Cinefoot em Salvador – Cabine Cultural
Agenda

Cinefoot em Salvador

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Evento vem pela primeira vez para a capital baiana

Do encontro entre duas paixões mundiais – cinema e futebol – nasceu o Cinefoot, festival de filmes sobre o esporte mais popular do planeta. Há quatro edições, o evento é sucesso no Rio de Janeiro e São Paulo, mas agora estende seu jogo para todas as cidades sede da Copa das Confederações FIFA, como atividade do calendário paralelo ao torneio.

SALVADOR
O Cinefoot Tour terá Salvador como sede entre os dias 26 e 29 de junho, justamente no período entre o início das semifinais e a disputa do terceiro lugar, que acontece na Arena Fonte Nova, no dia 30. Sendo que as sessões são sempre noturnas, sem nunca chocar com as partidas. A mostra baiana terá quatro filmes de longa-metragem e 12 de curta-metragem, num programa, que reúne alguns dos maiores sucessos das quatro edições do festival Cinefoot realizadas até agora.

Cinefoot Festival

HOMENAGENS
Ex-jogadores dos dois principais times da capital, Bahia e Vitória, serão homenageados em todas as sessões. Eles irão ver os filmes com o público, que terá acesso inteiramente gratuito, mediante retirada de ingressos no guichê do Espaço Itaú Glauber Rocha, complexo de salas, localizado na Praça Castro Alves, que sediará o Cinefoot Tour em Salvador. Especialmente para a edição baiana o Cinefoot Tour presta homenagens ao Bahia e ao Vitória. Este último vai ter ex-craques homenageados na sessão de O Gringo, fita do diretor sérvio Darko Bajic, que fala de seu compatriota Dejan Petkovic, que iniciou a sua trajetória no Brasil jogando no Vitória. O Bahia terá seu dia de glória no festival com a reapresentação do filme Bahêa Minha Vida, de Márcio Cavalcante, em noite que contará com a presença de ex-craques de três gerações do “tricolor de aço”.

Clique na imagem e leia a crítica de Bahêa Minha Vida

FILMES
Entre os destaques da programação estão também alguns filmes muito premiados mundo afora, como o documentário francês Os Rebeldes do Futebol, obra dirigida pela dupla Gilles Rof e Gilles Perez. O filme traz o craque Eric Cantona como mestre de cerimônia, contando os feitos cidadãos, realizações fora dos gramados de cinco jogadores: Mekloufi, Pasic, Caszely, Didier Drogba e o brasileiro Sócrates. Será atração da noite de abertura, no dia 26, juntamente com um curta-metragem que conta a origem do uniforme canarinho da Seleção Brasileira.

A sessão de encerramento, no dia 29 de junho, vai contar com a exibição dos dois filmes vencedores da última edição do Festival Cinefoot, no Rio de Janeiro, no mês passado. Um deles é Memórias de Chumbo, do jornalista Lúcio de Castro, que evidencia a relação entre o futebol e as ditaduras na América Latina. O outro filme é o curta Três no Tri, de Eduardo Souza Lima, que examina a fotografia que virou símbolo do Brasil tricampeão na Copa de 1970. O fotógrafo, que fez a imagem que correu o mundo, conta a história do seu feito.

SERVIÇO
Cinefoot Tour 2013 – Salvador
Espaço Unibanco de Cinema – Glauber Rocha
De 26 a 29 de junho
Sessões noturnas, às 20h30
Entrada Franca


  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta