Palestra do CRAV debate o cinejornalismo brasileiro – Cabine Cultural
Agenda

Palestra do CRAV debate o cinejornalismo brasileiro

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Carriço Film

A Fundação Municipal de Cultura, por meio do Centro de Referência Audiovisual (CRAV), realiza a quarta edição do projeto Audiovisual em Debate. O convidado é o cineasta e professor Adriano Medeiros, que irá apresentar a palestra: Cinejornalismo Brasileiro: uma visão pelas lentes da Carriço Film. O encontro acontece no dia 5 de novembro, próxima terça-feira, às 19h, no auditório do Centro de Referência da Moda (Rua da Bahia 1.149 – Centro). A atividade é gratuita e voltada a todos os interessados na linguagem audiovisual.

No evento, Adriano Medeiros irá debater o conceito fílmico conhecido como cinejornal e suas relações com o cinema documental brasileiro a partir de fragmentos significativos das produções desenvolvidas pela Carriço Film, produtora sediada em Juiz de Fora. Neste caminho, o professor dialoga sobre a vida e a obra de um dos maiores cinejornalistas de nosso país: João Gonçalves Carriço, que produziu, ininterruptamente, mais de mil cinejornais e documentários entre 1933 e 1956, abordando algumas de suas experimentações iniciais, dos aspectos de aprimoramento artístico e técnico, bem como edições que antecederam o momento de declínio da produtora da antiga Manchester Mineira.

O MINISTRANTE
Adriano Medeiros da Rocha é cineasta e professor no curso de Comunicação Social/Jornalismo da UFOP. Doutorando em artes e mestre em Comunicação Social, é autor dos livros Cinejornalismo Brasileiro (2008) e Videorrelações (2012). Atua como coordenador da Base Criativa em Audiovisual de Mariana, consultor de projetos e produções audiovisuais da Central de Comunicação Público-Educativa – TV UFOP e curador de artes visuais do Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana. É idealizador e coordenador do Festival Nacional de Cinema e Vídeo Inconfidentes e membro do Comitê de Cinema da UFOP – COMCINE.

AUDIOVISUAL EM DEBATE
O Audiovisual em Debate é um novo projeto do Centro de Referência Audiovisual de Belo Horizonte, que promove palestras mensais, realizadas de agosto a dezembro, com o objetivo de apresentar discussões sobre o universo do audiovisual, privilegiando a temática da preservação, mas também contemplando questões concernentes à produção, à distribuição, à exibição e à formação de público. São privilegiadas apresentações que dialoguem com a produção mineira e belo-horizontina. O público alvo da ação é amplo, sendo entendido como todos os interessados em audiovisual.


  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta