Sexta edição do Circuito das Artes | Cabine Cultural
Agenda

Sexta edição do Circuito das Artes

Circuito das Artes – Fotografia – Alvaro Villela

Obras de 60 artistas plásticos baianos de diferentes trajetórias e linguagens entram em exposição simultânea, para visitação e venda (a preços acessíveis), de 6 a 21 de julho. São trabalhos assinados por nomes reconhecidos nacionalmente e em projeção, que integram a sexta edição do Circuito das Artes, projeto que desde 2006 envolve criadores, museus e galerias de Salvador, estimulando a produção artística e aquisição de obras.

O Circuito das Artes integra sete espaços, dispostos num roteiro que pode ser feito a pé, numa das áreas mais centrais e que concentra os principais centros culturais da cidade. São eles: Palacete das Artes – Museu Rodin, Galeria do Instituto Cervantes, Galeria da Aliança Francesa, Museu Carlos Costa Pinto, Galeria da ACBEU, Galeria do Goethe-Institut e Galeria Cañizares, parceiros do projeto.

Circuito das Artes – Desenho – Carol Midlej

Neles, estarão distribuídas as 180 peças, três de cada artista, a maioria criada especialmente para o projeto. Entre os nomes que participam dessa sexta edição, estão Eckenberger, Juarez Paraíso, Maria Adair, Almandrade, Ayrson Heráclito, Gaio, David Glat, Ieda Oliveira, Aristides Alves, Daniela Steele, Marcelo Reis, Maria Luedy, Valéria Simões e Vauluízo Bezerra. Os trabalhos englobam as técnicas de pintura, fotografia, escultura, gravura, desenho, grafite sobre suporte móvel, infoarte e objetos.

Circuito das Artes – Fotografia – Rodrigo Fiusa Wanderley

RECORTE PANORÂMICO
A seleção dos criadores ficou a cargo de Alejandra Muñoz (professora de História da Arte da Escola de Belas Artes-UFBA) e Andrea May (artista visual), que escolheram entre cerca de 180 inscritos – número que confirma o prestigio do projeto na agenda da cidade. O Circuito das Artes foi contemplado pelo Edital de Eventos Culturais Calendarizados 2013, da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, com recursos financeiros provenientes do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA), e tem apoio do Grupo A Tarde e do Circuito de Alta Decoração.

Circuito das Artes – Fotografia – Gaio

Aos 60 selecionados, junta-se Nair de Carvalho, que ganha uma sala especial, comemorativa aos seus 80 anos de vida, completados em 2013. A exposição traz dez telas da produção atual de Nair (2011-2013), cuja temática ela vem desenvolvendo recentemente, a cerca dos diversos aspectos da mulher baiana. A técnica mistura pintura com fotografias autorais e constroem imagens que remetem a vivências pessoais, memória coletiva, imaginário popular e feminilidade contemporânea.

Circuito das Artes – Fotografia – Flavio Lopes

ITINERÂNCIA
Este ano, o Circuito das Artes pela primeira vez se estende para mais duas cidades brasileiras, Recife (agosto) e Brasília (outubro), através da etapa TRIANGULAÇÕES. Nela, 20 dos artistas baianos terão seus trabalhos expostos junto a obras de criadores locais, num curadoria compartilhada em cada cidade: Cristiana Tejo em Recife e Marilia Pañitz em Brasília. Ainda em outubro, a mostra conjunta das três capitais retorna a Salvador, para o Museu de Arte Moderna da Bahia, encerrando a itinerância.

Circuito das Artes – Pintura – Jorge Galeano

SERVIÇO
SALVADOR

6 a 21 de julho de 2013
Curadoria de Alejandra Muñoz e Andrea May
No Palacete das Artes – Museu Rodin, Galeria do Instituto Cervantes, Galeria da Aliança Francesa, Museu Carlos Costa Pinto, Galeria da ACBEU, Galeria do Goethe-Institut e Galeria Cañizares.

Circuito das Artes – Colagem – Rogerio Geo Circuito das Artes – Colagem – Rogerio Geo Circuito das Artes – Fotografia – Valeria Simoes

 







Deixe uma resposta