Indicado ao Oscar: Nebraska estreia nos cinemas do Brasil
Cinema Notícias

Indicado ao Oscar: Nebraska estreia nos cinemas do Brasil

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Nebraska – Divulgação

Mais um dos filmes concorrentes ao Oscar 2014 (melhor filme) estreia nos cinemas do Brasil. Trata-se de Nebraska, novo filme do cultuado cineasta Alexander Payne. Na história, pai e filho conduzem a American road comedy através de um Centro-Oeste que vem sumindo, no rastro de uma fortuna incerta – e na busca de um entendimento recíproco que até então parecia impossível.

Esta é a história da família Grant, de Hawthorne, Nebraska. Hoje em dia vivendo em Billings, Montana, o teimoso e taciturno Woody (Bruce Dern) já se encontra numa idade avançada e sem muitas perspectivas de um futuro em que possa ser útil, mas ele acredita ter uma última chance de deixar um legado: um aviso de que ele é o afortunado vencedor de um sorteio de 1 milhão de dólares.

Para receber a sua fortuna, Woody insiste em ir, pessoalmente, o quanto antes ao escritório da editora que realiza o sorteio em Lincoln, Nebraska – uma jornada improvável de 1200 km, uma vez que ele mal consegue arrastar os pés por algumas quadras rua acima, não sem parar para tomar uma bebida. Preocupado com o estado mental do pai, o frustrado e relutante David (Will Forte), um dos filhos de Woody, decide acompanhá-lo numa viagem que, à primeira vista, parece ridiculamente sem propósito.

A partir desta relação entre pai e filho, o espectador acompanha sua jornada peculiar, que se torna um tipo de odisseia da família moderna.

Nebraska – Divulgação

Preto e branco
Rodado em Cinemascope em preto e branco para refletir a beleza carregada das cidades do interior dos EUA e os enormes contrastes entre o humor e o desgosto no filme. Uma das primeiras decisões que Alexander Payne tomou na produção de Nebraska foi filmar em preto e branco. Ele sabia que seria um risco, mas isso era fundamental à sua visão da história.

“O estilo visual foi a minha janela para o filme”, comenta ele. “O preto e branco parecia ser a escolha certa para este filme, porque foi assim que eu o li e como sempre o vi”, explica Payne. “Eu também sempre quis fazer um filme em preto e branco. É um formato muito bonito. E esta história austera e modesta se presta a um estilo visual severo, simples e direto assim como as vidas das pessoas no filme”.

Alexander Payne
Frequentemente citado como um “diretor de atores”, Alexander Payne estimula seus atores a criarem desempenhos despojados, naturais, apenas com os elementos essenciais de comédia, tragédia e humanidade. Payne sabia que a história sutil e emocional de Nebraska só funcionaria bem com desempenhos arriscados e naturalistas.

“O Alexander é alguém que diz, ‘vá em frente, corra riscos que eu amparo você”, diz Bruce Dern. “Ele não quer que você atue no sentido convencional – ele quer que todos os personagens se tornem pessoas reais. Ele chega a um ponto em que você põe para fora tudo o que está no seu coração – e todas as emoções e a bagagem que o acompanham”.

Nebraska – Divulgação

Bruce Dern
O papel era diferente de todos os demais para os quais ele já foi chamado – e Dern ficou particularmente satisfeito quando Payne lhe pediu que deixasse para trás todas as personalidades icônicas que ele já criou no cinema e explorasse direções inteiramente novas.

“Eu acho que foi semelhante ao seu trabalho com Nicholson em As Confissões de Schmidt (About Schmidt)”, comenta Dern. “Durante muitos anos, eu sempre ouvi: ‘Basta agir como Dern, faça isso’. Jack pensa a mesma coisa. Ora, ele não quer ser o Jack em todos os filmes. E eu não quero ser sempre o Dern, e o Alexander exigiu bem mais do que isso de mim. Ele queria ver que características eu seria capaz de dar ao Woody, não quais qualidades do Woody eu daria a mim mesmo. Eu curti a oportunidade de fazer isso”.

Locações
Para Alexander Payne, Nebraska é uma espécie de regresso à casa e ao cenário da região Centro-Oeste dos seus três primeiros filmes – Ruth em Questão (Citizen Ruth), Eleição (Election) e As Confissões de Schmidt (About Schmidt) – que estabeleceram a sua visão da vida norte-americana com um humor sério, antes de suas jornadas à Califórnia e ao Havaí nos igualmente aclamados Sideways – Entre Umas e Outras (Sideways) e Os Descendentes (The Descendants).

Veja mais fotos

Nebraska – Divulgação Nebraska – Divulgação Nebraska – Divulgação Nebraska – Divulgação Nebraska – Divulgação

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta