Especial Uma História de Amor e Fúria – Cabine Cultural
Cinema

Especial Uma História de Amor e Fúria

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Uma História de Amor e Fúria

O longa-metragem foi realizado com técnicas de animação clássica: os personagens foram desenhados e animados com lápis sobre papel, a partir das emoções oferecidas pela performance dos atores

Escrito e dirigido pelo premiado cineasta e roteirista Luiz Bolognesi (Bicho de Sete Cabeças, As Melhores Coisas do Mundo, Chega de Saudade), Uma História de Amor e Fúria (2013) foi o primeiro longa-metragem de animação a participar da Première Brasil, a mostra competitiva do Festival do Rio, em 14 anos do evento. Com produção da Buriti Filmes e Gullane e distribuição da Europa Filmes, a animação traz Selton Mello, Camila Pitanga e Rodrigo Santoro interpretando os personagens. Após concorrer ao Troféu Redentor no Festival do Rio de 2012, o filme participa, em março de 2013, do 30º Festival de Miami e da 16ª edição do Holland Animation Film Festival, em Utrecht, Holanda. O longa-metragem entra em exibição no circuito brasileiro no dia 5 de abril.

Destinado ao público jovem e adulto, com traço e linguagem de HQ, o filme narra o amor entre Janaína e um guerreiro indígena que, ao morrer, assume a forma de um pássaro. Durante seis séculos, a história do casal sobrevive, atravessando quatro fases da história do Brasil: a colonização, a escravidão, o regime militar e o futuro, em 2096, quando haverá uma guerra pela água. Em todos estes períodos, os dois lutam contra a opressão.

Realizado durante os últimos seis anos, Uma História de Amor e Fúria é fruto de uma longa pesquisa com profissionais das áreas de história e antropologia, a partir da qual o diretor e roteirista decidiu quais os pontos da história do país seriam abordados.

“Tenho muito interesse por história do Brasil e história em quadrinhos. Como a minha formação é de roteirista, sei que a animação oferece possibilidades ilimitadas na narrativa. Nosso cinema raramente se dedica a contar de uma maneira interessante e com viés de entretenimento e reflexão os aspectos da nossa história”, destaca Luiz Bolognesi.

Uma História de Amor e Fúria

O longa-metragem foi realizado com técnicas de animação clássica: os personagens foram desenhados e animados com lápis sobre papel, a partir das emoções oferecidas pela performance dos atores. Selton Mello, Camila Pitanga e Rodrigo Santoro interpretaram o texto em estúdio e posteriormente a equipe do longa utilizou a gravação como referência para seu trabalho, uma técnica que permite resultados mais sutis e expressivos, valorizando o potencial do elenco e dos animadores.

“Não podia errar na escolha do elenco, precisava de grandes atores. Você não consegue extrair emoção, densidade e camadas de interpretação de profissionais que não sejam, no mínimo, geniais”, enfatiza o diretor.

Uma História de Amor e Fúria

História
Uma História de Amor e Fúria é um filme de animação que retrata o amor entre um herói imortal e Janaína, a mulher por quem é apaixonado há 600 anos. Como pano de fundo do romance, o longa de Luiz Bolognesi ressalta quatro fases da história do Brasil: a colonização, a escravidão, o Regime Militar e o futuro, em 2096, quando haverá guerra pela água. Destinado ao público jovem e adulto com traço e linguagem de HQ, o filme traz Selton Mello e Camila Pitanga dublando os protagonistas. O longa conta ainda com a participação de Rodrigo Santoro, na pele do chefe indígena e de um guerrilheiro.

O Diretor
Formado em jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP) e em Ciências Sociais pela Universidade São Paulo (USP), premiado o roteirista Luiz Bolognesi é sócio-fundador da Produtora Buriti Filmes. Entre seus roteiros, destaca-se o dos filmes Chega de Saudade, Bicho de Sete Cabeças e As Melhores Coisas do Mundo. Em 2012, ele finalizou a animação Uma História de Amor e Fúria, assinando dessa vez direção e roteiro. Além disso, coordena os projetos socioculturais da Associação Tela Brasil: Cine Tela Brasil e Oficina Tela Brasil.

Uma História de Amor e Fúria

Ficha técnica
Direção: Luiz Bolognesi
Roteiro: Luiz Bolognesi
Empresa produtora: Buriti Filmes Ltda./Gullane Entretenimento S.A
Produção: Fabiano Gullane; Caio Gullane; Luiz Bolognesi; Laís Bodanzky; Marcos Barreto; Debora Ivanov; Gabriel Lacerda
Distribuição: Europa Filmes
Fotografia: Anna Caiado e Daniel Greco Montagem: Helena Maura
Música: Rica Amabis/Tejo Damasceno/Pupillo

Elenco
Interpretação: Selton Mello e Camila Pitanga
Participação Especial: Rodrigo Santoro


  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta