Selecionados do Curta Vale 2013 – Cabine Cultural
Notícias

Selecionados do Curta Vale 2013

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Curta Vale

E acabou de sair os nomes dos curtas selecionados para as mostras que compõem primeira edição do Festival Curta Vale 2013. Dentre os selecionados, grandes projetos baianos, como Desvelo, Cadeado, Menino do Cinco, Da Alegria, do Mar e de outras coisas  e Braseiro, que certamente chegam bem para disputar a maior premiação desta edição. Confira aqui entrevista com o organizador desta edição e também veja todos os selecionados.

Seleção competitiva – Mostra Bahia

A Tarefada Vandelson Gonçalves – (Documentário-17mim) CI- Livre – A Tarefada é um lugar referencial de coletividade. As famílias se juntam em mutirão para cumprir a jornada do período das tarefadas, uma ajudando as outras em solidariedade, como alternativa de enfrentamento as vivenciadas em regiões que sempre sofreram com a ausência de chuvas e de políticas públicas. A Tarefada trás uma narrativa do processo de produção da farinha a partir dos seus componentes históricos, culturais, econômico e sociais e mostra como o “fazer Farinha” é cantar as alegrias e os sofrimentos do dia a dia e contar a vida na condição de protagonistas de sua própria memória…

Atrás dos Olhos Luan Santana Marques – (Ficção 14 mim) – CI-10 anos – Sinopse: A insuficiência e o vazio jogados no centro de uma cidade. Um personagem buscando ser sujeito.

Braseiro

Braseiro Thiago Gomes – (Ficção 23 mim) – CI 14 anos – Sinopse: No Sertão nordestino, numa casa em ruínas, Avó, Pai, Mãe e Filho tentam encontrar uma maneira de salvar o Filho Mais Velho, que foi pego roubando nas terras do vizinho, Zé Seco.

Cadeado – Leon Sampaio (Ficção14 mim) – CI – LivreO filme acompanha a jornada de um professor e de alunos especiais da zona rural. É o primeiro dia de aula do professor. Ele corta a cidade, chega a parada de ônibus, espera pacientemente pelo transporte que o levará até a escola. Enquanto espera, os alunos se movem cada um em sua jornada. O professor chega a escola, os alunos esperam. Um cadeado os impede de entrar.

Cine ÉdenEdson Bastos e Henrique Filho – (Documentário 21min45seg) CI – 14 anos – Sinopse: O Cine Teatro Éden, localizado na cidade de Ipiaú-BA, foi palco de muitas histórias que marcaram diversas gerações com exibições de filmes, peças teatrais e shows musicais. Mais de 20 anos se passaram após o seu fechamento e o tombamento da sua fachada, e até hoje muitos sonham com o Novo Cine Éden.

Da Alegria, do Mar e de Outras Coisas

Da Alegria do Mar e de Outras Coisas – Ceci Alves (Ficção 14 mim) – CI – 14 anos – Sinopse: O filme é livremente inspirado na história real dos travestis baianos Júnior da Silva Lago, 22 anos, a “Luana”, assassinado covardemente por policiais militares, e do sobrevivente da barbárie, Jocimar Oliveira do Carmo, a “Joice”.

Desvelo – Clarissa Rebouças – (Ficção 15’10) CI – 14 anos – Sinopse: Luzia se apaixona por Léo, mas para viver esse amor precisa fugir da cidade em que vive e do ciúmes de seu ex namorado, Diogo . Durante o caminho, o casal passa por aventuras onde Luzia descobre a verdadeira identidade de Léo e conhece o que é o amor.

JessyPaula Lice – Rodrigo Luna e Roney Jorge (Documentário 13min) – CI – 12 anos – Sinopse: Jessy é a versão curta de Jéssica Cristopherry, e assim se chamavam todas as personagens da infância de Paula Lice. Atriz, dramaturga e mulher, Paula conta com o apoio das madrinhas Carolina Vargas, Ginna d’Mascar, Mitta Lux, Rainha Loulou e Valérie O’harah, para resgatar Jéssica e realizar o desejo de ser transformista. O filme documenta a construção de Jéssica e homenageia carinhosamente a cena transformista soteropolitana.

Desvelo

Menino do Cinco Marcelo Matos e Wallace Nogueira – (Ficção 20 mim) CI – 10 anos -Sinopse: Ricardo finalmente encontra um amigo, mas ele não pode ser seu.

O Menino Invisível Murilo Deolino – Danilo Umbelino – Uiran Paranhos – (Ficção 8 mim) CI – Livre Sinopse: Um menino morador de rua é sistematicamente ignorado pelos passantes. Entretanto, a pobreza e o abandono não são capazes de embotar seu natural desejo infantil de sonhar. Inspirado em um gibi de super-herói, ele se investe de desconcertante fantasia constituída de despojos artificiais do consumo, para zombar dos perfis (des)humanos que povoam as ruas e da miopia de alto grau que assola a sociedade contemporânea.

Confira os selecionados da mostra brasiliana clicando aqui


  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta