Leituras Possíveis nas Frestas do Cotidiano – Cabine Cultural
Notícias

Leituras Possíveis nas Frestas do Cotidiano

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Leituras Possíveis nas Frestas do Cotidiano

A Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Governo do Estado (SecultBA), lança o livro Leituras Possíveis nas Frestas do Cotidiano, primeiro volume da Série Crítica das Artes, coleção de publicações que objetiva promover a difusão de conteúdos sobre a crítica, mais especificamente aquela relacionada às artes baianas. Esta ação, aliada à realização do II Seminário Baiano de Crítica de Artes e da Oficina de Qualificação em Crítica, integra o segundo ano do Programa de Incentivo à Crítica de Artes, iniciativa proposta pela renovação e pela qualificação da produção crítica na Bahia. Além da versão impressa, a obra está disponível em arquivo digital aqui.

O livro, organizado por Milena Britto, coordenadora de Literatura da FUNCEB, doutora em Literatura Brasileira e Professora Adjunta da Universidade Federal da Bahia (UFBA), reúne as 20 críticas em Artes Visuais, Audiovisual, Circo, Dança, Literatura, Música e Teatro premiadas no Concurso Estadual de Estímulo à Crítica de Artes, promovido em 2011 dentro do mesmo Programa. Além destes, há textos de apresentação assinados pelo secretário estadual de Cultura, Albino Rubim; o diretor das Artes da FUNCEB, Alexandre Molina; e da própria organizadora. Também são inseridas contribuições de especialistas convidados, proporcionando uma discussão sobre o campo da crítica: Antonio Marcos Pereira, crítico literário, Professor Adjunto no Departamento de Letras Vernáculas da UFBA e membro do Núcleo de Estudos da Crítica, coordenado por Rachel Esteves Lima; ela própria é também outra participante do livro, pesquisadora da crítica e professora de Graduação em Letras, do Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura e do Programa Multidisciplinar em Cultura e Sociedade da UFBA; e Carlos Bonfim, doutor em Comunicação e Cultura pelo Programa de Pós-graduação em Integração da América Latina da Universidade de São Paulo e professor do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Prof. Milton Santos, também da UFBA.

Leituras Possíveis nas Frestas do Cotidiano foi apresentado ao público quando do encerramento da Oficina de Qualificação em Crítica, com a presença de diversos autores participantes da publicação. Todos os presentes, incluindo os alunos da atividade formativa, receberam um exemplar da obra. Para início de 2013, estão confirmados outros dois lançamentos da Série Crítica das Artes: o livro Memória de uma Crítica Encantada, organizado por Nadja Magalhães Miranda, que reúne textos do baiano Clodoaldo Lobo, produzidos desde os anos 1980, e a segunda edição, revista e ampliada, do Panorama do Cinema Baiano, de André Setaro, um dos principais críticos de cinema da Bahia, que também já está disponível em versão online no site da FUNCEB.

[fbshare url=”http://cabinecultural.com/2013/01/20/leituras-possiveis-nas-frestas-do-cotidiano/” type=”button”]

[twitter url=”http://cabinecultural.com/2013/01/20/leituras-possiveis-nas-frestas-do-cotidiano/” style=”horizontal” float=”left”]

[google_plusone href=”http://cabinecultural.com/2013/01/20/leituras-possiveis-nas-frestas-do-cotidiano/” size=”standard” annotation=”none” language=”English (UK)”]


  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta