Espetáculo Barrinho, o menino de barro – Cabine Cultural
Agenda

Espetáculo Barrinho, o menino de barro

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Barrinho, o menino de barro.

Da obra de Mabel Velloso, filha de Dona Canô, estreia em 27 de julho no Teatro Jorge Amado o espetáculo de teatro infantil Barrinho, o menino de barro.

Brincando com o barro, um menino cria um boneco a sua imagem e semelhança, apelidado de Barrinho, que se torna o seu brinquedo mais querido. Em uma noite de lua cheia, porém, o menino deseja profundamente uma companhia, alguém com quem possa conversar. Olha para o Céu e pede um irmão. Nesse momento, Barrinho ganha vida e começa a falar. Barrinho fala sobre comportamentos humanos, dá exemplos, faz reflexões sobre a vida. Ele faz e canta músicas, fala do barro, do trabalho manual. É da terra, do barro, que temos as casas de pau a pique, os vasos e jarros de barro, as moringas.

FÁBULA
A mistura de sonho e realidade faz refletir sobre a importância do outro na nossa vida – seja ele um parente, um amigo, um amor, um colega, um vizinho ou um ilustre desconhecido. Afinal, é a relação com os outros que nos define como cidadãos e nos transforma – a nós e a nossa sociedade. Barrinho é, portanto, uma fábula sobre como a amizade e a solidariedade podem contribuir para o nosso crescimento individual e coletivo. Valores como família, amizade, companheirismo, respeito aos pais, educação doméstica estão presentes no texto e nas ações. A relação do homem com a terra, o barro, o sustento da família com uma profissão artesanal serão mostrados às crianças através das atitudes de seus personagens.

Barrinho, o menino de barro.

MABEL
Mabel Velloso, nascida em Santo Amaro da Purificação, é poeta, escritora, letrista e professora. Ensinou durante vinte anos em Santo Amaro e mora há mais dez anos em Salvador, trabalhando com arte-educação e participando de encontros, seminários em colégios, sempre mostrando o livro como o bom companheiro, como o brinquedo calado. Publicou mais de dez livros infanto-juvenis por diversas editoras.

EQUIPE
Na equipe técnica, João Sanches, diretor e dramaturgo, que assina a adaptação do livro de Mabel para o teatro infantil, recebeu o Prêmio Baskem de teatro pelo espetáculo Entre nós.

A direção deste novo espetáculo é de Fernanda Paquelet, com mais de 15 espetáculos dirigidos em seu currículo, foi indicada ao Prêmio Braskem de teatro pelo espetáculo A Vaca Lelé. Dois expoentes do teatro na Bahia, com coleção de prêmios e indicações. Completando a equipe técnica, Miguel Carvalho assina o figurino, Maurício Pedrosa assina a cenografia e adereços e Alex Mesquita assina a trilha sonora. Todos os três são professores universitários atuantes na área de teatro e seus trabalhos acadêmicos estão voltados para o universo do recôncavo, com pesquisas que resultaram em teses de mestrado sobre o tema.

LIBRA
Ação que diferencia o espetáculo dos demais é a presença da LIBRA – Língua Brasileira dos Sinais – inserida no espetáculo. Estamos acostumados a ver um intérprete ao lado do palco realizando os sinais para os deficientes auditivos.

Barrinho, o menino de barro.

Em Barrinho, o menino de barro, a LIBRA é interpretada pelos atores e bailarinos, no palco, ao mesmo tempo em que as cenas acontecem. Ao final de cada apresentação, toda criança levará uma pequena bolinha de barro para criar seu próprio barrinho em casa.

SERVIÇO
Dias 27 e 28 de julho e 03 e 04 de agosto

Sábados e domingos às 11h e16h
Teatro Jorge Amado – 418 lugares
R$ 60,00 (inteira) e R$ 30,00 (Meia)



  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta