Museu da Imagem e do Som apresenta Especial Stanley Kubrick
Agenda Cinema

Museu da Imagem e do Som apresenta Especial Stanley Kubrick

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Objeto de cena do filme O Iluminado

Confira aqui tudo sobre o grande especial que o MIS fará sobre o cineasta Stanley Kubrick

Retrospectiva de filmes: segue a venda de ingressos da retrospectiva de filmes do diretor Stanley Kubrick, que acontece entre os dias 11 e 17 de outubro no Museu da Imagem e do Som. Os ingressos custam R$10,00 (inteira) e R$5,00 (meia).

Aula Magna com Jan Harlan: e também ainda dá tempo de fazer inscrição para a Aula Magna com Jan Harlan, produtor e braço direito de Kubrick, Produção Cinematográfica e Estrutura de Roteiro, que acontece no dia 15 de outubro.

Leia nosso artigo sobre Laranja Mecânica

O ingresso é gratuito e as inscrições são por meio do envio de carta de intenção [até mil caracteres] e dados dos interessados (nome completo, telefone e email) pelo e-mail inscricao@mis-sp.org.br. Jan Harlan também faz, no dia 16 de outubro, um bate papo com o público após a exibição do documentário Stanley Kubrick: Imagens de uma Vida/ Stanley Kubrick: A Life in Pictures (2001).

Exposição Stanley Kubrick

Exposição Stanley Kubrick: devido à inauguração da exposição Stanley Kubrick (que acontece no MIS entre 11 de outubro de 2013 e 12 de janeiro de 2014), o museu foi eleito sede da Retrospectiva Kubrick, aperitivo da 37ª Mostra Internacional de Cinema (18 a 31 de outubro). Além de uma exposição composta por mais de 500 objetos, fotos e documentos originais de suas filmagens, o MIS terá sua tela de cinema invadida pela gang Druguis, encabeçada por Alexander DeLarge, de Laranja Mecânica, entre outros clássicos personagens dos longas-metragens de Stanley Kubrick como Jack Torrance, personagem de Jack Nicholson em O Iluminado e o soldado Joker, interpretado por Matthew Avery Modine em Nascido Para Matar.

SOBRE A 37ª MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA
Neste ano, a 37ª Mostra Internacional de Cinema destaca o trabalho de Stanley Kubrick, sendo o diretor o homenageado desta edição. Durante duas semanas, serão exibidos, cerca de 300 títulos de variados países e diversas cinematografias em mais de 20 espaços, entre cinemas, espaços culturais e museus, espalhados pela capital paulista.

Baixe programação completa da 37ª Mostra Internacional de Cinema

Stanley Kubrick during production of BARRY LYNDON, 1975.

PROGRAMAÇÃO
11.10 Sexta-feira
19h
A Morte Passou  Perto
/Killer’s Kiss (EUA, 1955, 67min, 12 anos, DCP)
Em Nova York um lutador de boxe conhece uma dançarina quando esta é atacada por seu patrão e amante. Este acontecimento acaba provocando o envolvimento dos dois, mas o amante preterido, dominado pelo ciúme e pelo ódio, manda matar seu rival. Entretanto, em virtude de um equívoco, os capangas matam o empresário do lutador. O casal, vendo que corre perigo, tenta deixar a cidade para sempre.

Leia o artigo Como conheci Stanley Kubrick

20h30
Glória feita de Sangue/Paths of Glory (1957, 88min, Class. 14 anos, DCP).
Em 1916, durante a Primeira Guerra Mundial, Mireau (George Meeker), um general francês, ordena um ataque suicida e como nem todos os seus soldados puderam se lançar ao ataque ele exige que sua artilharia ataque as próprias trincheiras. Mas não é obedecido neste pedido absurdo, então resolve pedir o julgamento e a execução de todo o regimento por se comportar covardemente no campo de batalha e assim justificar o fracasso de sua estratégia militar. Depois concorda que sejam cem soldados e finalmente é decido que três soldados serão escolhidos para servirem de exemplo, mas o coronel Dax (Kirk Douglas) não concorda e decide interceder de todas as formas para tentar suspender esta insana decisão.

Em O Iluminado

12.10 Sábado
14h30
O Grande Golpe
/ The Killing (EUA, 1956, 85min, 12 anos, DCP)
Quando o ex-presidiário Johnny Clay (Sterling Hayden) diz que tem um grande plano, todos querem participar. Especialmente quando o plano é roubar 2 milhões de dólares em um esquema “ninguém vai se machucar”. Mas, apesar do planejamento cuidadoso, Clay e seus homens se esqueceram de uma coisa: Sherry Peatty (Marie Windsor), uma garota ambiciosa e traiçoeira que está planejando um grande golpe só seu, mesmo que para isso ela precise acabar com toda a gangue de Clay.

16h
Dr. Fantástico/
Dr. Strangelove or : How I Learned to Stop Worrying and Love the Bomb (Reino Unido, 1964, 95min, 10 anos, DCP)
Um general americano acredita que os soviéticos estão sabotando os reservatórios de água dos Estados Unidos e resolve fazer um ataque anticomunista, bombardeando a União Soviética para se livrar dos “vermelhos”. Com as comunicações interrompidas, ele é o único que possui os códigos para parar as bombas e evitar o que provavelmente seria o início da Terceira Guerra Mundial.

2001: Uma Odisséia no Espaço

18h
2001: Uma Odisséia no Espaço/
2001: A Space Odyssey (EUA-Reino Unido, 1968, 160min, Livre, DCP)
Desde a “Aurora do Homem” (a pré-história), um misterioso monolito negro parece emitir sinais de outra civilização interferindo no nosso planeta. Quatro milhões de anos depois, no século XXI, uma equipe de astronautas liderados pelo experiente David Bowman (Keir Dullea) e Frank Poole (Gary Lockwood) é enviada à Júpiter para investigar o enigmático monolito na nave Discovery, totalmente controlada pelo computador HAL 9000. Entretanto, no meio da viagem HAL entra em pane e tenta assumir o controle da nave, eliminando um a um os tripulantes.

21h
O Iluminado
/The Shining (Reino Unido, 1980, 156 min, 14 anos, DCP)
Durante o inverno, um homem (Jack Nicholson) contratado para ficar como vigia em um hotel no Colorado e vai para lá com a mulher (Shelley Duvall) e seu filho (Danny Lloyd). Porém, o contínuo isolamento começa a lhe causar problemas mentais sérios e ele vai se tornado cada vez mais agressivo e perigoso, ao mesmo tempo que seu filho passa a ter visões de acontecimentos ocorridos no passado, que também foram causados pelo isolamento excessivo.

Stanley Kubrick directs Tracy Reed in a scene from “Dr. Stangelove, or: How I learned to Stop Worrrying and Love the Bomb, ” a Columbia release, produced and directed by Kubrick and starring Peter Sellers, George C. Scott, Sterling Hayden , Keenan Wynn adn Slim Pickens. (1964)

13.10 Domingo
14h30
Nascido para Matar
/Born to Kill (Reino Unido- EUA, 1987, 116min, 16 anos, DCP)
O filme é um olhar em dois tempos sobre a guerra do Vietnã, baseado no romance de Gustav Hasford. A primeira parte trata de um grupo de recrutas dos Marines em treinamento básico em uma ilha, sob o comando do autoritário sargento Hartman (Lee Ermey). A segunda parte mostra o sargento Joker (Matthew Modine) cobrindo a guerra como correspondente em Da Nang do jornal militar Stars & Stripes, cujo objetivo é levantar o moral e reportar notícias da guerra. Com um cinismo peculiar sobre tudo o que se refere ao Vietnã, Joker tenta manter sua objetividade, e o filme mostra a visão do homem comum na guerra, sua visão dos locais, das lutas e do inferno das batalhas numa situação de extremo impacto e dramaticidade.

16h30
Barry Lyndon
(Reino Unido, 1975, 184min, Livre, DCP)
No século XVIII, Barry (Ryan O’Neal), um aventureiro irlandês, transgride a lei e é obrigado a deixar sua cidade. Junta-se ao exército para logo em seguida tornar-se espião e traidor. Seu principal objetivo é chegar até a aristocracia através do casamento. Ele consegue, mas após um breve período de felicidade, um triste destino o aguarda.

De Olhos Bem Fechados

20h
De Olhos Bem Fechados
/Eyes Wide Shut (Reino Unido – EUA, 1999, 159min, 18 anos, DCP)
Bill Harford (Tom Cruise) é casado com a curadora de arte Alice (Nicole Kidman). Ambos vivem o casamento perfeito até que, logo após uma festa, Alice confessa que sentiu atração por outro homem no passado e que seria capaz de largar Bill e sua filha por ele. A confissão desnorteia o sujeito, que sai pelas ruas de Nova York assombrado com a imagem da mulher nos braços de outro. Ele acaba em meio a uma reunião secreta e uma mansão afastada. Último filme do cultuado diretor Stanley Kubrick.

15.10 Terça
14h
Aula Magna com Jan Harlan: Produção Cinematográfica e Estrutura de Roteiro (60min)

O produtor executivo dos filmes Barry Lyndon, O Iluminado, Nascido Para Matar, De Olhos Bem Fechados e A.I. Inteligência Artificial, entre outros, apresenta aula sobre produção cinematográfica e estrutura de roteiro. Irmão de Cristiane Kubrick, Jan é o responsável pelo espólio do cunhado com quem trabalhou por 30 anos. Podem participar interessados em geral e o ingresso é gratuito. Veja informações sobre a inscrição no serviço abaixo.

Stanley Kubrick

18h30
Spartacus
(EUA, 1960, 197min, 12 anos)
O filme narra a história de Spartacus (Kirk Douglas),  o destemido escravo gladiador e Varinia (Jean Simmons), a mulher que acreditou em sua causa. Desafiado pelo poderoso e enfurecido general Crassus (Laurence Olivier), Spartacus é forçado a enfrentar suas convicções e o poder da Roma Imperial em seu momento de maior glória.

 16.10 Quarta-feira
16h
A.I.- Inteligência Artificial/
Artificial Intelligence: AI  (Dir. Steven Spielberg, EUA, 2001, 146min, Livre, DCP)
Quando um protótipo de criança robô chamado David (Haley Joel Osment) é programado para ter sentimentos, sua atual família não está preparada. Agora sozinho em um mundo perigoso, David faz amizade com um robô (Jude Law) que vive nas ruas e embarca em uma espetacular jornada para descobrir o segredo de sua própria identidade.

Objeto de Laranja Mecânica

19h
Stanley Kubrick: Imagens de uma Vida/ Stanley Kubrick: A Life in Pictures.  Dir. Jan Harlan, 2001, 142 min, DVD).  Exibição do documentário e debate com o diretor.
A vida e a carreira de Stanley Kubrick são reveladas através de fotos, trechos de seus filmes, depoimentos de colegas de trabalho e filmes caseiros antigos feitos por Kubrick. O documentário é narrado por Tom Cruise.

17.10 Quinta-feira
17h30
Lolita
(Reino Unido- EUA, 1962, 152min, 12 anos, DCP)
O professor britânico Humbert (James Mason) acaba de chegar a uma pequena cidade americana e decide alugar um quarto para passar alguns meses. Após visitar muitos locais, opta pela casa da viúva Charlotte Hazen (Shelley Winters), que fica entusiasmada em ter um hóspede tão bem apessoado. Porém o objeto de desejo do professor é a jovem e bela ninfeta Dolores (Sue Lyon), filha da Sra. Harzen. Lolita, como é chamada, é o demônio com cara de anjo que atormenta as noites de sono de Humbert.

A Laranja Mecânica

20h30
Laranja Mecânica/
A Clockwork Orange (Reino Unido – EUA, 1971, 136min, 16 anos, DCP)
Alex (Malcolm McDowell) faz parte de um grupo de adolescentes praticantes da ultra violência. No início do filme é mostrada toda sua bestialidade, ao invadirem um lar e barbarizarem Frank Alexander (Patrick Magee) e sua mulher (Adrienne Corri). Quando Alex é preso, as autoridades lhe oferecem uma opção para escapar de longa sentença; submeter-se a um tratamento que lhe fará sentir insuportável aversão diante de qualquer cena ou ato violento. Por engano, a terapia acaba incutindo-lhe também repulsa à música de Beethoven, que adorava. Alex é libertado, mas se tornou incapaz de reagir à brutalidade do seu ambiente.

SERVIÇO
Retrospectiva Kubrick, aperitivo da 37ª Mostra Internacional de Cinema

11.10 a 17.10.2013
Local Auditório MIS (172 lugares)
Ingresso R$10,00 (inteira) e R$5,00 (meia). À venda na recepção do MIS (a partir das 12h) ou pelo site www.ingressorapido.com.br
* Na recepção do MIS poderão  ser adquiridos apenas dois ingressos por pessoa.

Aula Magna Jan Harlan: Produção Cinematográfica e Estrutura de Roteiro
15.10 – terça-feira
14h
Auditório MIS (172 lugares)
Público – alvo Interessados em geral
Gratuito. Inscrições por meio do envio de carta de intenção [até mil caracteres] e dados dos interessados pelo e-mail inscricao@mis-sp.org.br
Exibição do documentário Stanley Kubrick: A Life in Pictures com direção de Jan Harlan seguido de debate

16.10 – quarta-feira
19h
Auditório MIS (172 lugares)
R$10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia). À venda na recepção do MIS ou pelo site www.ingressorapido.com.br

Museu da Imagem e do Som – MIS
Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo | (11) 2117 4777 | www.mis-sp.org.br


  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta