Ritos de Passagem no CineFacom – Cabine Cultural
Agenda

Ritos de Passagem no CineFacom

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Ritos de Passagem

No próximo dia 28 de agosto (quarta-feira), o CineFacom – Mostra Audiovisual dos Estudantes da UFBA – exibirá o longa-metragem de animação, Ritos de Passagem (2012), do artista plástico e diretor baiano Chico Liberato. A exibição começará às 19 horas, no auditório da Faculdade de Comunicação (FACOM) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Após a sessão, acontecerá um bate-papo com as presenças do diretor do longa, Chico Liberato, e  também da roteirista, Alba Liberato. O bate-papo será mediado por Adriano Oliveira, mestre em Teorias e Crítica da Literatura e da Cultura, com enfoque em análise fílmica, doutorando na UFBA com um projeto sobre o cinema de Tarantino e atual professor assistente do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

Ritos de Passagem

RITOS DE PASSAGEM
A animação gira em torno de dois personagens recorrentes no imaginário nordestino, o Santo e o Guerreiro. Após a morte, os dois personagens entram na barca de Caronte, o barqueiro do rio que separa o mundo dos vivos do mundo dos mortos, segundo a mitologia grega. A partir desse enredo envolvente, é iniciada uma reflexão sobre os atos e escolhas que cada personagem fez em resposta aos acontecimentos que a vida lhes reservou. O filme dialoga com o cotidiano do povo nordestino, o qual vive seu dia-a-dia imerso em suas crenças e superstições. Em Ritos de Passagem, Chico nos apresenta cantigas populares típicas do Nordeste, folclore, costumes e hábitos da gente do semiárido brasileiro. Os dois personagens principais da animação, o Santo e o Guerreiro, são uma clara homenagem a Lampião e a Antônio Conselheiro.

CHICO LIBERATO
Francisco Liberato de Mattos, mas conhecido como Chico Liberato, nasceu em Salvador, em 1936.  Artista consagrado em diversas áreas é uma figura expoente e pioneira no cinema de animação na Bahia, com várias produções na área do audiovisual, dentre as quais o terceiro filme de animação feito no Brasil, Boi Aruá (1985). Chico é considerado uma das figuras mais importantes do cenário audiovisual baiano na atualidade.

Ritos de Passagem no CineFacom

SERVIÇO
VIII edição do CineFacom – exibição do filme Ritos de Passagem

28 de agosto (quarta-feira), às 19 horas;
Auditório da Faculdade de Comunicação da UFBA. Rua Barão de Geremoabo, s/n, Ondina.
Entrada franca


  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta