Concurso fotográfico A de fora é minha! – Cabine Cultural
Agenda

Concurso fotográfico A de fora é minha!

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Concurso faz parte do projeto Cultura em Campo

Tendo o futebol de rua como temática, o concurso fotográfico A de fora é minha! irá premiar a melhor imagem capturada através de câmeras de celular ou máquina digital não profissional. O concurso é uma realização do Espaço Xisto Bahia e integra o projeto Cultura em Campo – Esporte & Artes na cidade, por ocasião da Copa das Confederações. Podem participar jovens de até 24 anos. Para tanto, basta solicitar inclusão no grupo A de fora é minha!, através da rede social Facebook, entre os dias 10 e 18 de junho, e aguardar mensagem de confirmação. Ao final do processo, o autor da imagem que obtiver mais compartilhamentos receberá como prêmio um smartphone com câmera fotográfica de alta resolução integrada.

O concurso prevê também a realização de workshop de fotografia em diferentes bairros da capital, entre os dias 15 e 17 de junho. Já estão confirmados visitas à Cajazeiras, Bairro da Paz e Subúrbio Ferroviário.  A atividade conta com a presença dos fotógrafos baianos Tiago Lima e João Meireles e objetiva sensibilizar à linguagem fotográfica, com apresentação de conteúdos teóricos e práticos que estimulem os jovens participantes a lançarem um olhar eminentemente estético às suas comunidades.

“O futebol de rua, que tem quase tantos apelidos e nomenclaturas quanto praticantes, é capaz de reunir vizinhos, colegas de trabalho e moradores de uma mesma comunidade de forma espontânea, através de um movimento comum e não-hierarquizado, promovendo uma integração dos cidadãos com a cidade. É exatamente a beleza desse movimento que queremos revelar”, afirma Isabela Silveira, coordenadora Espaço Xisto Bahia ao avaliar a iniciativa.

PASSO A PASSO
Após a mensagem de confirmação os jovens irão postar fotos dos “babas” que tiverem acesso no grupo “A de fora é minha” – no Facebook. A cada dia uma imagem será selecionada para ser discutida dentro do grupo, com orientações dos instrutores Tiago Lima e João Meireles de como aquela foto poderia ser aprimorada do ponto de vista técnico e conceitual. As imagens podem ser postadas até o dia 23 de junho. Após esse prazo, uma curadoria irá escolher as 05 melhores imagens participantes. Vale lembrar que não há limite de postagem. O concorrente deve ter no mínimo uma foto no grupo.

Definida as 05 fotos, estas serão então levadas a júri popular online, com votação virtual. Aquela que obtiver um maior número de compartilhamentos por outros usuários da rede social será a vencedora. A premiação acontecerá no dia 29 de junho, às 11h, no Espaço Xisto Bahia. As cinco imagens finalistas serão reproduzidas em tamanho grande e permanecerão expostas no Espaço até o dia 29 de julho, um mês após a premiação.

 


  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta