Exposição Poética digital no Palacete das Artes – Cabine Cultural
Agenda

Exposição Poética digital no Palacete das Artes

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Poética digital

O Palacete das Artes inaugurou no dia 30 de julho a exposição Poética digital, do artista Henrique Antônio de Barros e Azevedo. A mostra, inédita na Bahia, apresenta os resultados de experiências gráficas digitais produzidas pelo expositor, que também é engenheiro, com o que existe de mais avançado em tecnologia de impressão de artes gráficas. O evento é gratuito.

Os quadros que estarão em exposição sugerem ambientes virtuais capazes de interferir no espaço real, quando as imagens são impressas em grandes dimensões. Ainda há possibilidade de serem utilizadas em caixas ou em backlights (forma de iluminação usada num monitor LCD) produzindo efeitos tridimensionais e luminosos, além de ilusórios óticos capazes de sugerir movimentos vertiginosos ao apreciador. Na mesma oportunidade, serão apresentadas infinitas possibilidades dos objetos geométricos fractais (como o conjunto Mandelbrot) na criação artística.

Poética digital

A OBRA
Em poética digital, o autor trabalha com impressoras especiais de alta resolução, denominadas giclée printers, de 12 cabeças de impressão, em papel-algodão importado, tipo museu, de alta gramatura e durabilidade.  Como recursos digitais foram escolhidos os brilhos, contrastes, os dégradés e as transparências, para criar profundidades, sugestão de volume e efeitos de luz. Já nas manipulações foram utilizados, conforme o caso, pequenos programas de algoritmo aritmético ou fractal, capazes de interferir na modelagem das imagens, segundo o interesse do autor.

Poética digital

O ARTISTA
Henrique Antonio de Barros e Azevedo é engenheiro e pós-graduado em diversas especialidades. Artista autodidata, iniciou-se nas artes plásticas e na fotografia na década de 1960 desenvolvendo inúmeros estudos e expondo seus trabalhos em várias coletivas, dentre elas: Associação Brasileira de Arte Fotográfica, Salão Nacional de Arte Moderna, Salão de Arte Contemporânea de Campinas eBienal da Bahia. A partir de 1970, por motivos profissionais, viu-se obrigado a ausentar-se dos circuitos de Exposições. Desde então interessou-se pela arte digital passando a desenvolver, com o auxílio do computador, inúmeros trabalhos gráficos experimentais, percorrendo, dessa forma, variadas formas de expressão.

EXPOSIÇÃO
De 31 de julho a 1º de setembro de 2013
De terças às sextas-feiras, das 13 às 19h; sábados, domingos e feriados, das 14 às 19h.

[fbshare url=”http://cabinecultural.com/2013/08/02/exposicao-poetica-digital-no-palacete-das-artes/” type=”button”]

[twitter url=”http://cabinecultural.com/2013/08/02/exposicao-poetica-digital-no-palacete-das-artes/” style=”horizontal” float=”left”]

[google_plusone href=”http://cabinecultural.com/2013/08/02/exposicao-poetica-digital-no-palacete-das-artes/” size=”standard” annotation=”none” language=”English (UK)”]


  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta