Espetáculo Othello – Ensaio Coreográfico em Salvador | Cabine Cultural
Agenda

Espetáculo Othello – Ensaio Coreográfico em Salvador

Othello – Elisio Pitta – Foto Wilton Montenegro

O dançarino e coreógrafo Elísio Pitta estreia na Sala do Coro do Teatro Castro Alves, em Salvador, o espetáculo Othello – Ensaio Coreográfico, baseado numa das obras mais célebres de William Shakespeare e será apresentado nos dias 2 e 3 de novembro, às 20h. O projeto é resultado do encontro entre a Companhia C, de Elísio Pitta, e a carioca Companhia Rubens Barbot – Teatro de Dança.

A montagem reconstrói a figura do herói Otelo, que, sendo mouro em conquistadas terras estrangeiras, foi alvo de intrigas, xenofobia, racismo e inveja, levando o corajoso e apaixonado guerreiro a matar sua esposa, motivado pelo ciúme doentio despertado nele e que revela a fragilidade do personagem. A adaptação coreográfica de um dos clássicos da dramaturgia mundial mistura épocas e propõe um olhar negro, urbano, contemporâneo e brasileiro para este drama de caráter universal.

ELÍSIO PITTA
Elísio Pitta, 57 anos, integrou o Balé do Século XX, criado por Maurice Béjart (Bélgica) e a companhia de Alvin Ailey (EUA). Atuou também em grandes grupos de dança no Canadá, Inglaterra, Argentina, Peru e Haiti, além dos próprios EUA. “Contar esta história, hoje, se configura num desafio magnífico”, define o artista, que, há anos, acalenta este projeto, vencedor do Prêmio Klauss Vianna 2012, da Funarte.

Othello – Elisio Pitta – Foto Wilton Montenegro

A direção artística de Othello ficou à cargo de Gatto Larsen, da Companhia Rubens Barbot, uma das pioneiras na dança negra no Brasil e que, formada por dançarinos-atores, tem realizado produções voltadas para a pesquisa do gesto, movimentos e imagens que surgem dos corpos afro-brasileiros. A linguagem da companhia busca conexões com outras expressões artísticas e tecnológicas, ampliando a atuação profissional de artistas e técnicos no panorama nacional das artes cênicas.

Em Othello, recursos de audiovisual (projeção em vídeo criado pelo premiado cineasta Allan Ribeiro), iluminação (a cargo de Irma Vidal) e cenografia (assinada por Ygas Eloy) formam uma instalação cênica de apelo sensorial e que coloca a dança em interface com as linguagens do teatro, das artes plásticas e do cinema.

SERVIÇO
Otelo – Ensaio Coreográfico
Sala do Coro do Teatro Castro Alves
2 e 3 de novembro, às 20h
R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia)




2 respostas para “Espetáculo Othello – Ensaio Coreográfico em Salvador”

  1. Somente lembrar que todas as fotos são do fotografo Wilton Montenegro, grande artista, amigo e parceiro

Deixe uma resposta