Tudo sobre Faroeste Caboclo
Cinema

Tudo sobre Faroeste Caboclo

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Faroeste Caboclo

Faroeste Caboclo

Esta semana estreia nos cinemas brasileiros a tão aguardada transposição para as telas do grande clássico musical dos anos oitenta, Faroeste Caboclo, da icônica banda brasiliense Legião Urbana. Pensando nisso, resolvemos reunir aqui todas as informações, curiosidades e fotos para fazer a expectativa em torno de Faroeste Caboclo crescer ainda mais. Confiram.

O filme conta a saga de João de Santo Cristo (Fabricio Boliveira) desde sua infância no interior da Bahia até sua ascensão quando vai tentar a sorte em Brasília. Ajudado por Pablo (Cesar Troncoso), um primo distante, peruano, que vende drogas da Bolívia, ele vai trabalhar numa carpintaria, mas também se envolve com o tráfico de drogas. Um dia, por acaso, ele conhece a bela Maria Lúcia (Isis Valverde), filha de um senador (Marcos Paulo).

Os dois se apaixonam, mas João mergulha cada vez mais numa escalada de crime e violência – até encontrar seu maior inimigo, o playboy e traficante Jeremias (Felipe Abib), rival nos negócios e no coração de Maria Lúcia. Uma história de amor, ódio e vingança livremente inspirada na música “Faroeste Caboclo”, de Renato Russo.

A canção
Com seus nove minutos e três segundos de duração, Faroeste caboclo é uma canção que já nasceu cinematográfica. Lançada em 1987, pela Legião Urbana, no álbum Que país é este? a composição de Renato Russo narra a saga de João de Santo Cristo, da infância no sertão baiano à morte ainda jovem em Brasília. Após 26 anos de sucesso musical, essa história de amor e vingança cumpre seu destino e chega às telas.

Produção
René Sampaio tem uma longa carreira na publicidade, recebendo, entre muitos prêmios, o Leão de Prata em Cannes, em 2005. Dirige seu primeiro longa-metragem após o curta Sinistro (2000) ter conquistado sete troféus Candangos no Festival de Brasília onde nasceu.O também premiado roteirista Marcos Bernstein (Terra estrangeira, Central do Brasil, O Xangô de Baker Street) trabalhou ao lado de Victor Atherino.

Na ficha técnica ainda estão o diretor de fotografia Gustavo Hadba (Lula, o filho do Brasil, Malu de bicicleta, Simonal – Ninguém sabe o duro que eu dei e Broder), o diretor de arte Tiago Marques (Tropa de Elite 1 e 2) e Philippe Seabra, que com a autoridade de quem, na condição de integrante da banda Plebe Rude, fez o rock de Brasília crescer nos anos 1980 e foi amigo de Renato Russo, assina a trilha  em conjunto com Lucas Marcier (Brazov).

Elenco
Fabrício Boliveira se tornou conhecido do grande público após estrelar Subúrbia, sendo dirigido por Luiz Fernando Carvalho. Já participara de Tropa de elite 2 e 400 contra 1 – A história do Comando Vermelho. Ísis Valverde, como já disse em entrevistas, batalhou pelo papel de Maria Lúcia, que amava por causa da música. Seus mais recentes trabalhos na TV Globo foram na novela Avenida Brasil e na minissérie O Canto da Sereia.

Faroeste Caboclo

Curiosidades
O longa estava agendado para estrear em 26 de outubro de 2012 inicialmente, porém o filme enfrentou dificuldades na captação do orçamento necessário para sua finalização. Por isso, o adiamento para 2013 se tornou inevitável.

A principal locação do filme aconteceu no bairro Jardim ABC, em Goiás. Lá, foi construída uma cidade cenográfica para reproduzir a cidade de Ceilândia dos anos de 1970, retratada na música.

Faroeste Caboclo: O Filme teve um orçamento de R$ 6 milhões.

Filmagens
As filmagens deram inicio em 12 de abril de 2011, com a cena da chegada do candango João de Santo Cristo a Brasília. Para rodar a cena, a produção mexeu na rodoviária para emular o final dos anos 70 e início dos 80, além de conseguir um ônibus de 1955, que circula pela região desde a época da construção de Brasília.

Para a fase das filmagens, foi utilizado uma base na 609 Norte, numa das unidades do Instituto de Educação Superior de Brasília. A equipe ocupou quatro amplas salas do subsolo da faculdade. Cada cômodo foi destinado a uma etapa da produção. Havia espaço para ensaios dos atores, testes de figurinos, pesquisas para cenários, entre outros. Em abril de 2011, foram gravadas cenas no Jardim ABC, que no filme será identificada como a Ceilândia do fim dos anos 1970.


  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta