Disque M para Matar em 3D no Panorama Coisa de Cinema – Cabine Cultural
Agenda

Disque M para Matar em 3D no Panorama Coisa de Cinema

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Disque M para Matar – Divulgacao

Uma retrospectiva com a apresentação de cinco filmes restaurados do mestre do suspense, Alfred Hitchcock será exibido no IX Panorama Internacional Coisa de Cinema. A surpresa é a exibição de Disque M para matar em 3D, recuperando a técnica na qual a gravação foi originalmente realizada. A mostra será realizada no Espaço Itaú de Cinema – Glauber Rocha. O festival acontece em Salvador e Cachoeira, entre os dias 31 de outubro e 07 de novembro.

Disque M para Matar foi produzido em 1954, sendo o terceiro filme colorido de Hitchcock e o primeiro estrelado por Grace Kelly, que tornou-se uma das atrizes mais presentes na obra do diretor.  A trama se passa em Londres e conta a história do ex-tenista profissional Tony Wendice que decide matar sua noiva para herdar seu dinheiro e vingar-se de uma traição. Tony chantageia um antigo amigo para que ele execute o crime, mas algo dá errado e Tony é obrigado a criar um plano B. O filme será exibido dia 03 de novembro, às 14h30, seguido de debate com o professor e crítico de cinema André Setaro, uma outra sessão acontece no dia 06/11, às 18h30.

Disque M para Matar – Divulgacao

O sempre assustador Psicose também integra a retrospectiva, contando a história de Marion Crane, uma secretária que rouba 40 mil dólares da imobiliária onde trabalha para começar uma nova vida. Durante a fuga, uma tempestade faz com que se perca e pare em um velho hotel, que é administrado por um sujeito atencioso que nutre um forte respeito por sua mãe. Marion decide passar a noite no local, sem saber o perigo que a cerca. Vencedor de dois Globos de Ouro, o filme foi realizado em preto e branco por opção de Hitchcock, pois considerava que as cores deixariam a produção “ensanguentada” demais. As sessões acontecem dia 02/11, às 18h55, e 05/11, às 15h50.

Considerado por muitos críticos a obra-prima do diretor, Um corpo que cai é frequentemente citado nas listas de melhores filmes de todos os tempos. O filme criou um efeito pioneiro no cinema, provocando uma sensação de vertigem por meio da distorção do cenário. O público pode conferir a obra no dia 1º de novembro, às 15h25, e 04/11 às 18h00.

Disque M para Matar – Divulgacao

Baseado em um conto de Cornell Woolrich, publicado em 1942, Janela Indiscreta traz um fotógrafo profissional confinado em seu apartamento por ter quebrado a perna. O filme é protagonizado por Grace Kelly, frequentemente premiada nas suas parcerias com Hitchcock, e James Stewart, ator recorrente na cinematografia do diretor. As exibições ocorrem dia 1º de novembro, 17h40, e 05/11 às 17h50.

Último filme a ser realizado entre os que serão exibidos no Panorama, Os pássaros é baseado num conto homônimo da escritora britânica Daphne Du Maurier. As sessões acontecem dia 02/11 às 15h10 e 04/11 às 15h50


  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta