesso de bilheteria Bahêa Minha Vida (2011) voltará à telona, prometendo emocionar novamente os apaixonados pelo time. Dirigido por Mário Cavalcante, o documentário traça uma trajetória do time tricolor, mostrando a paixão da torcida que acompanhou os altos e baixos do grande time soteropolitano.

Outro documentário também muito conhecido pelo público baiano e que fará parte da Mostra é Filhos de João- O admirável Mundo Novo Baiano (2009), de Henrique Dantas. Entrevistas exclusivas de antigos membros do grupo, como Morais Moreira, Pepeu Gomes e Paulinho Boca de Cantor, destrincham a carreira de uma das maiores bandas da década de 60, Novos Baianos. A trajetória segue desde os primeiros passos do grupo até a sua desintegração.

O grande diretor baiano Walter Lima exibe seu longa-metragem mais recente, Antônio Conselheiro – O Taumaturgo dos Sertões (2010). Edgar Navarro também será representado através de seu mais recente longa-metragem, O Homem que Não Dormia (2011). Seu lançamento foi realizado na edição anterior do Festival, lotando a sala principal do Teatro Castro Alves. O longa-metragem Cascalho (2004), de Tuna Espinheira, e Jardim das Folhas Sagradas (2011), de Pola Ribeiro, completam a lista de filmes escolhidos para Mostra.

MOSTRA ORSON WELLES
Neste ano, o Festival CineFuturo homenageará o cineasta Orson Welles. Aclamada pela crítica, sua carreira será lembrada na Mostra Retrospectiva, que exibirá seus filmes gratuitamente ao público. Foram 45 anos de carreira cinematográfica e dezenas de filmes. Sua obra mais conhecida, Cidadão Kane (1941), rendeu ao diretor o Oscar de melhor roteiro. Além disso, foi considerado o melhor filme de todos os tempos cinco vezes consecutivas pelo British Film Institute (BFI). Reconhecendo o mérito da obra, a American Film Institute o classificou como o melhor filme dos Estados Unidos já realizado.

Cartaz do Cine Futuro 2012


Deixe uma resposta