Espetáculo Edukators em Salvador – Cabine Cultural
Agenda

Espetáculo Edukators em Salvador

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Edukators

Adaptado do clássico do cinema alemão de Hans Weingartner, o espetáculo sintetiza a indignação de uma geração órfã de revoluções. Rebeldes contemporâneos, Jan e Peter se autodenominam os educadores, donos de uma revolução simbólica e pacifista: eles invadem mansões, trocam móveis e objetos de lugar e disseminam mensagens de protesto. Tudo vai bem até um erro crucial durante a invasão da mansão de um milionário, que leva a um sequestro. Em Edukators, o conflito de gerações costura o retrato de uma juventude que não acredita em nada, mas nitidamente sente falta das utopias. A adaptação para o teatro é de Rafael Gomes e direção de João Fonseca. O elenco é formado pelo quarteto Natália Lage, Edmilson Barros, Fabrício Belsoff e Pablo Sanábio.

EDUKATORS
 “Seus dias de fartura estão contados”. Ameaça terrorista? Manifesto? Desejo de mudar o mundo? Utopia? A mensagem escrita em um bilhete e espalhada pelos ‘Edukators’ propõe uma revolução. Eles não se conformam com a desigualdade social, é preciso reverter a lógica capitalista, transformar o pensamento de cada indivíduo. É tempo de mudança, movimento. Os ‘Edukators’ nasceram no cinema, fruto da imaginação do roteirista e diretor austríaco Hans Weingartner, mas podem estar na sala ao lado. Realidade e ficção desatam os nós, rompem as fronteiras. A criação de Hans Weingartner tornou-se um dos mais cultuados filmes dos últimos anos, uma espécie de manifesto da nova geração, carente de utopias e ideias, dividida entre a nostalgia de um espírito revolucionário e a aceitação do “fracasso” de movimentos que pregavam a justiça e igualdade social. O filme foi indicado à Palma de Ouro em Cannes e narra à história de três jovens que vivem em Berlim e praticam uma série de ações pacifistas. Eles acreditam que podem mudar o mundo, se auto intitulam ‘Edukators’ e procuram espalhar sua indignação de forma pacífica, invadindo mansões para divulgar suas mensagens de protesto. Eles não roubam nada, apenas alteram os móveis de lugar, desconfiguram o espaço. O objetivo é confundir, ameaçar simbolicamente. A invasão é arrematada com um bilhete no qual se lê a frase-manifesto: “Seus dias de fartura estão contados”.

Cena do filme Edukators

ELENCO
Pablo Sanábio e Fabrício Belsoff vivem os Edukators Peter e Jan, respectivamente. Natália Lage é Jule, namorada de Peter, que acaba descobrindo tudo e propõe a invasão da casa do milionário Hardenberg (Edmilson Barros), a quem deve uma considerável quantia em dinheiro. Algo dá errado e eles são obrigados a sequestrar Hardenberg. Da convivência e embate entre esses quatro personagens brotam as mais belas reflexões do texto. “Cada coração é uma célula revolucionária”. A relação entre os três amigos também se altera, ainda mais quando vem à tona a atração entre Jule e Jan. Nervos e desejos expostos. “O corpo é capaz de produzir drogas poderosíssimas e viciantes, como a paixão”.

PRODUÇÃO
Pablo Sanábio comprou os direitos para a montagem  e  associou-se  à Primeira Página Produções de Maria Siman, que assina a direção de produção, para a realização da montagem no Brasil. O diretor João Fonseca logo se juntou ao projeto. E a adaptação é de Rafael Gomes. A equipe da montagem brasileira de Edukators tem direção de produção de Maria Siman, cenários de Nello Marrese, figurinos de Bruno Perlatto, vídeos de Paola Barreto, iluminação de Luiz Paulo Nenen, trilha sonora de Rodrigo Penna e preparação corporal de Rafaela Amado.

Edukators – Paula kossatz

SERVIÇO
Edukators

Dias 1O e 11 de agosto de 2O13.
Sábado, as 21h  e Domingo as 2Oh
R$70,00 (Inteira) e R$35,00 (Meia)
Teatro SESC Casa do Comercio


  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta