Elenilson Nascimento no Flica 2013 – Cabine Cultural
Notícias

Elenilson Nascimento no Flica 2013

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Memórias de um Herege Compulsivo

Por Pablo Fernandes pablofernandes@rac.com.br

Escritor e blogueiro planeja lançar “Memórias de um Herege Compulsivo” para Festa Literária Internacional de Cachoeira. O jornalista, blogueiro e escritor baiano Elenilson Nascimento relançará na terceira edição da Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica) o livro “Memórias de um Herege Compulsivo” (Clube de Autores). No evento, que acontece entre os dias 23 e 27 de outubro, o articulista do blog Literatura Clandestina já está articulando contatos para participar de uma das mesas de debates, que foi batizada de “A Velocidade da Contemplação Moderna”.

Na obra para ser relançada na festa literária, o autor faz um mergulho ficcional (ou não) num Brasil, que segundo ele, sofre por ainda se comportar como um cão. “Eu decidi olhar as coisas de outra forma, decidi apreciar a beleza da contradição, a beleza da diferença e a beleza da mudança. Tudo isso é difícil pra mim, mas são coisas raras e devem ser apreciadas como uma criança saboreando seu algodão doce, lambendo os dedos pra não perder o gosto, pra não perder a delícia. E você não imagina como eu gostaria de lamber! “, disse Nascimento.

Ainda em fase de avaliação por uma editora do Rio de Janeiro, Elenilson pretende lançar um romance ambientando em Salvador, o livro é o primeiro no qual fala com muita amargura e decepção sobre sua cidade natal. O evento literário de Cachoeira também contará com a presença de Laurentino Gomes, Regina Echeverria, Lars Iyer, Edney Silvestre. Na Flica também participam autores baianos como Elieser Cesar, Karina Rabinovitz, Állex Leila e a historiadora Maria Hilda Baqueiro Paraíso.

Jornal Correio Popular

O escritor soteropolitano iniciou sua trajetória em 2000. Em 2003, ganhou o extinto Prêmio Literatura Virtual, da Litteris Editora, com um poema sobre o 11 de Setembro, chamado “A Batalha da Lucidez ou o Poema das Epifanias”. Neste mesmo ano lançou, de forma independente o seu primeiro livro de poemas, “Palavras Faladas Fadadas Palavras”. Em 2005, lançou o tão comentado livro de contos “Memórias de um Herege Compulsivo” e, em coautoria com Anna Carvalho, o romance “Clandestinos”.  Esta última publicação foi pré-aprovada em edital da Secult-Fundação Pedro Calmon, mas, segundo Elenilson, preterida em favor de algum amigo importante dos responsáveis pela seleção. Nos anos seguintes, participou de várias coletâneas pelo Brasil, além de ser presença constantes em feiras literárias e bienais. Em 2012, foi um dos vencedores do Prêmio Estímulo à Crítica Literária de Artes Contemporâneas promovido pela Fundação Cultural do Estado do Rio de Janeiro. Como jornalista, Nascimento é colunista da revista eletrônica Literatura Clandestina, além de colaborar em vários sites e blogs culturais.

A Flica – Entre dias 23 e 27 de outubro acontece na cidade histórica do Recôncavo Baiano, a terceira edição da Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica). O evento contará com nomes locais, nacionais e internacionais. A festa será gratuita e terá shows musicais, praça de alimentação e pela primeira vez uma programação voltada para o público infantil. O evento tem coordenação geral e realização da Icontent/Rede Bahia e de Marcus Ferreira, da Putzgrillo Cultura e tem o Vice-Presidente do Conselho de Cultura da Bahia, Aurélio Schommer e o escritor Emmanuel Mirdad, da Mirdad Gestão em Cultura, como curadores. A Flica já tem o primeiro patrocinador confirmado: a Oi, através da lei de incentivo estadual à cultura, o Fazcultura. O projeto foi um dos cinco selecionados da Bahia através do concorrido edital nacional da Oi Futuro.

Festa Literária Internacional de Cachoeira – Flica 2013 Local: Conjunto do Carmo – Cachoeira Data: 23 a 27 de outubro (quarta a domingo) Realização: Putzgrillo! Cultura, Icontent/Rede Bahia e Mirdad Gestão em Cultura EVENTO GRATUITO

fonte: Correio Popular


  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta