Banda Moinho: Emanuelle Araújo, Toni Costa e Lan Lan lançam novo álbum | Cabine Cultural
Notícias

Banda Moinho: Emanuelle Araújo, Toni Costa e Lan Lan lançam novo álbum

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Banda Moinho – Foto de Ilya Yamasaki

Um dos projetos musicais mais interessantes da cena nacional está de volta. Após 5 anos desde o último CD, Moinho Ao Vivo (2009), álbum gravado no Circo Voador (Rio de Janeiro), a banda Moinho, que tem Emanuelle Araújo (voz), Toni Costa (guitarra) e Lan Lan (percussão) acaba de lançar o mais novo trabalho do grupo. O algum se chama Éolo, e dessa vez conta com um repertório muito mais autoral, com a maioria das composições de Toni Costa e Lan Lan.

Éolo
O nome que dá título ao CD significa o deus dos ventos na mitologia grega, e simboliza o movimento do ar que faz girar as três hélices que compõem o Moinho, Emanuelle, Toni e Lan Lan. Além desta explicação mitológica, o nome é também o título da primeira música composta para essa nova produção, resultado da convivência entre os integrantes nesses anos todos de encontros, turnês e apresentações pelo Brasil. Carlinhos Brown, grande amigo dos integrantes da banda, é coautor e produtor de duas das novas músicas, Tu pira e a própria Éolo.

iTunes
Lançado pela Coqueiro Verde Records, o CD possui 9 faixas e já pode ser baixado pelo iTunes. O álbum conta com a produção de Mauro Berman, (exceção para as faixas Éolo e Tu pira, produzidas por Carlinhos Brown em Salvador). A capa do CD tem fotos de Ilya Yamasaki, design de Rogerio Fires e com caracterização de Marco Antonio Ferraz e Érica Monteiro, e traz referências aos icônicos álbuns Sgt Peppers dos Beatles e  Tropicália, com os integrantes encarnando diversas figuras da cultura pop, como Marilyn Monroe, Frida Kahlo, Carlitos, Kiss, entre outros.

Banda Moinho – Foto de Ilya Yamasaki

Moinho
A banda Moinho nasceu no bairro da Lapa, no Rio de Janeiro, depois que Emanuelle Araújo se mudou para a cidade carioca em 2004. Lá, a cantora teve a ideia de tocar e fazer um som, e, de forma bem despretensiosa, convidou Lan Lan, amiga e parceira musical de longos carnavais. Lan Lan então chamou Toni Costa, guitarrista e compositor, que já tocou com Caetano, Gil, Moraes Moreira, Bethânia, Gal, Luiz Melodia, Elba Ramalho, entre outros. Em 2008 chega às lojas o primeiro CD do grupo, Hoje de Noite, lançado pela EMI com produção de Berna Ceppas e Kassin, pessoas com quem a banda tem intimidade. No ano seguinte, fruto desse trabalho, veio o CD e DVD Moinho Ao Vivo, o antecessor de Éolo.


Deixe uma resposta