Terças na Tela apresenta: mostra Bahia Plural – Cabine Cultural
Agenda Cinema

Terças na Tela apresenta: mostra Bahia Plural

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Jardim das Folhas Sagradas

Filmes baianos serão exibidos gratuitamente nos Espaços Culturais.

O Circuito Popular de Cinema e Vídeo, através do projeto Terças na Tela, apresenta em Março a mostra Bahia Plural.  Neste mês, a programação contempla oito filmes, todos produzidos por baianos ou relacionados a diversos aspectos do Estado. As exibições acontecerão nos próximos dias 05, 12, 19 e 26 às 10h, 15h e 19h, nos Espaços Culturais da SecultBA, com exceção do Centro de Cultura de Guanambi, Centro de Cultura Amélio Amorim (Feira de Santana) e Centro de Cultura Olívia Barradas (Valença).

Abrindo a programação, dia 05, serão exibidos quatro curtas-metragens: A Cartomante, Da alegria do mar e de outras coisas, Desvelo e Vídeodança Mulheres de Magrite. O primeiro, dirigido por Adriano Big, é baseado no conto homônimo de Machado de Assis e conta a história de Camilo, um rapaz que se apaixona por Rita e por ela é correspondido, mas que é casada com seu amigo-irmão Vilela. A figura da cartomante é fio condutor da narrativa, que leva os amantes a um desfecho trágico. O segundo, dirigido por Ceci Alves, é baseado na trajetória de dois travestis baianos: Júnior da Silva Lago, a Luana, assassinado por policiais militares; e Jocimar Oliveira do Carmo, a Joice, que conseguiu sobreviver à barbárie.

De Clarissa Rebouças, Desvelo, o terceiro longa a ser exibido, traça a trajetória de Luzia e Léo, um casal apaixonado que foge da cidade por conta dos ciúmes do ex-namorado dela, Diogo. No caminho, Luzia acaba descobrindo a verdadeira identidade de Léo. Já o quarto, dirigido por Isabela Silveira, Rodrigo Luna e Renato Gaiarsa, traz relatos de moradores da Vila do Cruzeiro do Sul, Porto Algere – RS, que falam de superação e reconquista de sua autonomia retirada por violências silenciosas.

Filhos de João Admirável Mundo Novo Baiano

Para o dia 12, Filhos de João Admirável Mundo Novo Baiano, sob direção de Henrique Dantas, conta parte da história do grupo musical Novos Baianos, além da influência provocada pelo convívio com João Gilberto. A história tem como plano de fundo os anos 60 e 70.

No dia 19, o filme dirigido por Fabíola Aquino e Lilian Machado, Hip Hop com Dendê traz a reflexão sobre o movimento que atraiu milhares de adeptos ao redor do mundo. O Hip Hop conquista os jovens da periferia da Bahia e provoca uma mistura entre os elementos do grafite, break, rap, DJ, MC e o “pensamento” com as expressões artísticas locais. Na sequência, também de Fabíola Aquino, o filme Água de Meninos reproduz a Feira de São Joaquim, um espaço comercial da cidade do Salvador onde é possível encontrar artigos de candomblé, artesanato, carnes, frutas, verduras, dentre outros produtos. Inspirado pelos filmes A Grande Feira (1962) e Sol sobre a Lama (1963), a narrativa conta com depoimentos de feirantes e frequentandores e é conduzida pelo ator Antonio Pitanga.

Para fechar a mostra, no dia 26, Jardim das Folhas Sagradas, filme dirigido por Pola Ribeiro, conta a história de Miguel Bonfim, ex-bancário, filho de uma yalorixá e jornalista de esquerda, que decide fundar um terreiro modernizado. Contudo, por não conseguir um local na cidade, ele é obrigado a montá-lo na periferia. Por seus questionamentos quanto ao sacrifício de animais e sua decisão em construir um terreiro descaracterizado, Bonfim enfrentará graves consequências.

Terças na Tela

[fbshare url=”http://cabinecultural.com/2013/02/27/tercas-na-tela-apresenta-mostra-bahia-plural/” type=”button”]

[twitter url=”http://cabinecultural.com/2013/02/27/tercas-na-tela-apresenta-mostra-bahia-plural/” style=”horizontal” float=”left”]

[google_plusone href=”http://cabinecultural.com/2013/02/27/tercas-na-tela-apresenta-mostra-bahia-plural/” size=”standard” annotation=”none” language=”English (UK)”]


  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta