Indicada ao Oscar: mostra reúne filmes de Meryl Streep
Agenda

Indicada ao Oscar: mostra reúne filmes de Meryl Streep

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Meryl Streep – Dúvida

Meryl Streep, uma das atrizes mais respeitadas da história do cinema, ganhará uma mostra especial no início de março do MIS (Museu da Imagem e do Som) de São Paulo. A mostra acontece em comemoração aos 65 anos da atriz americana. O evento acontece na semana que antecede o Dia Internacional da Mulher, entre 4 e 7 de março, e a seleção de filmes destaca os longas-metragens mais marcantes da carreira da atriz. A mostra acontece no Auditório MIS.

Destaques
Os destaques da programação são filmes como O Franco Atirador, que lhe rendeu seu primeiro Oscar, como atriz coadjuvante em 1979; Também A Escolha de Sofia, pelo qual recebeu o Oscar de melhor atriz principal; Manhattan, seu único filme dirigido por Woody Allen; Dúvida, contando com sua precisa e austera interpretação como uma freira na década sessenta, além da comédia de humor negro, A Morte Lhe Cai Bem, ícone do gênero nos anos 90 e a versão para o cinema do musical Mamma Mia!

Veja abaixo a programação completa e se programe.

04.03 (terça-feira)
15h
A Mulher do Tenente Francês (The French Lieutenant’s Woman)
Dir. Karen Reisz, 1981, 124min, Reino Unido, DVD.
Um filme, ambientado no século 19, tem como enredo a história de Charles, um biólogo que está noivo e se apaixona por Sarah, cuja melancolia o faz deixá-lo depois de um curto, mas intenso caso. Anna e Mike, que fazem os personagens no filme, vivem durante as filmagens uma relação que acontece paralela a de seus personagens.

17h20
Manhattan (Manhattan)
Dir. Woody Allen, 1979, 96min, EUA, DVD.
Um escritor de meia-idade divorciado passa por uma situação constrangedora quando sua ex-mulher decide viver com uma amiga e publicar um livro, no qual revela assuntos íntimos muito particulares do casamento deles. No mesmo período ele se apaixona por uma jovem de 17 anos, que corresponde a este amor. No entanto, ele sente-se atraído por uma pessoa mais madura, a amante do seu melhor amigo.

19h20
O Franco Atirador (The Deer Hunter)
Dir. Michael Cimino, 1978, 182min, EUA, DVD.
Três amigos trabalham na siderúrgica de uma pequena cidade na Pensilvânia e se preparam para lutar na Guerra do Vietnã. Na noite antes da partida, Steven se casa e convida todos para uma grande festa. O tempo passa e os três se reencontram no Vietnã como prisioneiros de guerra. Submetidos a extraordinárias torturas físicas e mentais, os amigos reagem de formas nunca imaginadas. De volta para casa, um deles percebe que a guerra não afetou apenas sua vida, mas trouxe consequências trágicas para a vida de todos.

As Horas

05.03 (quarta-feira)
16h
Kramer vs. Kramer (Kramer VS. Kramer)
Dir. Robert Benton, 1979, 105min, EUA, DVD.
Ted Kramer é um homem para quem o trabalho sempre vem antes da família. Joanna, sua mulher, insatisfeita com esta situação sai de casa, deixando Billy, o filho do casal. Ted precisa então se reinventar para dar conta de equilibrar suas funções profissionais com as atividades domésticas e o cuidado com o filho. Quando finalmente consegue, Joanna reaparece exigindo a guarda da criança. Ted não aceita e os dois vão para o tribunal lutar pela custódia do filho.

18h
As Horas (The hours)
Dir. Stephen Daldry, 2002, 114min, EUA/Inglaterra, 35mm.
Em três períodos diferentes vivem três mulheres ligadas ao romance “Mrs. Dalloway”. Em 1923 vive Virginia Woolf, autora do livro, que enfrenta uma crise de depressão e tendências ao suicídio. Em 1949 vive Laura Brown, uma dona de casa americana grávida, que planeja uma festa de aniversário para o marido, mas não consegue parar de ler o livro. Nos dias atuais vive Clarissa Vaughn, uma editora de livros que mora em Nova York e dá uma festa para Richard, escritor que fora seu amante no passado, e hoje está com AIDS, prestes a morrer.

20h
Mamma Mia! (Mamma mia!)
Dir. Phyllida Lloyd, 2008, 108min, EUA/Reino Unido, DVD.
Na ilha de Kalokairi, na Grécia, em 1999, a jovem Sophie está prestes a se casar e como não conhece seu pai biológico, envia convites para três homens desconhecidos, para que compareçam a seu casamento. Sem sua mãe saber, Sophie leu seu diário e viu que um dos três pode ser de fato seu pai, e mesmo não sabendo qual é, quer que presenciem esse momento de felicidade em sua vida. Eles vêm de diferentes partes do mundo, dispostos a reencontrar a mulher de suas vidas: Donna, mãe de Sophie. Ao chegarem Donna é surpreendida, tendo que passar por curiosas e divertidas situações para não revelar quem é o pai de sua filha.

06.03 (quinta-feira)
16h30
Dúvida (Doubt)
Dir. John Patrick Shanley, 2008, 104min, EUA, DVD.
Na escola St. Nicholas, no Bronx, em meados dos anos sessenta, o carismático padre Flynn tenta combater os rígidos costumes do lugar. A escola aceitou recentemente seu primeiro aluno negro, Donald Miller, devido às mudanças políticas da época. Um dia irmã James conta à diretora, irmã Aloysius Beauvier, uma severa senhora que acredita no poder do medo e da discplina, suas suspeitas de que o padre Flynn estaria dando atenção demais ao novo aluno. Esta suspeita é o suficiente para que a irmã Aloysius comece uma cruzada moral contra o padre, tentando a qualquer custo expulsá-lo da comunidade.

18h30
As Pontes de Madison (The bridges of Madison County)
Dir. Clint Eastwood, 1995, 135min, EUA, DVD.
Após a morte de Francesca Johnson, uma proprietária rural residente de Madison, interior do Iowa, seus filhos descobrem, através de cartas guardadas pela mãe, um forte envolvimento que ela teve com um fotógrafo da National Geographic, durante visita à cidade, para fotografar as diversas pontes locais, quando a família se ausentou de casa por quatro dias. Esta descoberta leva os filhos a questionarem a conduta de sua mãe e seus próprios casamentos.

21h
A Morte lhe Cai Bem (Death becomes her)
Dir. Robert Zemicks, 1992, 104min, EUA, DVD.
A famosa e egocêntrica atriz, Madeline Ashton, rouba de uma amiga, aspirante a escritora, o noivo, um renomado cirurgião plástico. A noiva rejeitada se torna complexada, depressiva e gorda, mas após 14 anos ela lança o livro “Eternamente Jovem” e, na noite de autógrafos, está mais linda do que nunca. Ela acaba despertando a atenção de todos, principalmente da atriz que, sentindo-se cada dia mais velha e menos atraente, resolve procurar ajuda de uma mulher sensual, bela e misteriosa, que tem uma poção da juventude infalível, com resultados inimagináveis. Ao bebê-la atriz fica jovem outra vez e descobre que sua rival também é cliente da feiticeira. Inicialmente as duas começam uma briga pelo médico, mas logo estão unidas  e preocupadas com os terríveis efeitos colaterais da magia.

Adaptação

07.03 (sexta-feira)
17h
Um Grito no Escuro (A cry in the dark)
Dir. Fred Schepisi, 1988, 120min, EUA/Austrália, DVD.
Em 1980, no estado de Queensland, na Austrália, o desaparecimento de um bebê choca a sociedade. Enquanto seus pais, que são da igreja adventista, estão acampando, um dingo, espécie de cachorro selvagem leva o bebê. Inicia-se uma busca desenfreada, junto com outras pessoas do acampamento, mas o corpo da criança nunca mais é achado. O estranhamento aos costumes dos adventistas e a intolerância religiosa faz com que a mídia levante diversos boatos e mitos em torno do que realmente aconteceu e os pais acabam sendo culpados pelo assassinato. Lyndi Chamberlain e seu marido Michael Chamberlain terão que provar que são inocentes perante a justiça e à comunidade local, mesmo todos estando contra eles.

19h
Adaptação (Adaption)
Dir. Spike Jonze, 2002, 114min, EUA, DVD.
O roteirista Charlie Kaufman foi contratado e precisa a qualquer custo adaptar para o cinema o romance “The Orchid Thief”, de Susan Orlean. O livro conta a história de um vendedor de plantas que clona orquídeas raras para vendê-las a colecionadores. Além das dificuldades típicas de uma adaptação de livro em roteiro cinematográfico, Charlie precisa lidar com sua depressão, sua frustração sexual e ainda com seu irmão gêmeo Donald, que também sonha em ser roteirista, e resolveu morar junto com ele exatamente na mesma época.

 21h
A Escolha de Sofia (Sophie’s choice)
Dir. Alan J. Pakula, 1982, 150min, EUA, DVD.
Nos anos 40, Stingo, um jovem aspirante a escritor, vai morar no Brooklyn, num quarto alugado na casa de Yetta Zimmerman. Lá conhece Sofia Zawistowska, sua vizinha do andar de cima, que é polonesa e fora prisioneira em um campo de concentração e Nathan Landau, um simpático judeu americano com um temperamento bastante instável, seu namorado. Em pouco tempo os três tornam-se amigos, sendo que Stingo nem desconfia dos segredos que Sofia guarda nem da comprovada insanidade de Nathan.

SERVIÇO
Mostra Meryl Streep

04.03 a 07.03 (terça a sexta)
Auditório MIS (172 lugares)
R$6 (inteira), R$3 (meia). À venda na Recepção MIS e no site www.ingressorapido.com.br
MIS – Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo | (11) 2117 4777 | www.mis-sp.org.br


  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta