9 Canções - Sexo, drogas e Rock and Roll
Cinema

9 Canções

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

9 Canções

O espírito sexo, drogas e rock & roll nunca foi tão literalmente tratado no cinema como no filme 9 Canções (9 Songs), do diretor britânico Michael Winterbottom. Misturando cenas de sexo explicito com alguns dos melhores shows do rock alternativo atual, 9 Canções é de fato uma poderosa ode à tríade sexo, drogas e rock & roll, mas é além disso um retrato de muitos relacionamentos atuais, vividos tão intensamente que o ciclo natural se finda muito mais rápido que os de antigamente vistos. É em suma uma moderna história de amor, regada com cenas questionáveis de sexo, mas recheada de rock da melhor qualidade.

Na história em questão, Matt, vivido pelo ator Kieran O’Brien, conhece num show Lisa, uma jovem estudante americana, interpretada pela então atriz em ascensão Margo Stilley. Eles logo se apaixonam, vivendo um intenso relacionamento amoroso/sexual entremeado por vários shows que acompanham. O filme foi bastante controverso na época de seu lançamento, devido unicamente ao seu conteúdo sexual, que inclui ai uma sequência, não simulada, de relações sexuais e sexo oral, bem como uma cena de ejaculação, entre os dois atores. É fato que depois desses papeis os dois atores sofreram (e ainda sofrem) muito para conseguir bons projetos profissionais.

O filme parte da perspectiva de Matt, que relembra em flashbacks o relacionamento, assistindo a nove músicas, todas essas tiradas de shows realizados na Brixton Academy, em Londres, local das filmagens. Partindo para o que interessa, listamos agora – sem ordem pré-definida – as nove canções apresentadas no filme.

9 Canções

Coincidentemente a música que abre o filme é também a melhor: a banda é Black Rebel Motorcycle Club com Whatever Happened To My Rock And Roll.

Depois temos Primal Scream, com a música Movin’ On Up, que na última turnê da banda U2 foi cantada por Bono em quase todos os shows.

Franz Ferdinand vem em seguida com Jacqueline. Na época a banda ainda era uma novidade no cenário mundial, mas já estava bem visto na Europa, lotando todas as casas de espetáculos britânicas.

Temos ainda Dandy Warhols, com You Were The Last High. Dandy Warhols é uma das bandas alternativas mais interessantes do mercado. Ficaram bastante famosos depois que uma de suas músicas foi tema de abertura da série americana Veronica Mars.

Super Furry Animals, com Slow Life. Outra banda muito interessante, mais melódica e menos punk, mas ainda assim fruto do cenário alternativo.

The Von Bondies, com C’mon, C’mon.

Elbow, com Fallen Angel.

Michael Nyman, com Nadia.

E para fechar voltamos ao Black Rebel Motorcycle Club, com Love Burns. Uma das melhores canções da banda.

Resumindo: se gosta de cinema, sexo, rock alternativo e Londres, então assista 9 Canções e sinta-se contemplado integralmente.


  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta