O cinema alemão no Panorama Coisa de Cinema 2013 | Cabine Cultural
Notícias

O cinema alemão no Panorama Coisa de Cinema 2013

Houston – Foto de Lichtblick Media

A recente safra cinematográfica alemã estará representada no IX Panorama Internacional Coisa de Cinema, que acontece entre os dias 31 de outubro e 07 de novembro em Salvador e Cachoeira.

Por meio de uma parceria com o Instituto Goethe Institut/ICBA, o festival vai exibir dez obras produzidas entre 2012 e este ano, incluindo Houston, filme de Bastian Günther premiado na última edição do Festival de Sundance. A produção transforma um processo de recrutamento em uma análise sutil sobre o fracasso e o diretor participará da sessão, ainda sem data definida, a ser realizada no Espaço Itaú de Cinema – Glauber Rocha.

Duas Vidas

DUAS VIDAS
Quem também irá apresentar seu filme ao público baiano é o diretor Georg Mass, que traz a Salvador o longa Duas Vidas, escolhido para representar o país na disputa pelo Oscar de filme estrangeiro. Revelando o clima na Europa logo após a queda do muro de Berlim, a trama apresenta Katrine, uma “criança da guerra”, filha de um soldado alemão e uma mulher norueguesa, que é instada a depor num processo contra o estado norueguês em favor das crianças assim denominadas.

A produção conta com a atriz norueguesa Liv Ullmann, que foi mulher e musa do diretor sueco Ingmar Bergman.

A programação inclui ainda Não me esqueça, de David Sieveking; Mar silencioso, de Juliane Feze; e Nada de mau pode acontecer, de Katrin Gebbe, que resgatam diferentes conflitos familiares. No primeiro, o mal de Alzheimer da mãe de David Sieveking dá lugar à união da família; enquanto o filme de Juliane é marcado pela percepção de um adolescente que perde a mãe, tem de lidar com a depressão do pai e as aparições do espírito da mãe.

Mar Silencioso – Foto de Julex Film Jakob Ebert

Já a produção de Katrin, revela como um homem lida com a violência inesperada e sistemática que descobre em uma família aparentemente acolhedora.

Em A garota das nove perucas, Marc Rothermund conta a história de superação de Sophie, jovem diagnosticada com câncer, que constrói um novo sentido para a vida, exercitando múltiplas personalidades. O adolescente Ben é o personagem principal de Saída Marrakech, de Caroline Link, que retrata a visita dele à casa do pai em Marrakeck, resultando em uma grande jornada de prazeres e conflitos em um país estrangeiro.

Queda Livre Foto de Salzgeber & Co. Medien GmbH

O Panorama Alemão tem ainda a estreia do diretor Frauke Finsterwalder em longa-metragem. Em Finsterworld, ele revela pessoas que questionam o sistema e os padrões de vida contemporâneos. Comportamentos também estão no centro de Verão lá fora, de Friederike Jehn, e Queda livre, Stephan Lacant, onde conflitos pessoais de diferentes idades são postos em cena.

No primeiro, uma garota de 14 anos amadurece enquanto sua família busca a harmonia perdida. No segundo filme, um homem casado e prestes a ser pai entra para a academia de polícia e descobre forte atração por outro homem.




2 respostas para “O cinema alemão no Panorama Coisa de Cinema 2013”

  1. Vocês só esqueceram de mencionar que o festival de cinema é uma realização da German Films. O instituto é apenas um apoiador.

    • Está desta forma no release recebido, Leonardo, mas iremos checar e adicionar esta informação, caso seja necessário.

      Obrigado pela observação e pela visita.

Deixe uma resposta