Retrospectiva: crítica e jornalismo cultural em 2013
Cinema Música

Retrospectiva: crítica e jornalismo cultural em 2013

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Cobertura – Clarice Falcão em show na Concha Acústica – Foto de Lucas Seixas

Mais uma retrospectiva feita especialmente para os nossos leitores, apresentando novamente os principais textos do site no ano de 2013 (crítica de arte, resenha, artigo, matéria, jornalismo cultural, entrevista…). Ano que por sinal foi marcado, dentre outras coisas, pela mudança de layout – inaugurada logo no início do ano – e pela adição de ótimos colunistas e colaboradores. Além disso, o ano marcou por conta de nossa primeira matéria produzida fora da Bahia (em São Paulo, Nov-2013).

Vamos lá:

Janeiro – Bem logo no início do ano nós publicamos uma entrevista exclusiva muito legal com a cantora carioca Luiza Possi. Uma das perguntas, sobre futuras parcerias que a cantora desejaria fazer, teve esta resposta: “Tantos que eu nem saberia nomear um por um. Gostaria de trabalhar com todas as pessoas que admiro, acho que sempre podemos absorver coisas novas e pra vida toda… Lenine, Chico, Bethania, Norah Jones, Prince

Fevereiro – O mês foi marcado por uma das postagens mais populares da história do site, a super entrevista com a cantora paulistana Ana Cañas. Nela, Ana fala, por exemplo, de sua relação com a arte: “a arte está em todo lugar. Alguns fizeram isso com maestria como Billie Holiday, Beckett, Antonioni, Dylan, Cecília Meirelles, Godard, entre tantos outros. Mas confesso que o cinema me impacta de um forma diferente. Especialmente os que captaram o vazio existencial de forma magistral, como Ingmar Bergman.” Ainda tivemos a exibição exclusiva da prévia do filme O Seminarista, do cineasta Mauricio Amorim. Ele, por sinal, também estreou como colunista do Cabine Cultural. Seu primeiro texto fala da edição do Oscar.

Março – Nós tivemos como destaque do mês o especial sobre o Prêmio Braskem 2013, a principal premiação do teatro baiano. Ainda tivemos o belo especial Mulheres na arte e a campanha super bacana que apoiamos Eu quero minha biblioteca.

Abril – Mês de nossa já tradicional cobertura do Festival Internacional Vivadança, um dos principais festivais culturais da Bahia e um dos mais respeitados festivais de dança do Brasil. Escrevemos sobre a abertura, com o espetáculo Pó de Nuvens, falamos de outros espetáculos e entrevistamos Augusto Soledade, o fundador da Brazz Dance Theater.

Pó de Nuvens no Vivadança 2013

Maio – Um dos principais destaques deste mês foi a estreia de nossa colunista Raivane Sales, que na sua primeira contribuição trouxe um belo texto sobre a poetisa Ana Cristina César. Outro destaque foi nossa contribuição com a campanha Adote um Animal. Essa foi uma das diversas campanhas que apoiamos durante 2013.

Junho – Os protestos populares que aconteceram por todo o país durante o mês de junho colocaram este mês na história do Brasil. Claro que não podíamos ficar de fora de algo tão grandioso e relevante, então escrevemos um editorial especial com nossa opinião sobre os protestos de junho. Tivemos também, na área cultural, um dos posts mais acessados do ano: visita virtual ao Museu do Louvre. Sensacional.

Julho – Neste mês nossa editora Cristiana de Oliveira se mandou para o Capão, região da Chapada Diamantina, Bahia, e acabou cobrindo o Festival de Jazz do Capão, um dos mais interessantes da Bahia. Tivemos também uma entrevista bem bacana com a cantora Juliana Ribeiro.

Agosto – Este foi o mês das dicas de downloads legais e gratuitos. Primeiro com a National Gallery of Art (Galeria de Arte Nacional) que em parceria com a fundação Samuel H. Kress disponibilizou para download gratuito 25 mil imagens de obras de arte em alta resolução. Depois o Cabine Cultural criou sua própria biblioteca de livros com direitos autorais liberados. E tivemos também o super especial com as melhores livrarias do mundo.

Setembro – Este foi o mês do ‘conheça’ aqui no site: conheça o cinema mais antigo do mundo, conheça a Revista Filme Cultura e por fim conheça a Coleção Aplauso. Tivemos também uma super entrevista exclusiva com o cantor mineiro Vander Lee.

Outubro – Nosso colunista literário bateu um ótimo papo com o ator da Rede Record Thierry Figueira. Outro destaque foi a nossa participação no projeto Mediação Cultural Fiac 2013, um dos projetos mais bacanas que acontece aqui em Salvador. Além destes, fizemos também um Publieditorial bem legal para divulgar a turnê do Cirque du Soleil em Curitiba.

Denver – Colorado – Street Art Utopia

Novembro – Muita coisa bacana aconteceu em novembro, mas o grande destaque foi nossa ida – a convite da LG – pra São Paulo, para participar da coletiva de imprensa da empresa, que traria o cantor Seu Jorge e o cineasta Spike Lee para conversarem sobre o novo projeto da LG (Arena LG). Tivemos também uma ótima entrevista com as meninas da banda Garotas de Liverpool e um especial maravilhoso sobre o melhor da arte de rua no mundo.

Dezembro – Último mês do ano normalmente é parado, mas ainda assim tivemos acontecimentos importantes no site. O maior destaque fica para a estreia da nossa nova colunista, a jornalista cultural Ana Camila, que começou cobrindo o show de uma das cantoras mais legais do Brasil, Badi Assad. Porém, foi seu texto seguinte que entrou para a história do Cabine Cultural como o mais lido até então. Sua crítica do show da cantora Clarice Falcão em Salvador teve em dois dias mais de 70 mil visualizações.

Esta foi uma pequena retrospectiva do ano de 2013. Digo pequena, pois tivemos somente neste ano mais de 500 publicações no site. Muita coisa!

Por fim, queríamos muito agradecer aos nossos leitores (nossa audiência mais que quintuplicou de 2012 pra 2013).

Livraria El Ateneo no nosso especial melhores livarias do mundo

E em 2014 teremos muitas novidades: colunistas novos – falaremos mais sobre moda, tecnologia e gastronomia, sem, contudo, desviar o foco principal do site, que é cultura. Teremos novas parcerias, dezenas de especiais, ótimas e exclusivas entrevistas. Faremos também as nossas já tradicionais coberturas: Vivadança, 5 Minutos, FIAC, Panorama Coisa de Cinema, e esperamos expandir ainda mais este ano, cobrindo também diversos festivais Brasil afora. Abraçaremos mais campanhas e com a vontade de fazer cada vez mais pelas causas que acreditamos. E muito mais.

É isso então, um grande e lindo ano de 2014 para todos vocês, e nos vemos diariamente por aqui.

Equipe Cabine Cultural


  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta