De graça: Ingmar Bergman é tema de mostra de cinema e curso em Salvador
Agenda Cinema

De graça: Ingmar Bergman é tema de mostra de cinema e curso em Salvador

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Ingmar Bergman

Um dos cineastas mais cultuados e inteligentes da história, o sueco Ingmar Bergman finalmente ganhará eventos à sua altura na capital baiana. A começar pela Mostra Ingmar Bergman, que acontece entre os dias 17 e 23 de março na Sala Walter da Silveira, nos Barris. Serão exibidos sete de seus grandiosos filmes, como por exemplo, a Trilogia do Silêncio, composta por Através de um Espelho, Luz de Inverno e o aclamado Silêncio. O evento servirá como pontapé inicial das atividades do Projeto Bergman no Teatro, que consiste em realizar montagens teatrais dos roteiros escritos para o cinema pelo diretor sueco Ingmar Bergman.

Mostra Ingmar Bergman, cenas de casamento
E para melhorar o que já está ótimo, a Sala Walter da Silveira antecipará as atividades envolvendo o cineasta, e nos dias 14 e 15 de março exibirá a pequena mostra Bergman, cenas de casamento, com obras focadas nas agruras da vida matrimonial. Filmes como A Hora do Lobo, Vergonha e A Paixão de Ana estão presentes na mostra.

Baixe aqui a programação completa dos eventos

Curso Ingmar Bergman
A mostra acontece juntamente com o curso sobre o cinema de um dos diretores mais importantes da história e autor de obras-primas como Persona, Gritos e Sussurros, O Sétimo Selo e Morangos Silvestres. O curso, gratuito, será ministrado pelo professor e jornalista paulista Sérgio Rizzo e acontece de 17 a 19 de março, também na Sala Walter da Silveira. As inscrições já estão abertas através do site www.bergmannoteatro.com.br

Já no dia 20 de março, na Escola de Teatro da UFBA, será realizada uma mesa-redonda sobre a interface teatro/cinema a partir da obra de Bergman. O debate conta com a participação de Sérgio Rizzo, do diretor de teatro Aimar Labaki (SP) e da dramaturga Cleise Mendes (BA) e será mediado pela atriz e diretora teatral Cristina Leifer, mentora e articuladora do projeto Bergman no Teatro. Para assistir aos filmes da mostra, não é necessário participar do curso e do debate.

Sonata de Outono

Bergman no Teatro
O projeto consiste na realização de montagens teatrais dos roteiros escritos para o cinema pelo diretor sueco Ingmar Bergman. A primeira versão teatral será Sonata de Outono e estreia em maio de 2014, no Teatro Martim Gonçalves (Escola de Teatro da UFBA). A direção é de Aimar Labaki, conceituado diretor e dramaturgo de São Paulo. No elenco, Cristina Leifer (BA), Thaia Perez e Plínio Soares (SP).

SERVIÇO
Mostra Ingmar Bergman, cenas de casamento
14 e 15/03/2014
Sala Walter da Silveira
Entrada franca

Mostra Ingmar Bergman
De 17 a 23/03/2014
Sala Walter da Silveira
16h
Entrada franca

Curso o cinema de Ingmar Bergman
De 17 a 19/03/2014
Walter da Silveira (Barris)
Das 18hs às 21hs
Entrada franca

Mesa-redonda Ingmar Bergman, o teatro e o cinema
20/03/2014
Teatro Martim Gonçalves – Escola de Teatro da UFBA (Canela)
14h
Entrada franca


  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta