Eddie Vedder: especial sobre a vinda do líder do Pearl Jam ao Brasil | Cabine Cultural
Agenda Música

Eddie Vedder: especial sobre a vinda do líder do Pearl Jam ao Brasil

Eddie Vedder em Ukulele Songs

Eddie Vedder em Ukulele Songs

Desde que o Pearl Jam aterrissou em solo brasileiro pela primeira vez – lá no final de 2005 – que seu líder Eddie Vedder, na época já numa fase madura, esbravejou sobre o quão estúpido eles foram por demorar tanto para vir ao país. De fato, as palavras não foram ditas da boca para fora, já que desde então o Pearl Jam voltou ao Brasil por mais duas vezes (em 2011 e 2013) e, um ano após sua última apresentação, no Lollapalooza 2013, Eddie Vedder está prestes a desembarcar novamente, agora no Rio e em São Paulo, para três super shows solos que prometem estar na lista de melhores apresentações do ano.

Trabalho solo
A carreira fora do Peal Jam chamou mais atenção da mídia mundial com a estupenda trilha sonora criada e produzida por Eddie Vedder para o filme Na Natureza Selvagem, dirigido pelo cineasta Sean Penn. Assim, é um deleite para os fãs a notícia de que a abertura dos seus shows no Brasil será feita por Glen Hansard, vocalista e guitarrista da banda de rock irlandesa The Frames, responsável também por outra estupenda trilha sonora, a do filme Once. Dois grandiosos músicos, que representam o que de melhor a música americana e britânica tem para oferecer.

Ticketmaster
Eddie Vedder é um dos músicos mais respeitados e atuantes do mundo e isso é consequência de décadas de engajamento. Logo no início do Pearl Jam, Eddie e seus companheiros entraram na justiça contra o monopólio das vendas de ingressos pela empresa Ticketmaster. Por conta disto, a banda boicotou a empresa e sua turnê seguinte, do conturbado e soturno álbum Vitalogy, tiveram ingressos vendidos por outras empresas, bem menores e inexperientes. O resultado foi bastante caótico, mas a banda deixou, ao menos para os fãs, seu recado bem dado.

Roskilde
Um dos momentos mais tristes da história de Vedder certamente aconteceu na Dinamarca, no festival de Roskilde de 2000 (um dos maiores eventos europeus de música). Foi durante a apresentação do Pearl Jam que nove jovens morreram e outros muitos foram feridos e pisoteados. Inicialmente a banda foi considerada responsável pelo ocorrido, por não ter parado o show de imediato, mas com o julgamento final ficou claro que a banda não havia sido culpada pela tragédia. Eddie Vedder chegou a anunciar o fim da banda e logo depois partiu em viagem espiritual pelo mundo.

Eddie Vedder e Glen Hansard

Eddie Vedder e Glen Hansard

Para nossa sorte eles mudaram de ideia, voltaram com o belíssimo álbum Riot Act e escreveram Love Boat Captain, onde mencionam a tragédia dizendo: Lost nine friends we’ll never know… two years ago today. (Há dois anos, perdemos nove amigos que nunca conheceremos).

Sempre que esta música é cantada em shows, Vedder muda a letra, referindo o número de anos que passaram desde a tragédia.

Bush
Outro momento memorável na vida da banda e de Eddie Vedder foi quando eles decidiram fazer campanha contra o então presidente americano George W. Bush e sua política bélica, principalmente pelas guerras iniciadas pelo país contra o Afeganistão e o Iraque. Eddie Vedder chegou a criar uma canção sobre isso (Bushleaguer) e quando apresentava esta música nos shows ele colocava uma máscara do presidente e em um dos shows a queimou. A banda acabou sendo boicotada e vaiada em muitas de suas apresentações, mas mostrou novamente o lado engajado dos músicos do grupo de Seattle.

Ingressos
Os ingressos para os shows de Eddie Vedder, no Brasil custam de R$ 50 (meia-entrada na plateia superior) a R$ 800 (valor de inteira no camarote I). As vendas podem ser feitas nas bilheterias do Citibank Hall de São Paulo e do Rio (sem taxa de conveniência), em pontos de vendas da Tickets For Fun, pelo telefone 4003-5588 e pela internet. Vedder se apresenta nos dias 7 e 8 de maio em São Paulo e no dia 11 de maio no Rio.

Turnê
Vedder vem apresentando seu show solo em dezenas de países e antes de chegar ao Brasil realizou shows pela Austrália, onde inseriu no setlist canções consagradas como I Am Mine, Better Man e Just Breath. Também na Austrália foi convidado para cantar com o ícone do rock Bruce Springsteen. Seu último trabalho solo foi o excelente álbum Ukulele songs, de 2011, que trazia canções feitas com o ukulele, instrumento musical que traz uma sonoridade linda. Neste álbum ele contou com a participação especial da cantora Cat Power e do próprio Glen Hansard, que abrirá sua turnê brasileira.

SERVIÇO
Eddie Vedder em São Paulo
7 e 8 de maio, 21h30 (show de abertura às 20h30)
Citibank Hall – Av. das Nações Unidas, 17.955 – Santo Amaro
Na bilheteria oficial, na casa de shows (diariamente das 12h às 20h, sem taxa de conveniência), em pontos de venda da Tickets For Fun, pelo telefone 4003-5588 ou pelo http://www.ticketsforfun.com.br.

Eddie Vedder no Rio
11 de maio, 21h30 (show de abertura às 20h30)
Citibank Hall – Av. Ayrton Senna, 3.000 – Shopping Via Parque – Barra da Tijuca
Na bilheteria oficial, na casa de shows (diariamente das 12h às 20h, sem taxa de conveniência), em pontos de venda da Tickets For Fun, pelo telefone 4003-5588 ou pelo http://www.ticketsforfun.com.br.







Deixe uma resposta