Projeto Curta Colaborativo | Cabine Cultural
Notícias

Projeto Curta Colaborativo

Curta Colaborativo

Trabalhar educação, cultura e criação em cinema. É com esse propósito que o projeto Curta Colaborativo, em parceria com a Associação Pracatum, abre inscrições para oficinas técnicas de cinema. Além das oficinas, o projeto visa produzir de forma colaborativa o curta-metragem Sorte ou Revés, com roteiro desenvolvido pela diretora do projeto e cineasta, Sophia Mídian. As inscrições são gratuitas e estão abertas de 5 a 21 de agosto através do blog Curta Colaborativo  As oficinas acontecem entre 26 de agosto e 27 de setembro.

O Curta Colaborativo oferecerá oficinas, realizadas na sede da Pracatum (Candeal), pela equipe técnica do filme Sorte ou Revés, que ministrarão aulas de sua correspondente área de atuação aos alunos interessados. Serão oferecidas cinco oficinas, cada uma com 15 vagas e carga horária de 20h semanais: cinematografia digital, operação de áudio, direção de arte, produção executiva e atuação para cinema e vídeo. A seleção dos inscritos acontecerá através da declaração de intenção disponível no blog e o resultado será divulgado no dia 23 de agosto.

Na segunda fase do trabalho, os participantes que tiverem melhor rendimento nas oficinas se envolverão também na produção do filme, que se dará de forma colaborativa com a interação e intervenção entre os técnicos e os alunos. Dessa vez, a seleção será feita pelos professores, que escolherão cerca de três integrantes de cada oficina para serem seus assistentes durante a produção de Sorte ou Revés. Na intenção de também revelar novos talentos, dois personagens do filme serão escolhidos após a oficina de atores.

Depois de finalizado, o filme terá sua pré-estreia na comunidade do Candeal, principal locação do filme. Após o lançamento, o curta também será distribuído para exibição em canais públicos de TV e salas de arte, além de espaços culturais, como a Sala Walter da Silveira. Outra meta é inscrevê-lo em Mostras e Festivais de Cinema e Vídeo, nacionais e internacionais, contribuindo dessa forma para difundir o trabalho realizado colaborativamente entre profissionais e jovens estudantes de cinema.

Sophia Mídian

O FILME
Sorte ou Revés mostra de perto um dia na vida de um homem que, movido pelo vício em jogos de azar e às voltas com o desgosto de estar desempregado, mergulha no mundo colorido e na promessa de riqueza que rodeia o universo dos caça-níqueis. A principal locação do filme será o bairro do Candeal, onde serão retratadas, ainda, questões do ambiente periférico urbano.

PROGRAMAÇÃO
De 26 a 30 de agosto

Oficina de Preparação de Elenco – O ator, a cena e a câmera!
MARCELO SOUZA BRITO
A oficina propõe trabalhar o potencial artístico dos alunos, fazendo com que eles estimulem sua criatividade e despertem seu interesse pelo teatro e cinema. Para o desenvolvimento desse processo serão utilizadas técnicas de dramaturgia que permitam aos participantes aprenderem a interagir com a cena e a câmera. A proposta do trabalho procura ainda apontar o teatro e o cinema como opções de entretenimento para todos os tipos de público, mostrando que a arte possibilita desenvolver a criatividade, as relações interpessoais, a expressão corporal e o autoconhecimento.

Oficina de Produção Executiva – O cinema e a produção
DANIELE BORGES
A oficina tem como objetivo capacitar os alunos na área de produção executiva em cinema com ênfase em filmes de curta metragem e documentários, considerando aspectos que caracterizem o processo produtivo como: captação de recursos para financiamento do projeto, marketing cultural, planejamento e execução da rotina de produção cinematográfica. As aulas também contribuem no estímulo ao potencial criativo e habilidades profissionais dos participantes.

De 9 a 13 de setembro
Oficina de direção de fotografia – Princípios para uma boa filmagem
JÁSIO VELASQUEZ
Nesta oficina pretende-se trabalhar junto ao aluno as diferentes etapas e processos que a fotografia cinética precisa para desenvolver diversos projetos, desde uma entrevista até uma historia de ficção.  Os participantes irão aprender as noções básicas de iluminação para cinematografia, assim como obter o conhecimento do funcionamento técnico dos suportes ou câmeras.

Curta Colaborativo

Oficina de direção de arte – Construindo o universo visual do filme
CAROL TANAJURA
A ideia é trabalhar a partir do próprio universo dos alunos para construir os conceitos da Direção de Arte em cinema. A oficina será dividida em duas partes. Na primeira, serão discutidos os conceitos teóricos e demonstrado como a arte influencia diretamente no resultado estético da obra, contribuindo para compreender conceitualmente o filme. Na segunda parte, a turma deverá elaborar um projeto de direção de arte para o curta-metragem, desde a visita a possíveis locações, escolha de objetos de cena e figurino, até o diálogo com a direção de fotografia e a direção geral, no sentido de preparar a estrutura que receberá as filmagens.

23 a 27 de setembro
Oficina de Operação de áudio – A arte de captar o som
NICOLAS HALLET
Oficina aberta para quem quer entender e praticar a captação de som em vídeo. A oficina é composta de uma parte teórica sobre os estudos dos equipamentos utilizados em captação de som e outra parte prática de captação em ambiente interno e externo.  Durante as aulas serão trabalhados temas como: acústica, sistema de mixagem, microfones e dispositivos de som.

Produção do filme: 30 de setembro a 7 de outubro (8 dias no set de filmagem).

 




3 respostas para “Projeto Curta Colaborativo”

  1. É vergonhoso perceber o tamanho do desleixo e da falta do respeito, mas tudo bem, talvez não seja mesmo pra mim, tem coisas que se quer merecem nossa atençaõ, ou muitas das vezes é Deus que nos impede de estarmos em lugares e situações que não são dignas de nossas presenças. Bom trabalho…

  2. É verdade nem entaram em contato comigo, não acredito nisso, ansioso esperando o convite e simplesmente vocês me excluem.

Deixe uma resposta