Espetáculo Cartografia do Abismo no Forte do Barbalho
Agenda

Espetáculo Cartografia do Abismo no Forte do Barbalho

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Cartografia do Abismo – Foto de Filipe Cartaxo

Cartografia do Abismo, espetáculo solo do ator baiano Caio Rodrigo, com direção do encenador cubano Luís Alberto Alonso, entra em cartaz no Forte do Barbalho (de 22/11 a 01/12), as sextas, sábados e domingos, 20h.

A escolha da fortaleza, construída em 1638, tem a perspectiva de explorar a atmosfera e as possibilidades criativas de espaços cênicos desconstruídos, em construção ou abandonados, configurando assim lugares de confrontos e reflexão entre sujeira e assepsia, caos e organização social, oprimido e opressor, traçando um ritual de solidão e busca indefinida entre ator e personagem. Nesse contexto, chama à atenção para a preservação e valorização do patrimônio e se aproxima de públicos que nem sempre têm acesso ao circuito convencional.

Cartografia do Abismo – Foto de Filipe Cartaxo

ESPETÁCULO
Através da abordagem de textos do poeta e dramaturgo francês Antonin Artaud (1896 – 1948), do universo do pintor holandês Vincent van Gogh (1853 – 1890) e de referências e depoimentos pessoais do ator Caio Rodrigo, a ação cênica propõe a investigação dos espaços de fronteira entre os duplos Loucura/lucidez, ficção/realidade, linguagem/vida, provocando um constante questionamento sobre os nossos papéis sociais. Nesse contexto, Artaud, que também é autor de “Van Gogh, o suicidado pela sociedade”, hoje serve de referência para as mais avançadas correntes do pensamento crítico e da criação artística em suas diversas manifestações, tais como poesia, linguística, psicanálise, filosofia, performance, intervenção, espetacularização e imobilidade.

Tido como louco pelas suas ideias e o conflito exposto entre seus delírios e a ordem social, entre seus pensamentos e a lógica normal do homem “saudável”, Artaud foi internado em vários manicômios franceses e submetido a tratamentos que na atualidade são duvidosos. Muitos dos seus escritos estavam relacionados conscientemente aos sistemas sociais imperantes, relacionado isto com o teatro como um espaço ético em diálogo com a sociedade e ao fenômeno da perda da lucidez, a perda da memória, consequências nefastas dos tratamentos daquela época.

SERVIÇO
Cartografia Do Abismo

De 22 de novembro a 1º de dezembro / Sexta a domingo, 20h.
Barracão das Artes – Forte do Barbalho. Rua Aristides Ático, S/N, Barbalho. Próximo ao Colégio ICEIA.
R$10,00 (meia) / R$20,00 (inteira)
Classificação indicativa – 18 anos


  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta