Mercado Cultural 2012 | Cabine Cultural
Agenda

Mercado Cultural 2012

Mercado Cultural 2012

Artistas da Espanha, Ilhas Reunião e País Basco se juntam aos brasileiros de Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo e Bahia na 12ª edição do MERCADO CULTURAL, que acontece de 06 a 09 de dezembro, no Teatro Castro Alves e Instituto Cultural Casa Via Magia. Com atrações de música, artes plásticas, cinema, lançamento de livro, workshops e encontros, o evento tem programação gratuita. Reunindo artistas do circuito independente, o evento traz este ano o tema Ciclos e prossegue sua reflexão sobre o desenvolvimento socioeconômico através de ações no setor de cultura, tomando também como exemplo as próprias iniciativas realizadas no interior da Bahia, seguindo os conceitos ligados à economia criativa. Uma parte dessas ações será retratada através das três exposições de abertura do evento.

PROGRAMAÇÃO MUSICAL INTERNACIONAL
A programação musical internacional conta com o espanhol German Diaz, que toca um instrumento medieval pouco conhecido no Brasil, chamado viela de roda, mas estabelece uma relação com o contemporâneo ao incluir loops e efeitos eletrônicos em suas apresentações. O diálogo entre a atualidade e a tradição também faz parte da proposta do grupo Lindigo, das Ilhas Reunião, formado em 1999 e que tem pesquisado as raízes da sua região,  especializando-se no gênero maloya, sem nostalgia e amarras com o passado. Tanto quanto os dois tocadores do ancestral txalaparta (outro instrumento pouco conhecido entre nós) que formam o Oreka TX, do País Basco, e abriram novos horizontes para a música folk basca, com espetáculos inovadores.

Mercado Cultural 2012

PROGRAMAÇÃO MUSICAL NACIONAL
Entre as atrações brasileiras, os pernambucanos Zé de Teté e Adiel Luna, que mostram tanto a forma mais pura do coco de roda, como cantiga de trabalho, quanto as elaboradas rimas e métricas que o ritmo pode produzir. De São Paulo, o premiado compositor e instrumentista RodrigoCampos, que começou sua vida artística tocando cavaquinho e percussão nas rodas de samba de São Mateus, na zona leste paulistana. E do Rio de Janeiro, o Itiberê Zwarg e Grupo, com uma obra lastreada no conceito de música universal, criado por Hermeto Pascoal, e formado por multiinstrumentistas. O trabalho aponta para uma nova música erudita brasileira sem deixar a improvisação.

PROGRAMAÇÃO MUSICAL BAIANA
A Bahia completa a programação musical com as orquestras Rumpilezz e Sinfônica Juvenil da Bahia (do programa Neojiba) e Mateus Aleluia. A primeira dá à tradicional percussão baiana uma roupagem harmônica moderna, com uma fusão de sopros. Já a Orquestra Sinfônica Juvenil da Bahia coloca no palco jovens em formação para a música orquestral. Com apenas cinco anos, tem um histórico de apresentações no Brasil e exterior. Quem fecha a programação do MERCADO CULTURAL é Mateus Aleluia, cujo trabalho tem como fonte de inspiração as raízes ancestrais da cultura afrobarrocaque brotam em seus cantos e acordes, cheios de beleza, harmonia e universalidade.

 Mais informações AQUI

SERVIÇO
MERCADO CULTURAL
06 a 09 de dezembro
Teatro Castro Alves e Instituto Cultural Casa Via Magia
Entrada franca



Deixe uma resposta