Preciosa Esmerald, a preciosa cantora soul | Cabine Cultural
Música

Preciosa Emerald

Caro Esmerald

A esmeralda é uma pedra que de acordo com os historiadores foi descoberta no Egito há mais de cinco mil anos. Mas a que é objeto deste artigo foi revelado há pouco mais de quatro anos em Amsterdã. Depois que Amy Winehouse injetou jazz na veia do pop o resultado híbrido se tornou um legado que inspirou o despertar de talentos como o da cantora holandesa Caro Emerald.

Trata-se de uma daquelas vozes que dão encanto e graça às canções, um dom incomum descoberto quase que por acaso quando um produtor buscou uma voz para uma gravação demo de uma música e que ao ouvir Caro Emerald entoá-la viu que não precisava levar a canção para outra voz.

The Shocking Miss Emerald

A canção “Back It Up” virou rastilho de pólvora e estourando projetou a voz de Caro Emerald para o reconhecimento público. De lá para cá foram três discos, dois dos quais de estúdio, sendo o mais recente lançado em maio deste ano: “The Shocking Miss Emerald”. Neste mais novo trabalho confirma-se a força e a beleza das interpretações através do suingue pop dançante e da intensidade pulsante, tudo isso amplificado e conduzido com segurança e harmonia por uma voz melodiosa, bela e envolvente, como pode-se perceber em “Tangled Up”, por exemplo, e que já havia acontecido com semelhante brilho em “A Night Like This”, um dos seus sucessos anteriores.

Ela mesma admite que Amy Winehouse é uma inspiração, mas suas referências passeiam também pela música de Michael Jackson e Stevie Wonder, além das divas clássicas do jazz. Cantoras assim são artistas especiais que elaboram seu ofício de uma maneira tão natural e fluida que parecem estar brilhando há muito tempo, feito pedra preciosa de mais de cinco mil anos.

Josival Nunes é escritor, cineasta e colaborador do Cabine Cultural.



4 respostas para “Preciosa Emerald”

  1. Não conhecia essa artista, mas graças a essa (excelente)”introdução” ao seu estilo musical não só gostei da melodia, como a marcante interpretação. Parabéns pelo artigo.

  2. Estupendo comentário, que nos a origem e a descoberta de uma nova diva com todo seu esplendor! Dona de uma voz que sem esforço nenhum, mas sim pela naturalidade “dom especial” arrepia os nossos ouvidos e sentidos através do sonido de sua voz que ecoa como uma orquestra de várias cordas neutralizando todos os nossos sentidos. E como trilha sonora já marcou um breve e marcante momento de nossas vidas!
    Parabéns Josival Nunes pelo maravilhoso comentário e pela preciosa pedra descoberta!

Deixe uma resposta