Chaves: 10 episódios para relembrar uma das melhores séries da história | Cabine Cultural
Televisão

Chaves: 10 episódios para relembrar a série

Chaves

Mensurar a importância que o seriado Chaves teve para milhões de crianças e jovens brasileiros é de fato um árduo e complicado trabalho. Desde que estreou, lá nos anos 70, no México, Chaves foi conquistando milhões e milhões de fãs mundo afora, com um humor inocente e ingênuo, que hoje, décadas depois, se mostra com um grande diferencial se comparamos com os programas do mesmo gênero. Chega a ser discrepante as diferenças que separam o humor feito pelos meninos da vila, do humor dos seriados atuais, que trazem elementos ditos mais reais, como violência e sexualidade, para as suas histórias. Ainda assim, mesmo com as mudanças de paradigmas ocorridas na sociedade, Chaves não somente continua a fazer sucesso, como bem da verdade, vem a cada dia aumentando mais e mais a sua legião de fãs.

E para comemorar esta que é uma gratificante percepção, resolvemos relembrar alguns episódios que ajudaram a construir toda esta relação de fanatismo – utilizando aqui um sentido saudável para a palavra – da série com os seus espectadores.

Confira a primeira parte.

10º – Episódio Vamos ao Cinema?
História:
A turma do Chaves resolve ir ao cinema. Seu Madruga, Dona Clotilde e Chiquinha vão juntos, enquanto o Sr. Barriga leva o Chaves. Dona Florinda e o Professor Girafales também vão. Porém, ninguém consegue assistir o filme, pois Chaves insiste em dizer que “seria melhor ter ido ver o filme do Pelé”.

Porque é sensacional: Esse é um dos poucos, não raros, episódios que se passam fora da Vila, e isso já é motivo suficiente para ele entrar em qualquer lista de grandes episódios. Fora isso, temos as já tradicionais confusões de Chaves e a cereja do bolo fica por conta da icônica passagem que afirma que “seria melhor ter ido ver o filme do Pelé”. Quem nunca disse isto uma vez na vida?  

Chaves

9º – Episódio Um Astro Cai na Vila (parte 2)
História:
Héctor Bonilla pede para Seu Madruga um macaco emprestado para trocar o pneu. Enquanto isso, Dona Florinda convida o ator para uma xícara de café, deixando o Professor Girafales com ciúmes. Chiquinha e Dona Clotilde também dão em cima de Héctor, enquanto Chaves cobra 50 centavos para vigiar o carro do ator, que no final, lhe deu uma bola de futebol.

Porque é sensacional: Outro episódio especial e peculiar, pois traz a participação especial do ator Héctor Bonilla. Participações assim foram raras na história de Chaves e por isso ele está aqui entre os dez da lista. Fica o destaque para a ótima química desenvolvida entre o ator e Seu Madruga. Memorável.

8º – Episódio Já Chegou o Disco Voador!
História:
Quico ganha um disco voador de brinquedo. Enquanto isso, Seu Madruga combina com Chaves, para quando o Sr. Barriga chegar ele gritar: “Já chegou o disco voador!”. Mas, o plano sai errado quando o Quico se confunde com seu brinquedo.

Porque é sensacional: O Sr. Barriga foi durante toda a existência da série o personagem que mais serviu de escada, ou seja, ele sempre teve a nobre função de ser o elemento intermediário entre a piada e o riso do espectador. Aqui mais uma vez isso acontece. As cenas de Chaves, Quico e Seu Madruga são definitivamente as mais engraçadas, porém tudo acontece por conta das ações do Sr. Barriga. Contudo, é pela inesquecível frase “Já chegou o disco voador!” que o episódio entra na lista.

7º – Episódio O Futebol Americano
História:
O Sr. Barriga e o Professor Girafales têm uma grande ideia: ensinar as crianças a jogarem futebol americano. E o treinador é ninguém menos que o Seu Madruga!

Chaves

Porque é sensacional: Tanto Chaves quanto Chapolin Colorado foram séries bastante influenciadas pela cultura norte-americana. É só lembrar o maravilhoso personagem Tio Sam, em um dos melhores episódios da história de Chapolin. Aqui em Chaves isso é representado pela tentativa – frustrada – de Seu Madruga ensinar o futebol americano para os meninos. O episódio é também lembrado por ser ambientado fora da Vila, o que o torna ainda mais especial. De resto, todas as sequências são maravilhosas, vale a pena ver e rever centenas de vezes.

6º – Episódio Os Refrescos do Chaves
História:
Chaves começa a vender refrescos no segundo pátio. Enquanto isso, o Seu Madruga tem dois problemas: Seu Barriga e Dona Florinda. Por isso mesmo, ele resolve pedir a ajuda de Chaves, que aproveita para fazer chantagem para vender seu refrescos.

Porque é sensacional: ‘Suco de limão, que parece tamarindo e tem gosto de groselha’. Essa fala de Chaves certamente está na memória de qualquer admirador da série. Esse episódio é ambientado na parte central da Vila e também em outro pátio, é lá que Chaves resolve montar seu negócio. É interessante vê aqui algo que é recorrente na série e que mostra uma característica – não tão agradável – da personalidade de Quico. Ele é um tremendo invejoso (não no sentido negativo) e sempre que vê Chaves ou Chiquinha com algo (comida, brinquedo…), busca superá-los. Neste episódio, assim que encontra Chaves vendendo seus refrescos, ele corre para montar a sua vendinha, muito mais elaborada que a do Chaves. O resultado do ponto de vista cômico é maravilhoso.

Logo mais apresentaremos os cinco episódios restantes da lista.


Uma resposta para “Chaves: 10 episódios para relembrar a série”

Deixe uma resposta