Mostra O Fantástico Reino do Sr. Anderson – Cabine Cultural
Agenda

Mostra O Fantástico Reino do Sr. Anderson

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Moonrise Kingdom

A Sala Walter da Silveira realiza entre os dias 13 e 19 de setembro a primeira retrospectiva integral da obra do cineasta norte-americano Wes Anderson na Bahia. Considerado um dos mais importantes nomes do cinema independente mundial, Anderson consolidou ao longo de sete longas-metragens e dois curtas, um estilo inconfundível, marcado pelo uso de planos perfeitamente simétricos, composições altamente coloridas e por uma atenção singular aos mínimos detalhes. Povoada por personagens disfuncionais, excêntricos e complexos, sua obra pode ser vista como um vívido e contundente estudo da vida em comunidade, principalmente em família, articulando doses de humor e melancolia. A Mostra O Fantástico Reino do Sr. Anderson, além de apresentar sua filmografia completa, resgata algumas de suas mais fortes influências, incluindo filmes de Martin Scorsese, Peter Bogdanovich e Jean Renoir. A entrada é gratuita. Confira a programação.

Dia 13/09 (sexta-feira)
16h
Moonrise Kingdom
(Moonrise Kingdom, EUA, 2012)
Direção: Wes Anderson. Duração: 94 min.
Elenco: Jared Gilman, Kara Hayward, Bill Murray, Frances McDormand, Bruce Willis, Edward Norton, Tilda Swinton, Bob Balaban e Jason Schwartzman.
Classificação: 12 anos
Sinopse: Verão de 1965, uma pequena ilha localizada na costa da Nova Inglaterra. Sam (Jared Gilman) e Suzy (Kara Hayward) sentem-se deslocados em meio às pessoas com que convivem. Após se conhecerem em uma peça teatral na qual Suzy atuava, eles passam a trocar cartas regularmente. Um dia, fazem um pacto de deixar tudo para trás e fugir juntos. Enquanto os pais de Suzy (Bill Murray e Frances McDormand), o capitão Sharp (Bruce Willis) e o escoteiro-chefe Ward (Edward Norton) fizessem todo o possível para reencontrá-los, uma tempestade violenta se forma no horizonte – e a vida da pacífica comunidade é virada de ponta-cabeça.

O Fantástico Sr. Raposo

18h
Lua de Papel
(Paper Moon, EUA, 1973)
Direção: Peter Bogdanovich. Duração: 102 min.
Elenco: Ryan O’Neal, Tatum O’Neal, Madeline Kahn e John Hillerman.
Classificação: 12 anos
Sinopse:
Em 1936, após a morte da mãe, a órfã Addie Loggins (Tatum O’Neal) fica sob os cuidados de Moses Pray (Ryan O’Neal), um vendedor de bíblias que na verdade é um vigarista, que pode ou não ser o pai de Addie. Tentando entregar Addie aos parentes dela, Moses descobre que aquela menina de 9 anos é bem precoce, pois tem um enorme “jogo de cintura” e até mesmo fuma e pragueja. Eles se unem como caloteiros e trabalham tão bem que Addie se recusa em desfazer a dupla e sabota o romance entre Moses e Trixie Delight (Madeline Kahn), uma aproveitadora. Após isto tentam fazer algo realmente arriscado: roubar a bebida de um contrabandista e lhe vender a própria mercadoria. Tudo iria correr bem, se ele não fosse irmão do xerife.

Confira a programação completa clicando aqui

20h
Os Excêntricos Tenenbaums
(The Royal Tenenbaums, EUA, 2001)
Direção: Wes Anderson. Duração: 110 min
Elenco: Gene Hackman, Anjelica Huston, Ben Stiller, Gwyneth Paltrow, Luke Wilson, Owen Wilson, Bill Murray, Danny Glover e Seymour Cassel.
Classificação: 14 anos
Sinopse: Royal Tenenbaum (Gene Hackman) e sua esposa, Etheline (Anjelica Huston), tiveram três filhos e, após alguns anos, se separaram. Chas, Margot e Richie Tenenbaum eram crianças-prodígio. Chas (Ben Stiller) entrou no ramo imobiliário, tendo uma compreensão quase sobrenatural de finanças. Margot (Gwyneth Paltrow) logo se tornou uma roteirista de teatro de sucesso. Richie (Luke Wilson) era um campeão de tênis mirim, e venceu o campeonato nacional durante três anos seguidos. Mas isso não significa que sejam felizes. Praticamente toda memória da genialidade dos jovens Tenenbaums foi apagada por duas décadas de traição, fracasso e desastre. É então que Royal resolve voltar e tentar reatar os antigos laços.

A Vida Marinha de Steve Zissou

Dia 14/09 (sábado)
16h
O Fantástico Sr. Raposo
(Fantastic Mr. Fox, EUA, 2009)
Direção: Wes Anderson. Duração: 87 min.
Elenco: George Clooney, Meryl Streep, Jason Schwartzman, Eric Chase Anderson, Bill Murray, Willem Dafoe, Owen Wilson, Michael Gambon, Robin Hurlstone, Hugo Guinness e Adrien Brody
Classificação: 10 anos
Sinopse: O Sr. Raposo e a Dona Raposa (George Clooney e Meryl Streep)  levam uma vida idílica com seu filho Ash (Jason Schwartzman) e o jovem sobrinho que se hospeda na casa deles, Kristofferson. Mas, após 12 anos de uma vida doméstica tranquila, a existência bucólica se torna um fardo para os instintos selvagens do sr. Raposo. Com a mudança para uma colina próxima a três fazendas, ele não consegue aguentar: retoma os antigos hábitos de ladrão de galinhas, e não apenas coloca em risco a segurança de sua família como também ameaça toda a comunidade animal. Baseado no best-seller de Roald Dahl (escritor de “A Fantástica Fábrica de Chocolate”) e Indicado ao Oscar de Melhor Animação, “O Fantástico Sr. Raposo” é uma aventura hilária e emocionante para todas as idades. Observação: Essa sessão será dublada.

18h
Três é Demais
(Rushmore, EUA, 1998)
Direção: Wes Anderson. Duração: 93 min.
Elenco: Jason Schwartzman, Bill Murray, Olivia Williams, Seymour Cassel, Brian Cox, Mason Gamble, Sara Tanaka, Connie Nielsen, Luke Wilson
Classificação: 14 anos
Sinopse:
Max Fischer (Jason Schwartzman), um rapaz de quinze anos, é o aluno mais extracurricular de Rushmore, uma escola preparatória para jovens de famílias ricas – mas o menos estudioso. Apesar de se dedicar a várias atividades extracurriculares, Max corre o risco de perder sua bolsa de estudos e ser expulso, por conta de suas notas muito baixas. Ele se torna amigo de Herman Blume (Bill Murray), um magnata que atravessa uma depressão, e de Rosemary Cross (Olivia Williams), uma doce professora de primário. Só que tanto Herman quanto Max acabam se apaixonando por Rosemary.

Mostra O Fantastico Reino do Sr. Anderson

20h
A Vida Marinha com Steve Zissou
(Moonrise Kingdom, EUA, 2012)
Direção: Wes Anderson
Duração: 119 min.
Elenco: Bill Murray, Owen Wilson, Cate Blanchett, Anjelica Huston, Willem Dafoe, Jeff Goldblum, Michael Gambon e Seu Jorge.
Classificação: 14 anos
Sinopse:
O lendário explorador subaquático Steve Zissou (Bill Murray) e sua equipe partem numa expedição para caçar o misterioso (e possivelmente inexistente) tubarão-jaguar – que recentemente, durante a filmagem de sua última aventura, devorou Esteban, melhor amigo e parceiro de longa data de Zissou. Juntam-se a eles um jovem co-piloto (Owen Wilson) que pode ou não ser filho de Zissou; uma bela jornalista (Cate Blanchett) destacada para escrever um perfil do explorador; e sua distante esposa e coprodutora Eleanor (Anjelica Huston). Além disso, Zissou precisa lidar com os boatos de que está perdendo seu talento. Em meio a tudo isso, a equipe de Zissou tem que lidar com complicações esmagaduras – que incluem piratas, sequestros e crise financeira – enquanto tenta realizar seu maior épico cinematográfico, que permitirá a Steve Zissou recuperar seu prestígio, ser o pai que nunca imaginou poder ser e conseguir vingança do tubarão-jaguar.

Confira a programação completa clicando aqui


  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta