Mostra A MPB no cinema – Cabine Cultural
Agenda

Mostra A MPB no cinema

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Chega de Saudade

De 13 a 19 de setembro a Sala Alexandre Robatto apresenta a Mostra A MPB no cinema, com filmes que dialogam com o gênero musical mais tradicional da música nacional. A Entrada é Franca. Confiram a programação e se agendem!

Dias 13 e 16/09
15h e 17h
É Simonal (BRA, 1970)
Direção:
Domingos Oliveira
Elenco: Wilson Simonal, Irene Stefânia, Irma Alvarez, Oduvaldo Viana Filho, Carlos Kroeber e Maria Gladys.
Duração: 87 minutos
Classificação: 12 anos
Sinopse – Fã do cantor Wilson Simonal viaja para o Rio de Janeiro esperando encontrar seu ídolo. Passando-se por jornalista, a moça consegue se aproximar do astro durante um ensaio. Insólita comédia musical embalada pelo sucesso de Simonal nos anos 1970, reúne imagens antológicas do artista em shows na boate Sucata e no Maracanãzinho. Parte delas foi usada no documentário “Simonal – ninguém sabe o duro que dei” (2009), de Claudio Manoel, Calvito Leal e Micael Langer.

Dias 14 e 19/09
15h
Coisa Mais Linda – Histórias e Casos da Bossa Nova
(BRA, 2005)
Direção:  Paulo Thiago
Documentário
Duração: 120 minutos
Classificação: Livre
Sinopse – O filme mostra um painel histórico, musical e informativo sobre o nascimento da Bossa Nova, nos anos 50. O movimento musical atingiu o ápice em 1962, quando se internacionalizou definitivamente em um concerto do Carnegie Hall (Nova York). Apresentando entrevistas e apresentações exclusivas de Roberto Menescal, Carlos Lyra, João Donato, Alaíde Costa, Johnny Alf, Kay Lira, Leny Andrade, Chris Delano, Joyce, Sergio Ricardo, Billy Blanco – todos os remanescentes vivos da época e alguns seguidores atuais -, “Coisa Mais Linda” contêm imagens de arquivo de shows, apresentações internacionais, assim como de artistas estrangeiros que participaram deste movimento na época.

Cazuza

17h
Chega de Saudade (BRA, 2007)
Direção:  Laís Bodanzky
Duração: 95 minutos
Elenco:
Leonardo Villar,  Tônia Carrero, Cassia Kiss e Betty Faria
Classificação etária: 14 anos
Sinopse – A história acontece em uma noite de baile, em um clube de dança em São Paulo, acompanhando os dramas e alegrias de cinco núcleos de personagens freqüentadores do baile. A trama começa ainda com a luz do sol, quando o salão abre suas portas, e termina ao final do baile, pouco antes da meia-noite, quando o último freqüentador desce a escada. Mesclando comédia e drama, “Chega de Saudade” aborda o amor, a solidão, a traição e o desejo, num clima de muita música e dança.

Dias 15 e 17/09
15h
Cazuza- o tempo não para
(BRA, 2004)
Direção:  Sandra Werneck e Walter Carvalho
Duração: 98 minutos
Elenco: Daniel de Oliveira, Marieta Severo, Débora Falabella e Andréia Beltrão
Classificação: 14 anos
Sinopse – A vida louca que marcou o percurso profissional e pessoal de Cazuza (Daniel de Oliveira), do início da carreira, em 1981, até a morte em 1990, aos 32 anos: o sucesso com o Barão Vermelho, a carreira solo, as músicas que falavam dos anseios de uma geração, o comportamento transgressor e a coragem de continuar a carreira, criando e se apresentando, mesmo debilitado pela Aids.

Vinicius

17h
Vinícius
(BRA, 2005)
Direção:  Miguel Faria Jr.
Duração:  121 minutos.
Participações: Ricardo Blat, Camila Morgado, Renato Braz,  Gilberto Gil, Adriana Calcanhoto, Caetano Veloso, Carlos Lyra e Chico Buarque .
Documentário
Classificação: Livre
Sinopse
– A montagem de um pocket show em homenagem a Vinicius de Moraes por dois atores (Camila Morgado e Ricardo Blat) é o ponto de partida para reconstituição de sua trajetória. O documentário mostra a vida, a obra,a família, os amigos, os amores de Vinicius de Moraes, autor centenas de poesias e letras de música. A essência criativa do artista e filósofo do cotidiano e as transformações do Rio de Janeiro através de raras imagens de arquivo, entrevistas e interpretações de muitos de seus clássicos.


  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta