Lançamento do periódico Cítrica – Cabine Cultural
Notícias

Lançamento do periódico Cítrica

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Citrica

Através do Programa de Incentivo à Crítica de Artes, a FUNCEB lançou o periódico Cítrica, que terá sua versão impressa distribuída gratuitamente, além de um blog, onde o PDF do jornal e conteúdos extras poderão ser acessados e comentados pelo público. Desenvolvida em processo colaborativo entre profissionais que cursaram a Oficina de Qualificação em Crítica, realizada no final de 2012, com a equipe da FUNCEB, a publicação reúne textos e ilustrações críticas, contribuições de convidados, entrevistas e outros materiais sobre a produção da crítica na Bahia.

Baixe a primeira edição do periódico AQUI

Com previsão de quatro edições mensais financiadas pela FUNCEB, o Cítrica tem uma tiragem de 6.000 exemplares, parte dela encartada no Diário Oficial do Estado da Bahia. Na edição de estreia, tem críticas dos participantes Marilda Santanna, discutindo a música brega e os padrões do que é “bom gosto”; Cadu Oliveira, falando do Abraçaço, novo disco de Caetano Veloso; Giovana Dantas, analisando a primeira exposição da artista visual Laura Vinci no Norte/Nordeste, montada no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA); e Arlon Souza, tratando de , mais recente espetáculo do Bando de Teatro Olodum. Também há um texto do convidado Marcelo Rezende, atual diretor do MAM-BA, que participou como orientador da oficina e que outra vez discute: o que é a crítica?

Para completar, os leitores vão encontrar críticas ilustradas numa tirinha de Thomas, o Rato de Cinema, de Amanda Aouad e Ari Cabral, e numa charge de Santil. Eles enviaram voluntariamente seus trabalhos, atendendo a uma chamada da FUNCEB para garantir na publicação também o espaço de difusão da tradicional forma de questionar e criticar as realidades sociais através de ilustrações. Chargistas, quadrinistas, cartunistas e ilustradores interessados em divulgar seus trabalhos nas próximas edições do Cítrica podem enviar as imagens para o e-mail citrica.artes@funceb.ba.gov.br, explorando temas relacionados às artes.

Da mesma forma, autores baianos de críticas que queiram publicar seus textos podem acessar o regulamento no blog, baixar o formulário padrão, preencher e enviar para o mesmo e-mail. A segunda edição do periódico recebe materiais até o próximo dia 3 de março.

[fbshare url=”http://cabinecultural.com/2013/02/25/lancamento-do-periodico-citrica/” type=”button”]

[twitter url=”http://cabinecultural.com/2013/02/25/lancamento-do-periodico-citrica/” style=”horizontal” float=”left”]

[google_plusone href=”http://cabinecultural.com/2013/02/25/lancamento-do-periodico-citrica/” size=”standard” annotation=”none” language=”English (UK)”]


  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta