Indicados Prêmio Braskem 2013 – Cabine Cultural
Notícias

Indicados Prêmio Braskem 2013

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Prêmio Braskem de Teatro

Terceira parte do especial Prêmio Braskem de Teatro traz todos os indicados, e ao final da lista tem nossos comentários sobre alguns dos concorrentes. Confere.

Leia as partes um e dois.

ESPETÁCULO ADULTO
Amor Barato;
Dissidente;
Entre Nós;
O Olho de Deus: O Avesso dos Retalhos.

ESPETÁCULO INFANTO-JUVENIL
Meia Dúzia de Pepinos;
O Segredo da Arca de Trancoso;
Paparutas.

DIREÇÃO
Cláudio Machado – O Segredo da Arca de Trancoso;
Gordo Neto – Dissidente;
Thiago Romero – Breve Outono Inverno.

ATOR
Cláudio Machado – O Segredo da Arca de Trancoso;
Daniel Moreno – Ovo e Vice e Versa;
Igor Epifânio – Entre Nós;
Lúcio Tranchesi – Salmo 91;
Urias Lima – Amor Barato.

ATRIZ
Andrea Elia – O Sumiço da Santa;
Denise Correia – O Sumiço da Santa;
Lia Lordello – Tome Isto ao Coração;
Neyde Moura – O Olho de Deus: O Avesso dos Retalhos;
Viviane Laerte – Dissidente.

TEXTO
Entre Nós – João Sanches;
Meia Dúzia de Pepinos – Jones Motta;
O Olho de Deus: O Avesso dos Retalhos – Sônia Robatto;
Olorum – Gildon Oliveira;
O Sumiço da Santa – Claudio Simões.

REVELAÇÃO
Bruna Scavuzzi (pela atuação no espetáculo SMS: A Saga da Memória Soteropolitana);
George Wladimir (pela direção do espetáculo Mar Morto);
Laís Machado (pela atuação no espetáculo O Sumiço da Santa);
Tato Sanches (pela atuação no espetáculo Dissidente).

CATEGORIA ESPECIAL
Jarbas Bittencourt e Ronei Jorge (pela trilha sonora de Amor Barato);
Márcio Meirelles (pela cenografia de Drácula);
Ricardo Caian (pela trilha sonora de Dissidente);
Rino Carvalho (pelo figurino de Amor Barato);
Rodrigo Frota (pela cenografia do espetáculo Dissidente).

Comentários

O Olho de Deus: O Avesso dos Retalhos

O Olho de Deus: O Avesso dos Retalhos – “Peça com produção acima da média, em termos de qualidades técnicas e atenção para detalhes de cenografia e figurino. Ela trabalha bem temas do cotidiano e mostra como cada um dos personagens vivenciam seus mundos particulares. É como uma colcha de retalhos, que vai tomando forma até que num momento você percebe que há ali uma uniformidade muito bem construída. Um dos grandes espetáculos exibidos em 2012. Neyde Moura é um dos grandes destaques da peça e por isso surge como maior aposta para vencer na categoria de atriz. Além disso, o texto de Sônia Robatto também tem tudo para ganhar nesta categoria”. Luis Fernando Pereira.

Dissidente, que concorre em seis categorias

DissidenteDissidente é uma adaptação do texto Dissident,  il va sans dire, de Michel Vinave, e conta a história de uma mãe e filho, e os sofrimentos das duas partes. No espetáculo, Helena (a mãe) luta para que seu filho de 17 anos tenha interesse pelo trabalho e por uma vida considerada “normal”. O trabalho de direção da peça realmente impressiona e o modo como os acontecimentos vão sendo costurados e estruturados são uma mostra do porque a montagem tem seis indicações ao Braskem 2013. Gordo Neto tem tudo para levar o prêmio na categoria de direção. Tudo funciona bem em Dissidente.” Luis Fernando Pereira.

SMS: A Saga da Memória Soteropolitana

SMS: A Saga da Memória Soteropolitana – “Um texto bacana, divertido que conta no seu elenco com atores jovens, mas, com uma boa bagagem artística, o que faz o espetáculo ser simplesmente fantástico. Com efeitos especiais bacana e uma trilha sonora que dá o ritmo hilário do espetáculo. SMS com certeza, é um espetáculo direcionado à jovens, mas que contagia e encanta a todas as idades. É riso garantido”. Angel Marques, colaboradora do Cabine Cultural.

O Sumiço da Santa

O Sumiço da Santa – “Um espetáculo muito interessante, que trata da diversidade religiosa de forma leve e hilária. Uma obra do querido Jorge Amado que ganhou uma versão teatral bem divertida e, mais que isso, compôs em seu elenco atores renomados e talentosíssimos de nossa cidade. Com a direção maravilhosa de Fernando Guerreiro, que dispensa comentários, um cenário fantástico e tudo o que faz uma peça ser sempre relembrada em nossas memórias emotivas”. Angel Marques, colaboradora do Cabine Cultural.

O Segredo da Arca de Trancoso

O Segredo da Arca de Trancoso –O espetáculo conta a história de um menino encarregado de levar uma arca de madeira até um local bem distante. Eu um universo fantástico, animais e criaturas começam a aparecer no caminho tentando tomar posse da arca. A montagem utiliza máscaras e pernas de pau para entrar nesse universo fantástico. Peça que vem acumulando ótimas críticas e que muito provavelmente será lembrada no Prêmio Braskem 2013. Grande favorito na categoria de Espetáculo infanto-juvenil.” Luis Fernando Pereira.

Salmo 91

Salmo 91 – “Uma peça dirigida por Djalma Thürler, dramaturgo e pesquisador da Universidade Federal da Bahia (UFBA), que conta em seu elenco, com cinco talentosíssimos atores: Fabio Vidal, Rafael Medrado, Lucas Lacerda, Duda Woyda e Lucio Tranchesi Rubio interpretando dez personagens (cada ator – dois) e que traz reflexões e indagações interessantes que vão além das grades do presídio. Um texto com tanta intensidade e ao mesmo tempo, leveza. Que conta uma história – real – tensa, triste, trágica, mas com pitadas reflexivas, cômicas e da vida como ela realmente é – dentro e fora das penitenciárias. No palco pode-se observar, em cada personagem, os contrastes sociais, as indagações e os conflitos ético-morais, os reflexos de uma criminalidade formada pelas carências sociais, e quão falho e destruidor pode ser o sistema social e penal”. Angel Marques, colaboradora do Cabine Cultural.

SERVIÇO
Prêmio Braskem de Teatro

Data e local: 3 de abril, na sala principal do Teatro Castro Alves
Horário: 20h

 


  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta