Seminário A Arte Moderna Brasileira e Baiana – Cabine Cultural
Agenda

Seminário A Arte Moderna Brasileira e Baiana

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Exposição Mários Cravo

O Palacete das Artes, em homenagem aos 90 anos do artista plástico Mário Cravo Jr., promove, de 18 a 20 de julho, o seminário A Arte Moderna Brasileira e Baiana. O encontro, que vai reunir diversos especialistas, artistas plásticos e interessados, pretende discutir e ampliar os estudos do modernismo na obra de Mário Cravo e nas artes plásticas baianas. Durante a abertura do evento, às 19h, com presença confirmada do governador Jaques Wagner, haverá a inauguração de placa, confeccionada pelo artista Luiz Tourinho, que registrará o nome da Sala de Arte Contemporânea do Palacete das Artes como Sala de Arte Contemporânea Mário Cravo Jr., além do lançamento do documentário “Mário Cravo Esculturas”.

Exposição Mários Cravo

O vídeo, lançado pelo Palacete, traça em pouco mais de treze minutos a trajetória de um dos maiores artistas brasileiros. Além da narração de Cravo, traz relatos da vida e obra do escultor, abordados pelo diretor do Palacete, Murilo Ribeiro, também curador da exposição “Mário Cravo Jr. Esculturas”. “Considero coerente na obra de Mário a inquietude. Ele é uma figura singular, forte, ágil, experimentador, irreverente, mágico, generoso, além de um mestre afetuoso. Catalisador do modernismo na Bahia é artista sem tempo e sempre um artista do seu tempo”, define Ribeiro.

Exposição Mários Cravo

Também presente na exibição, o secretário de cultura, Albino Rubim, acrescenta o avanço do modernismo com a obra de Cravo, que considera fabulosa. “Mário Cravo Júnior tem lugar vital na instalação e consolidação do modernismo na Bahia. E, além de ter esse papel inovador, com sua criatividade, assume lugar de destaque na nossa arte moderna. Sua obra está disseminada nas ruas e prédios de Salvador e de outras cidades. Ela encontra acolhida em relevantes museus no Brasil e no mundo. Sua produção artística é reconhecida em estudos, publicações e ambientes culturais. Nada mais justo que homenagear nosso escultor maior, agora nos seus 90 bem vividos e criativos anos”.

Exposição Mários Cravo

MÁRIO CRAVO JR.
Mário Cravo Jr. é considerado o maior expoente do movimento de arte moderna da Bahia dos anos 40 e 50, e um dos mais importantes artistas da nossa terra. Escultor reconhecido internacionalmente, do mesmo modo que seus contemporâneos Carybé e Jorge Amado, imprimiu em sua obra a essência do povo, suas tradições e crenças, seus costumes e mitos. Artista nato, jovem talentoso, homem falante, criativo e agitador, no melhor dos sentidos, foi do barro para o gesso e daí para a pedra sabão, aço, sucata, alumínio, resina, plástico, enfim, todo material que pudesse trabalhar.

Exposição Mários Cravo

Para o artista, a homenagem com a Sala Contemporânea representa um novo marco para a capital baiana.

“Fico muito sensibilizado com esta homenagem, em nome de toda minha geração de artistas. Ganhará com isso a cidade, cuja cultura terá uma construção mais dinâmica e atrativa para seus moradores e visitantes. Apesar disso, acredito que o poder público ainda deve uma homenagem a Carybé, o mais baiano dos artistas”.

Exposição Mários Cravo

Na sequência da programação, duas mesas redondas, dias 19 e 20, irão abordar desde a Semana de Arte Moderna de 22, passando pelo contexto histórico do Modernismo na Bahia, suas transformações socioeconômicas e suas mudanças políticas. Na sexta-feira, a partir das 18h30, falarão o secretário de planejamento do Estado, José Sérgio Gabrielli e o cientista político Paulo Fábio Dantas Neto, com mediação da professora Juciara Maria Nogueira (Ufba). Já na manhã do sábado (20), às 9h30, a pauta central será o Modernismo nas Artes, com o artista plástico Almandrade (FGM) e os professores da Ufba, Luiz Alberto Freire e José Antônio Saja (mediador).

Exposição Mários Cravo

A inscrição é gratuita e deve ser feita pelo telefone 71 3117 6998 ou pelo email: setoreducativo.palacetedasartes@gmail.com até o dia 16 de julho. Paralelo à programação, o público ainda pode conferir a exposição “Mario Cravo Jr. Esculturas”, que permanece no Palacete até o dia 1° de setembro. A mostra é composta por 58 peças, e tem a curadoria de Murilo Ribeiro, em parceria com o artista e sua assessoria.

Notícia completa AQUI

SERVIÇO
Palacete das Artes

Rua da Graça, nº 284
Graça,  Salvador, Bahia CEP 40.150-060

Horário de funcionamento
De terças às sextas-feiras, das 13 às 19h;
Sábados, domingos e feriados, das 14 às 19h.
Informações:  (55) 71 – 3117-6987
Visitação gratuita

Exposição Mários Cravo

 


  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta