Transarte apresenta obras de Timothy Cummings – Cabine Cultural
Agenda

Transarte apresenta obras de Timothy Cummings

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Timothy Cummings

Local para realizar ações expositivas, receber artistas residentes, promover obras sem referência local, que desafiem temáticas e os limites da representação, assim é o Transarte, novo espaço paulistano concebido por Lena Peres Oliveira. Para inaugurá-lo, apresenta o norte-americano Timothy Cummings que, depois de mais de um ano de Brasil, produziu as cerca de 20 obras reunidas na mostra, com texto de apresentação de Jorge Colli. São pinturas em acrílico sobre madeira e obras em papel – intervenções em impressões na técnica digital print.

Timothy Cummings, Summer time in Brazil, 2012

A obra de Cummings é referencial ao projeto que busca oxigenar o circuito artístico. A definição do artista, pela revista inglesa Rooms, dá uma pista da liberdade que o espaço pretende abrir ao introduzir novas possibilidades às narrativas contemporâneas:

“Pintor, cineasta, escultor, mas, acima de tudo, artista autodidata com foco claro na agenda de coisas vivas estranhas e misteriosas. Temas cativantes como a infância, o macabro, a beleza e a decadência são explorados em sua obra por uma densa camada de fascinação e loucura”.

Para Jorge Colli, a arte de Cummings que já foi remetida ao surrealismo, rompe qualquer classificação ao tratar de memória vivida e imaginada e memória fantástica. “Timothy Cummings consagrou sua vida a desenhar, pintar, numa respiração que mistura memória e devaneio, imagem e imaginação”, afirma o crítico.

TIMOTHY CUMMINGS
Artista autodidata cuja narrativa e pinturas são primorosamente criadas de tal forma a desafiar sua falta de treinamento formal. A temática de sua obra normalmente consiste em crianças e adolescentes presos no mundo dos adultos e lutando com questões como sexualidade e orientação sexual.

Timothy Cummings, Pyre of persona, 2012

Representado pelas Galerias Catharine Clark na Califórnia e Nancy Hoffman em Nova Iorque, seus trabalhos participaram de exposições pelos Estados Unidos incluindo a San Francisco State University, o Yerba Buena Center for the Arts e a Galeria LACE, na Califórnia; The Art Museum e  a Florida International University, em Miami.

SERVIÇO
Transarte
Exposição inaugural: Timothy Cummings
Visitação: de 19 de setembro a 19 de dezembro de 2013
Terça a sexta, das 13h às 20h; Sábado, das 13h às 17h.
Al. Santos, n° 1518 (em frente ao Parque Trianon). Estacionamento subterrâneo no parque, e 2 vagas privativas na frente.


  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta