Museu Histórico Nacional apresenta exposição Japão: Reino dos Personagens
Agenda

Museu Histórico Nacional apresenta exposição Japão: Reino dos Personagens

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Kingdom of characters

O Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro e a Fundação Japão realizam em parceria com o Museu Histórico Nacional e apoio da Sanrio do Brasil, a exposição JAPAN: Kingdom of Characters (Japão: Reino dos Personagens), que examina as circunstâncias culturais e históricas por trás da afeição do povo japonês pelos personagens, tecendo caminhos acerca do futuro dos personagens no Japão contemporâneo.

A exposição está aberta ao público de  18 de dezembro de 2013 a 12 de janeiro de 2014. A mostra itinerante já percorreu outras seis capitais brasileiras: São Paulo,  Curitiba, Recife, Manaus, Belém e Brasília. O Rio de Janeiro encerra a itinerância da exposição no Brasil, que a seguir percorrerá o Panamá.

O que seriam personagens? Por que um certo personagem é criado e qual motivo o torna popular? Que tipo de sociedade eles representaram?
Nesta exposição, personagens “populares”, que qualquer japonês é capaz de reconhecer como o Ultraman, o Astro Boy, a Hello Kitty, o Pokémon (Pikachu), e mascotes (yurukyara), serão apresentados em forma de painéis, vídeos e bonecos, evidenciando a influência que esses personagens exerceram na sociedade japonesa e, ao mesmo tempo, apresentando seu mundo de modo abrangente.

Kingdom of characters

A exposição, que já passou por vários países como Itália, Taiwan, Hungria, França, Austrália, Espanha, Inglaterra, Malásia e Turquia, está dividida em quatro módulos e apresenta ambientes onde o visitante terá a oportunidade de conhecer e recordar alguns personagens que emergiram ao longo de cada década e são ícones destacados até os dias de hoje.  A exposição aponta caminhos para compreender as mudanças na sociedade japonesa que esses personagens proporcionaram e as possibilidades conceptivas de design de produtos lançados a partir deles.

MÓDULOS
O primeiro módulo  apresenta os personagens que representam o Japão, separados por décadas, com painéis e bonecos;

O segundo módulo versa sobre os personagens enquanto produtos, incluindo um quarto de estudante japonesa montado totalmente com produtos da Hello Kitty.

Kingdom of characters

O terceiro módulo faz uma reflexão sobre o futuro dos personagens, revelando personagens criados por organizações e miniaturas e a apresentação de desenhos.

O quarto e último módulo aborda os personagens e os japoneses, apresentando em painéis o cotidiano de japoneses de várias idades e a relação deles com os personagens.

SERVIÇO
Exposição JAPAN: Kingdom of Characters
Museu Histórico Nacional
Praça Marechal Âncora, s/nº
Aberto ao público de 3º a 6º feira, das 10h às 17h30 e aos sábados, domingos e feriados (exceto Natal, Ano Novo, Carnaval e dias de eleições), das 14h às 18h. Não abrimos ao público nas segundas feiras, mesmo que seja feriado.
Ingresso para exposições do Museu Histórico Nacional:
R$ 8,00 (oito reais)
Aos domingos, a entrada é franca.
Estão isentos de pagamento (mediante comprovação): crianças até cinco anos de idade; sócios do ICOM-International Council of Museum; funcionários do IBRAM e do IPHAN; alunos e professores das escolas públicas federais, estaduais e municipais; brasileiros maiores de 65 anos; guias de turismo e estudantes de museologia. Alunos agendados da rede particular de ensino e brasileiros maiores de 60 anos e menores de 65 anos pagam a metade do valor. Ingresso Família (dois adultos e dois estudantes) R$ 20,00

Kingdom of characters Kingdom of characters

 

 


  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta