Especial Prêmio Braskem Parte Um – Cabine Cultural
Agenda

Especial Prêmio Braskem Parte Um

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Prêmio Braskem de Teatro

O Prêmio Braskem de Teatro, maior e mais relevante evento do teatro baiano, acontece dia 3 de abril nas dependências do Teatro Castro Alves. Por isso, a partir de hoje faremos uma série de especiais sobre a premiação, contando as novidades desta edição, a história do prêmio, os principais indicados e por último diremos o que esperar da noite de 3 de abril, quando grande parte da classe artística da cidade estará no TCA aguardando a abertura dos envelopes e a divulgação dos vencedores das diversas categorias deste ano.

EDIÇÃO 2013
Na forma de um concerto cênico-musical com o tema Cada cena, cada canção, sob a direção de Elísio Lopes Pontes Júnior, o público fará uma viagem que passará em revista os últimos 20 anos do teatro baiano, com releituras das canções que embalaram a cena em nossos palcos.

Emanuelle Araújo será uma das atrações da premiação

Tudo isso, tendo os atores baianos Emanuelle Araújo, Luís Miranda e Marcelo Praddo como condutores da movimentação cênica composta por grande elenco, bailarinos e coros. Como convidada, a cantora Luiza Possi cantará duas músicas: Sucesso Aqui Vou Eu (Rita Lee) e Lamento Sertanejo (Gilberto Gil). Leia entrevista com Luiza Possi

O repertório musical do concerto terá canções de Alexei Turenko, Jarbas Bittencourt, Luciano Bahia, Marquinhos Carvalho, Sérgio Souto, entre outros nomes influentes da nossa música. Já os textos são de autoria de Elísio Lopes Jr., em parceria com Fabio Espírito Santo, que também assinará a iluminação. Um dos destaques é um recurso cênico Mapping, que vem sendo utilizado por grandes empresas em vários países, um tipo de projeção de imagens que vai mapear a estrutura do TCA, cuja arquitetura servirá de suporte para a criação cênica. Este tipo de projeção será feito em Salvador pela primeira vez com produção local, dentro de um espaço fechado.

Luiza Possi participa de homenagem ao tio, José Possi Neto

HOMENAGENS
Um dos homenageados nesta grande noite do teatro baiano será o diretor teatral José Possi Neto, que este ano completa 40 anos de carreira. O outro homenageado será o jornalista Clodoaldo Lobo, considerado uma das maiores referências em crítica teatral na Bahia.

CATEGORIAS
O Prêmio Braskem de Teatro é um evento tradicional já consolidado no cenário cultural da Bahia e tem o objetivo de valorizar, reconhecer e premiar a produção teatral do estado, abrindo espaço para o surgimento de novos talentos. O Prêmio Braskem de Teatro destaca anualmente as melhores produções do teatro baiano em oito categorias: Espetáculo Adulto, Espetáculo Infanto-Juvenil, Direção, Ator, Atriz, Texto, Revelação e Categoria Especial.

Prêmio Braskem de Teatro

Nesta edição, em que o Prêmio completa 20 anos, foram avaliados espetáculos baianos considerados profissionais e inéditos em Salvador, que estiveram em cartaz na cidade no período de 1º de maio a 31 de dezembro de 2012.  Além do troféu, os vencedores da 20ª edição do Prêmio Braskem de Teatro das categorias Espetáculo Adulto e Espetáculo Infanto-Juvenil receberão um prêmio no valor bruto de R$ 30 mil, enquanto os demais serão contemplados com um prêmio no valor bruto de R$ 5 mil cada.

 


  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta